sexta-feira, 19 de abril de 2024
Vice-Prefeito de São José dos Pinhais, Thiago Bührer fala de seu trabalho à frente da Secretaria de Viação e Obras Públicas

Vice-Prefeito de São José dos Pinhais, Thiago Bührer fala de seu trabalho à frente da Secretaria de Viação e Obras Públicas

DSC_6949

 

Em entrevista concedida com exclusividade ao diretor do jornal A Gazeta Metropolitana, João Aloysio Ramos, o Vice-Prefeito e Secretário Thiago Bührer ressaltou os grandes desafios e o trabalho que a Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas vem desenvolvendo. Na oportunidade, Thiago falou também da responsabilidade de honrar o nome de seu pai, o Deputado Estadual Francisco Bührer.

João Aloysio Ramos: Como surgiu o convite para o senhor concorrer a vice-prefeito na chapa que elegeu Toninho Fenelon prefeito de São José dos Pinhais?

Thiago Bührer: Eu e o Toninho fazemos parte do mesmo grupo político há muitos anos. Antes da composição da chapa majoritária, meu nome estava sendo cogitado para ser o candidato do PSDB à prefeitura de São José dos Pinhais. Porém, o Toninho também queria disputar a eleição para prefeito. E como ele já tem uma larga experiência na vida pública, dois mandatos de vice-prefeito e um de vereador, fizemos uma composição. E que por sinal deu muito certo. Fomos vitoriosos.

João Aloysio Ramos: Seu pai, Francisco Bührer, é um deputado estadual muito conceituado . Como o senhor vê a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho político que ele vem realizando em prol de São José dos Pinhais.

Thiago Bührer: Realmente, meu pai tem uma história política muito marcante em nosso município. Foi vereador de São José por dois mandatos, 1989/1992 e 1993/1996, assumindo inclusive a presidência da Câmara. De 1997 a 2.000 e de 2001 a 2002, foi vice-prefeito do Setin, deixando o cargo para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná, sendo eleito deputado. De lá pra cá, o Deputado Francisco Bührer tem dedicado seu mandato ao desenvolvimento da cidade e bem estar da população. Então, com certeza, é uma grande responsabilidade pra mim honrar o nome de meu pai.

João Aloysio Ramos: Além de vice-prefeito, o senhor assumiu a Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas. Como surgiu o convite para ser secretário de uma Pasta com tantas demandas?

Thiago Bührer: Já tenho uma experiência no Executivo, fui secretário de Esporte por quatro anos. E como a ideia era dar uma nova visão à Secretaria de Viação e Obras Públicas, modernizar a gestão, meu nome foi lembrado pelo grupo e aceito pelo Toninho. O fato de ser vice-prefeito me dá um respaldo, uma maior autonomia, aqui na Secretaria, o que agiliza algumas decisões em prol da cidade e da população.

João Aloysio Ramos: Quantos servidores tem a Secretaria de Viação e Obras Públicas?

Thiago Bührer: Temos uma equipe formada por aproximadamente 120 servidores, é a terceira maior Secretaria. Porém, o mais importante é que, hoje, contamos com muitos profissionais técnicos, com grande capacitação, como por exemplo diversos engenheiros, tanto para o setor de Viação, como Obras. Estamos trabalhando, junto com o Toninho, para fazer uma grande administração em São José dos Pinhais.

João Aloysio Ramos: Qual o orçamento da sua Pasta, e como ele é distribuído?

Thiago Bührer: Hoje, contamos com cerca de R$ 90 milhões, no total. No entanto, temos algumas restrições. Só no projeto de desapropriação do Rio Itaqui, por exemplo, já estão comprometidos R$ 23 milhões. Fora isso, temos ainda as obras na Avenida Rui Barbosa, entre outros projetos que fazem parte desse orçamento.

João Aloysio Ramos: E quais são as principais atribuições da Secretaria?

Thiago Bührer: São muitas. Dentre elas posso destacar o cuidado com as nossas estradas e ruas, onde encontram-se as principais demandas da população. Seja no que se refere à manutenção- tapa buracos, por exemplo, ou à mobilidade urbana, que requer grandes obras, inclusive em parceria com a Secretaria de Trânsito, como a duplicacação da Rui Barbosa, no trecho compreendido entre a Rodovia 277 e Avenida Thomaz Carmeliano de Miranda, na região do Guatupê, Ipe e Cristal, que conta com uma população de cerca de 55 mil habitantes. Outra função considerada prioritária diz respeito à iluminação pública, que está ligada diretamente à segurança do cidadão. Cito ainda como responsabilidade da nossa Secretaria, o cuidado com toda a frota da Prefeitura. O planejamento de engenharia da cidade, em parceria com a Secretaria de Urbanismo, também é outra importante atribuição da Secretaria de Viação e Obras Públicas. Enfim, são muitas as demandas e responsabilidades.

João Aloysio Ramos: Desde que o senhor assumiu a Secretaria, quais as principais demandas que já foram atendidas ou estão sendo executadas, e que projetos considera de maior relevancia para o desenvolvimento do município e bem estar da população?

Thiago Bührer: Ainda com relação a pergunta anterior, quero ressaltar que estamos buscando os recursos necessários para dar continuidade às obras de drenagem dos rios, ação que não vinha recebendo a devida atenção da Secretaria, mas que é muito importante para evitar as enchentes, que tantos prejuízos causam ao município e população. Com relação aos projetos, reforço a duplicação da Rui Barbosa, que era um pedido antigo da comunidade. Cito também a trincheira do Bradesco, que faz a ligação entre as ruas Joinvile e Costeira. Destaco ainda a conclusão da trincheira do Posto Consul, que vai interligar as regiões do São Pedro e Jardim Cruzeiro, obra que vai facilitar o tráfego e dar maior segurança aos pedestres e motoristas. Mais uma vez reforço que a atual administração, mesmo com recursos reduzidos, está trabalhando muito para dar uma melhor qualidade de vida à população da cidade.

João Aloysio Ramos: Para melhor atender as demandas, São José possui Sub-Prefeituras. Quantas são, e como atuam?

Thiago Bührer: As Sub-Prefeituras englobam três regiões: Grande Afonso Penna, no Parque das Fontes, Grande Guatupê, na Regional, e Borda do Campo, na Unidade Básica de Saúde. Mas todas atuam de forma administrativa, repassando as demandas de cada região para as devidas secretarias.

João Aloysio Ramos: E como está a questão da integração do transporte público com a capital?

Thiago Bührer: Isso envolve a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, algo mais abrangente. Mas temos acompanhado, procurado conversar com o Governo do Estado e com a Prefeitura de Curitiba. Estamos avançando, mas faltam alguns detalhes que precisam ser debatidos. Porém, acreditamos que em breve teremos uma resposta positiva.

João Aloysio Ramos: Considerando a importância de São José dos Pinhais, uma das maiores cidades do Paraná, em área e arrecadação, que demandas da população o senhor considera como maiores desafios da sua Secretaria?

Thiago Bührer: Levando em consideração o tamanho de São José, cerca de um mil quilômetros quadrados, um dos grandes desafios é suprir a demanda da população no diz respeito à pavimentação. Queremos dar uma boa qualidade de vida a todos os municípes, por isso estamos estudando a melhor maneira de atender essa necessidade. Uma coisa é certa, a atual administração, como um todo, está trabalhando muito para cumprir os compromissos assumidos durante a campanha.

João Aloysio Ramos: Alguns vereadores, durante pronunciamento na Câmara, se colocam como verdadeiros parachoques das demandas da população, já que são os primeiros a receberem as críticas quando alguma coisa não vai bem na região que representa ou mora. Sendo assim, eles cobram do Executivo, em especial dos secretários, soluções para as reivindicações. Como está a sua relação com o Legislativo Municipal?

Thiago Bührer: Realmente os vereadores estão na linha de frente, são verdadeiros parachoques. São eles que, no dia a dia, estão nos bairros escutando as sugestões, reivindicações e reclamações da comunidade. Por isso são cobrados constantemente, assim como também os secretários, o vice-prefeito e o próprio Toninho recebem pessoalmente as demandas dos munícipes. No entanto, os vereadores têm compreendido o difícil momento por que passa o município, já que houve uma queda na arrecadação. Porém, para atender algumas demandas da região que atua, muitas vezes, o legislador se vale das medidas impositivas, na qual tem direito a indicar 1% da arrecadação para obras que julgue prioritária, sendo colocadas no orçamento do ano seguinte. Essa prerrogativa, com certeza, auxilia o trabalho do vereador. No que diz respeito ao relacionamento com a Câmara, temos procurado sempre o diálogo para resolver as questões de interesse da população.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress