Cresce a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no Paraná

 

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Paraná cresceu em 2017 em relação a 2015. O Ministério da Educação divulgou na segunda-feira, dia 3/9, o resultado do índice, que mede a qualidade da educação básica no Brasil.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o Paraná obteve a segunda melhor nota do país, 6,5, empatado com Minas Gerais e Santa Catarina. O estado de São Paulo obteve a melhor nota entre os estados, com 6,6, e a média nacional foi de 5,8.

Já nos anos finais do Ensino Fundamental, o Paraná ficou com a quarta melhor nota do país, juntamente com Rondônia, Mato Grosso e Distrito Federal, com 4,9. A nota paranaense ficou acima da média nacional, que foi de 4,7. Goiás foi o estado da Federação com maior nota: 5,3.

No Ensino Médio, o Paraná obteve nota 4, a quinta melhor do país, juntamente com Rondônia. A média nacional foi 3,8 e o Espírito Santo obteve a melhor nota, 4,4.

“Os resultados do Ideb mostram que (…)


Cida garante integração do transporte coletivo nas regiões metropolitanas

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A reintegração do transporte coletivo da Região Metropolitana de Curitiba já é realidade e cresce a cada dia, disse a governadora e candidata à reeleição Cida Borghetti que garantiu o apoio do Estado à prefeitura de Curitiba. Cida garantiu a expansão deste sistema para outras regiões metropolitanas do Paraná. “A conurbação das cidades é inevitável e a integração do transporte coletivo se tornou fundamental para garantir o direito de ir e vir a um preço justo”, afirmou Cida na quinta-feira, 30/08, durante caminhada no terminal de ônibus de Almirante Tamandaré.

A proposta de Cida Borghetti – quando deputada aprovou a lei que regulamenta as regiões metropolitanas do Paraná – garante o suporte técnico e financeiro do (…)


Prefeitura de Pinhais realiza Projeto Clube de Robótica

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Com o intuito de promover a multiplicação de conhecimentos em técnicas digitais e robótica livre, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semde), em parceria com a instituição SESI/SENAI, realiza o Projeto Clube de Robótica. A iniciativa faz parte do Programa Pinhais Inovação da Semde e tem como público-alvo alunos, de 13 a 17 anos, da rede pública de ensino.

O Projeto Clube de Robótica ocorrerá no Laboratório de Criatividade e Inovação da Semde, localizado nas dependências do Centro de Empreendedorismo e Artesanato (CEART). O curso terá foco em práticas no formato oficina, realizadas por meio de 12 encontros semanais, e serão ofertadas 40 vagas, distribuídas nos períodos da manhã e tarde.

O (…)


Pinhais dá início ao Programa Municipal de Aprendizagem

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]O Programa estende-se, prioritariamente, aos adolescentes e jovens assistidos pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

A Prefeitura de Pinhais realizou a assinatura dos contratos dos jovens que farão parte do Programa Municipal de Aprendizagem, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Administração. No total, serão 25 aprendizes, dentro da faixa etária de maior de 14 anos e menor de 24 anos, os quais foram contratados nos termos do art. 428, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O Programa Municipal de Aprendizagem, instituído por meio da Lei Nº 1.779, estende-se, prioritariamente, aos adolescentes e jovens assistidos pelo Sistema Único de Assistência Soci (…)


Rotary Kids fará parceria com a Prefeitura de Pinhais

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Recentemente a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, recebeu a visita do Rotary Kids do município. A principal temática da reunião foram as campanhas de vacinação, especialmente contra Poliomielite e Sarampo, e HPV. O encontro foi acompanhado ainda pela secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho e pela diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Vanessa Loyola Fontoura.

Além de buscarem informações sobre como são colocadas em prática estas ações, as integrantes do grupo se disponibilizaram a realizar campanhas, em parceria com a Prefeitura, com o intuito de incentivar a vacinação, principalmente, contra o HPV. Iniciativa esta recebida de maneira positiva, uma vez que elas fazem parte do público-alvo (…)