Escrito em por

Entre os dias 6 e 10 de abril, as Unidades de Saúde da Família de Pinhais estiveram mobilizadas no sentido de orientar, atender e examinar mulheres com idade a partir dos 40 anos.

pinhais03

 

Esta intensificação dos trabalhos se deve à Semana de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, estabelecida em Pinhais por meio da Lei Municipal nº 617/2003, de autoria da atual vice-prefeita Marli Paulino.

Durante as visitas realizadas nas unidades, Marli Paulino, salientou que é imprescindível buscar prevenção. “É muito importante que as mulheres, na faixa etária de risco, tenham o hábito fazer os exames necessários. Se descoberto e tratado adequadamente, o câncer de mama costuma ter um prognóstico relativamente bom. A Semana Municipal é importante neste sentido, pois fortalece as ações já realizadas durante o ano”, comenta.

Na mobilização, as Unidades de Saúde fizeram o encaminhamento para a realização de exames de mamografia para as mulheres acima dos 40 anos. Além disso, as unidades e a sede da Secretaria de Saúde foram decoradas com o intuito de alertar a população para a doença e chamar a atenção de todos sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce.

A Secretaria de Saúde também realizou a distribuição de cartazes em diversos prédios públicos, como nas Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil de Pinhais, onde também a agenda de cada aluno recebeu um material informativo, com o intuito de levar as informações da campanha para suas casas. Já as servidoras da Prefeitura, participaram de uma palestra sobre o tema, ministrada pela médica e coordenadora de Gestão da Secretaria de Saúde, Letícia Biss.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)