Escrito em por

 

No próximo sábado, dia 12, todas as unidades de saúde de São José dos Pinhais abrirão para a realização do “Dia D” da Campanha de Vacinação Contra a Gripe. Nas unidades urbanas o horário de atendimento será das 8 às 17h, e nas rurais das 8h30 às 15h. A orientação é para quem for vacinar que procure a Unidade de referência de seu bairro, munido de documento pessoal, carteira de vacinação e com a declaração médica para aqueles portadores de comorbidades.

De acordo com o Ministério da Saúde, a dose protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2.

O primeiro dia de campanha registrou uma procura pelas doses dentro do esperado, com maior movimento registrado nas duas Unidades de Saúde maiores da cidade – a Central e do Afonso Pena. Assim que aplicada, a vacina leva cerca de 20 dias para ativar por completo o sistema imunológico – por isso é importante tomar a dose já no início da campanha, pois com a chegada do inverno a tendência é que o vírus da gripe tenha mais condições de se propagar.

O serviço de saúde deve ser procurado imediatamente caso a pessoa apresente algum desses sintomas: dificuldade para respirar, lábios com coloração azulada ou roxeada, dor ou pressão abdominal ou no peito, tontura ou vertigem, vômito persistente, convulsão, febre. Para mais informações, entre em contato com a Divisão de Epidemiologia da Secretaria de Saúde através do número (41) 3587-6473.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)