Escrito em por

Principal - opção capa

Foto: Josiany Ohde/PMQB

Área no Jardim Menino Deus vai abrigar estrutura de ponta com 4 mil metros quadrados. Centro será referência no atendimento à população, em consultas e exames especializados

O prefeito de Quatro Barras, Loreno Tolardo; o secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto; e o deputado federal Luciano Ducci estiveram no bairro Jardim Menino Deus no dia 9, sábado, visitando a área onde será construído o novo Centro de Especialidades da Área Metropolitana Norte – uma estrutura que deve ser referência no atendimento especializado de saúde.

O novo centro terá uma área construída de 4 mil metros quadrados, em dois pavimentos, com ampla equipe de profissionais e equipamentos de ponta para a oferta de consultas e exames especializados, em áreas como cardiologia, neurologia, ortopedia, neuropediatria, entre outras. A estrutura vai atender 14 municípios da área metropolitana norte, seguindo o conceito de humanização no atendimento e da proximidade do serviço de saúde com o paciente.

“O Centro de Especialidades hoje é uma realidade, e não mais um sonho. É fruto de muito trabalho, mobilização e comprometimento. Uma parceria que nasce com o Governo do Estado e que vai alterar o completamente o panorama de saúde da região”, disse Tolardo, que também é presidente do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná.

Além dos benefícios diretos do novo Centro, a movimentação de pessoas no bairro Jardim Menino Deus deve trazer outros reflexos favoráveis, como o fortalecimento do comércio e a valorização da região como um todo.

Na área da saúde propriamente dita, a nova estrutura deve ser um divisor de águas. “Hoje o paciente se desloca a Curitiba para fazer seus exames ou ir a uma consulta quando se trata de saúde especializada. Com o novo centro, os pacientes terão toda esta estrutura perto de casa, com mais agilidade, proximidade e humanidade no atendimento”, disse o secretário Michele Caputo.

A doação do terreno já está formalizada pela Prefeitura e o próximo passo agora será a licitação do projeto. Durante a visita, o deputado federal Luciano Ducci disse que destinará emendas parlamentares para equipar o novo Centro. A expectativa da SESA é que a obra inicie até o fim deste ano. O secretário ainda explicou que a grade de atendimento do Centro será definida com base nas demandas de atendimento da região.

Na visita ao terreno também estiveram presentes a superintendente da Vigilância em Saúde do Paraná, Dra. Eliane Schomatas; o diretor da 2ª Regional de Saúde, Helder Lazarotto; a chefe do Centro de Epidemiologia do Paraná, Cleide de Oliveira; o chefe do Programa Estadual de Imunização do PR, João Luiz Crivelaro; a secretária municipal de Saúde de Quatro Barras, Daniela Ribeiro; e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Bento Sartori.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)