O evento foi promovido pelo CMJ e pela Secretaria de Assistência Social
Na última semana, foi realizado em Pinhais o 2º Fórum Municipal da Juventude. O evento, promovido pelo Conselho Municipal da Juventude de Pinhais (CMJ) e pela Secretaria de Assistência Social, teve como local o auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizado no bairro Weissópolis.
Presente na abertura do fórum, a vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, salientou a integração das Secretarias Municipais nos diversos eixos de atuação da administração municipal. “Todas as ações realizadas pela Prefeitura focam nas pessoas. E o número de jovens em nosso município é muito significativo, portanto, existem muitos desafios a serem superados para ajudarmos esta faixa etária que tem necessidades específicas nas áreas de educação, saúde, segurança, emprego, entre outras”, ressalta.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Rosangela Batista, é importante ressaltar as parcerias firmadas em vários eixos de atuação. “Por meio do apoio dos nossos parceiros conseguimos avançar muito aqui no munícipio, mas é certo que há várias coisas ainda a serem feitas. Fico muito feliz em presenciar a dedicação de todos e perceber que nossas propostas neste âmbito não ficam apenas no papel”, afirma.
O presidente do Conselho Municipal da Juventude, Wilton Neto, ressalta a relevância da presença dos jovens neste tipo de evento. “Ao representarmos o poder executivo, notamos que há a necessidade de podermos contar com o comprometimento dos jovens, tanto na formulação quanto na fiscalização de políticas públicas voltadas para este público. Portanto, é fundamental que eles participem destas iniciativas”, comenta.
Também estiveram presentes na abertura do evento, o presidente da Câmara, vereador Marcinho; o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima; a secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho; a secretária de Educação, Andrea Franceschini, o coordenador administrativo do Centro da Juventude de Pinhais, Renan Alves; a vereadora, Professora Cineia; Caroline Seifert, do Escritório Regional de Curitiba/SEDS.
O fórum teve o objetivo de propor diretrizes para as políticas públicas para esta área no município, bem como efetuar a eleição da sociedade civil para compor o CMJ, gestão 2018/2020 que ficou assim definida:
1) Associação Mulheres e Meio Ambiente – Maryana Kayane;
2) Grêmio Estudantil C.E. Deputado Arnaldo Faivro Busato – Matheus;
3) Grêmio Estudantil C.E. Humberto de Alencar Castelo Branco – Thiago;
4) Centro Acadêmico de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná – Tayana;
5) Faculdade de Pinhais – Jessica;
6) Programas Sociais: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Kauê;
7) Programas Sociais: Agente da Cidadania – Matheus Ricardo;
8) Programas Sociais: Inclusão – Aline Gabriele.
A programação também contou com palestra, debate, apresentação cultural, além de trabalho em grupos tendo como eixos os seguintes temas: educação; trabalho; segurança; saúde; mobilidade; cultura, esporte e lazer.
Conselho Municipal da Juventude
O Conselho Municipal da Juventude de Pinhais possui em sua composição, representantes do governo municipal e de diversos entes da sociedade civil. A entidade visa garantir a ampliação de direitos, a integração e a participação da juventude no processo social, econômico, político e cultural no município. O conselho é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social.