sexta-feira, 19 de abril de 2024
Técnicos orientam população sobre segurança no trabalho

Técnicos orientam população sobre segurança no trabalho

curitiba03

 

Quem passou pela Boca Maldita, no Centro, na quarta-feira (26/04) pode receber informações sobre segurança e acidentes no trabalho. Em uma tenda montada pela Prefeitura, técnicos do município, da Superintendência Regional do Trabalho e representantes dos trabalhadores distribuíram materiais informativos e orientaram os pedestres sobre o tema.

Com formação em Administração, Gilberto Puchalski conversou com os técnicos e levou para casa muitos materiais impressos. “É muito importante conscientizar os trabalhadores sobre a necessidade de cuidar da saúde e da segurança no trabalho, principalmente não se expondo a situações de risco e usando equipamentos obrigatórios”, disse ele.

A ação na Boca Maldita integrou a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, desenvolvida pelo Ministério do Trabalho e que este ano teve como tema Conhecer para Prevenir. E lembrou o 28 de abril, Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho e o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho.

“Os acidentes de trabalho não impactam apenas o trabalhador, mas as famílias, a sociedade e, consequentemente, o poder público, que precisa fazer o direcionamento de recursos para o atendimento às vítimas”, destacou o superintendente do Trabalho e Emprego da Fundação de Ação Social (FAS), Luciano Martins.

Ranking

Dados oficiais mostram que nos últimos cinco anos foi registrada uma média de 710 acidentes de trabalho ao ano, no Brasil. Destes, 2.800 resultaram em morte, 15 mil em sequelas permanentes e mais de sete milhões de dias de trabalho perdidos. O País ocupa o 4º lugar no ranking de mortes provocadas por acidentes de trabalho.

Os acidentes geraram despesas de R$ 11 bilhões apenas para a Previdência Social. Nesta conta não estão os acidentes não notificados, que envolveram autônomos, informais, servidores públicos, militares e empregados domésticos.

Em Curitiba, somente em 2016, foram registrados 40.016 auxílios-doença previdenciários e 3.215 auxílios-doença por acidente de trabalho, segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress