“A gente trouxe eles para se vacinarem. Já são microchipados por meio da Prefeitura e a gente continua mantendo as vacinações através das ações que a prefeitura faz. A partir do momento que você assume o compromisso de ser tutor de um bichinho, o correto é você dar toda a assistência. Até o final da vida deles, eu tenho que fornecer tudo o que eles precisam, alimentação, amor, carinho, assim como a saúde, principalmente”, diz Dulce Alves Primo. Tutora de três cachorros, ela levou os dois mais novos para a vacinação antirrábica realizada no dia 25, sábado, no 1º Festival Pet, no ParCão de Pinhais.
Os pets da Dulce foram uns dos 300 animais vacinados no evento realizado pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) em parceria com a Secretaria de Saúde (Semsa). Além da vacinação contra o vírus da raiva, 184 animais foram microchipados, procedimento que permite identificar os tutores de cães e gatos por meio de biotecnologia de forma inteiramente gratuita. Os serviços são executados pelos médicos-veterinários da Secretaria de Saúde e podem ser agendados com as equipes de Vigilância Ambiental.
Guarda Responsável
O apelo à questão da guarda responsável foi intensificado na tenda com os animais que aguardavam por adoção. Foram 19 pets adotados no evento, entre cães e gatos já castrados e vacinados sob a tutela da Divisão de Bem-Estar Animal da Semma (Dibea). A equipe também é responsável pela fiscalização de maus tratos. “A gente recebe denúncias, diariamente, relacionadas a maus tratos de animais. Algumas denúncias de abandono acabam resultando em filhotes aqui para adoção, ou de pessoas que foram denunciadas, que estão com muitos cachorros, às vezes tem reprodução descontrolada, a gente vai, castra, e a pessoa traz os animais para doar”, explica a médica-veterinária Solange Marconcin.
Com uma equipe de fiscais composta inteiramente por médicos-veterinários, a Dibea também realiza a castração de animais por meio de mutirões, clínicas credenciadas e o Centro Municipal de Castração, inaugurado em 2022. O trabalho se estende aos cães comunitários e à população vulnerável, com renda de até três salários mínimos, que mais necessita do serviço de castração de cães e gatos disponibilizado pela prefeitura. Para que haja o controle de animais na rua, Solange Marconcin reforça que é fundamental a conscientização dos tutores e a denúncia de maus-tratos, como o abandono. “Pedimos que denunciem abandono, mesmo os vizinhos que deixam o portão aberto, esses animais vão pra rua e se reproduzem, podem ser atropelados nesse meio tempo, causam acidentes de trânsito. Então, que as pessoas tenham um olhar mais atento para os animais”.
Banco de Ração
O Festival Pet também contou com a doação de ração para o Banco de Ração de Pinhais. Quem doou qualquer quantidade, de qualquer marca, pôde levar para casa uma muda de árvore frutífera nativa entregue pelas equipes da Semma. “Acho importante que as pessoas ajudem porque tem tantos animais que precisam, então é interessante que as pessoas adotem. E, as que não podem adotar, que colaborem, que cuidem, porque tem muitas pessoas que já têm bichinhos e muitas vezes deixam soltos na rua, e isso não é legal. A pessoa tem que ter um pouco mais de consciência, cuidar melhor do seu bichinho”, orientou Fabiana Cristina da Silva, tutora de duas gatas e três cadelas e que doou ração no evento.
O 1º Festival Pet fez parte da programação de aniversário de 31 anos de Pinhais. Localizado na Rodovia João Leopoldo Jacomel com a Rua Fenix, no bairro Emiliano Perneta, o ParCão recebeu diversas pessoas com seus pets ao longo do dia. O evento contou com praça de alimentação com foodtrucks, brincadeiras e atividades de educação ambiental, além de produtos oferecidos por entidades de proteção aos animais que participaram via chamamento público. Um concurso ainda agitou a festa, elegendo o maior e menor cão, o mais exótico e mais simpático.
Compromisso com a causa
A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, e a secretária de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu, enalteceram os servidores envolvidos nos serviços de atendimento aos animais, bem como a parceria com as entidades protetoras, e destacaram o compromisso da Administração com a causa. “As equipes da causa animal foram mais do que dobradas, então é um investimento muito significativo porque nós compreendemos que quando cuidamos do animal de estimação, cuidamos das pessoas”, declarou.
Também estiveram presentes no evento as secretárias de Saúde, Adriane Carvalho, de Assistência Social, Rosangela Batista, e o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, José Luis Xavier Pedroza; os vereadores Marcinho, Carlinhos do Eliza, Fabrício Sousa, Jane Carteira e Pioco; o Mister Melhor Idade de Pinhais, Francisco Conte; a deputada estadual Marli Paulino, e o ex-prefeito de Pinhais, Luizão Goulart.