sexta-feira, 19 de abril de 2024
Urbs libera terminais do CIC, Pinheirinho e Capão Raso para Araucária e Comec

Urbs libera terminais do CIC, Pinheirinho e Capão Raso para Araucária e Comec

curitiba01

Foto: Maurilio Cheli/SMCS

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, participou na manhã do dia 29, quarta-feira, do 2º Encontro de Desenvolvimento Industrial Integrado da Região Metropolitana afirmando que os maiores desafios das aglomerações estão no transporte público, o abastecimento de água, a coleta e o destino de resíduos, que exigem a atuação coordenada entre municípios e entre instâncias de governo, com participação da sociedade.

“A partir do Estatuto das Metrópoles as regiões metropolitanas passam a contar com diretrizes gerais para o planejamento, a gestão e a execução das funções públicas de interesse comum, além de normas gerais sobre o plano de desenvolvimento urbano integrado, bem como critérios para o apoio da União às iniciativas voltadas à governança interfederativa”, falou Fruet.

O encontro, que contou com a presença de 23 dos 29 prefeitos da região metropolitana de Curitiba, teve por objetivo promover a valorização do planejamento e a gestão do espaço metropolitano e a participação efetiva de organismos metropolitanos na formulação e implementação das políticas de desenvolvimento urbano e regional.

“Nosso objetivo é mobilizar os municípios para trabalhar em conjunto na adequação do Estatuto das Metrópoles e como utilizar essa legislação no processo de desenvolvimento regional”, explicou o secretário de Assuntos Metropolitanos, Valfrido Prado.

Promovido pela Secretaria de Assuntos Metropolitanos em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba, o encontro reuniu os dois maiores especialistas no Estatuto das Metrópoles: Inácio Arruda e Luiz José Pedretti.

O ex- senador Inácio Arruda (PCdoB/CE), relator do Estatuto da Cidade e um dos autores do Estatuto das Metrópoles, disse que a legislação abriu um novo período de expectativa para as regiões metropolitanas. “É a hora de compartilhar serviços através de consórcios públicos, convênios de cooperação, parceria público-privada e a possibilidade de compensação por serviços ambientais. Assim os municípios ganham mais força e atendem melhor a sua população”, disse.

Luiz José Pedretti é o responsável pela implantação do Estatuto das Metrópoles no território da Macrometrópole Paulista, como vice-presidente da Empresa de Planejamento de São Paulo (Emplasa). “As regiões Metropolitanas de Curitiba e São Paulo são co-irmãs. Nasceram em 1973 fruto de decreto do governo federal. Precisam ser reorganizadas diante do novo modelo constitucional, já que ficaram paradas no tempo por décadas”, disse o advogado que defende a governança metropolitana para o planejamento, gestão e execução das funções públicas.

“Os problemas deixaram de ser locais e passaram a ser comuns. Portanto, a solução deve ser de interesse comum, regionalizada”, afirmou Pedretti.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress