terça-feira, 23 de abril de 2024
Lei sancionada garante piso nacional às agentes comunitárias de saúde

Lei sancionada garante piso nacional às agentes comunitárias de saúde

Câmara Municipal de Piraquara

Sessão 24/03/15

Aprovada pela Camara Municipal de Piraquara, de forma unânime, em sessão extraordinária do dia 23, segunda-feira, e sancionada imediatamente pelo Prefeito Marcos Tesserolli, o Marquinhos, a Lei que equipara o salário das agentes comunitárias de saúde ao piso nacional é retroativo ao mês de junho de 2014. As agentes de saúde, inclusive, compareceram em grande número à sessão.

Chuvas causam desconforto entre executivo e legislativo municipal
Já a sessão ordinária, realizada na terça-feira, dia 24, foi marcada por discursos inflamados. Diversos vereadores se colocaram contra o trabalho realizado pelo secretário de Obras e secretária de Meio Ambiente.

Após a sessão, os assessores de José Machado prestaram uma homenagem ao vereador pela passagem de seu aniversário. Todos cantaram parabéns e desejaram felicidades a José Machado.
Confira as notícias!

Eugênio Huller critica Secretaria de Obras

Vereador Huller
Vereador Huller

O vereador Eugenio Huller (PHS)começou seu discurso demonstrando indignação em relação a Secretaria de Obras. “Já estou cansado de fazer requerimentos pedindo melhorias e as coisas não acontecerem. Nas últimas semanas, foram centenas deles. Antes, o secretário Girlei alegava o excesso de chuvas. No entanto, agora, o tempo tem colaborado. Por isso é necessário e urgente uma operação de emergência que possa atender as questões prioritárias. Na última enchente, a água invadiu as casas e arrasou as ruas do Araçatuba. Inclusive, o Sr. Saul já avisou que vai fazer um muro, e com certeza todos os vizinhos passarão a ter sérios problemas na próxima chuva.

Segurança
Huller disse ainda que, nesta semana, encaminhou oficio para a Policia Militar, com solicitações dos moradores para um aumento da segurança no Araçatuba, na pracinha, em frente ao Mercado Jang, e Academia ao Ar Livre, na Rua Gilberto do Nascimento. No Jardim Bela Vista, por exemplo, os assaltos ocorrem próximo à Igreja Quadrangular, um ponto de ônibus acima da igreja. Ali, frequentemente, acontecem estupros e assaltos, na madrugada e inicio da manhã.

O vereador citou ainda a necessidade das lombadas em frente aos colégios e CMEIs. “Eu e os moradores vamos construir essas lombadas com cimento, pois não podemos mais esperar por promessas”, revelou Huller.

Obras
Ao final do discurso, Huller, em tom mais duro, esclareceu que não é contra o Prefeito, mas criticou a lentidão das obras do Parque das Águas. “Uma tartaruga é mais rápida”, comparou. A UPA também foi criticada. “Chega a dar desgosto ao passar pela obra”, declarou.

Denúncia
Em suas criticas, Eugênio disse que famílias fazem compras em Supermercados utilizando carro com a logo da Prefeitura. “Precisamos melhorar a fiscalização. Ainda que seja alugado, tem que ser usado apenas em serviço”, denunciou o vereador.

Estamos cansado de defender a Administração, disse Pastor Valdeci

Vereador Pastor Valdeci
Vereador Pastor Valdeci

Em seu discurso, o Pastor Valdeci afirmou que o Prefeito precisa ter isonomia e autonomia para desempenhar sua função. “Não devemos engessar o Prefeito, precisamos deixá-lo trabalhar. Porém, nossos protocolos com reivindicações de melhorias para a cidade já passam de mil, por isso temos de fazer algo para que as coisas aconteçam. Essa gestão já tem mais de dois anos, e ainda não fomos atendidos. Nossas ruas precisam voltar a oferecer condições de trafegabilidade. Ficamos dois anos dizendo para as pessoas que a situação ia melhorar. Estamos cansados de sair às ruas e ser cobrados pelas obras que não acontecem. Hoje, existem apenas algumas obras do Governo Federal acontecendo em Piraquara. Somos pagos para fiscalizar”, explicou.

Com relação aos carros alugados, Valdeci esclareceu que todo o veículo da Prefeitura tem que ter a logo do município. “Precisamos notificar o Prefeito sobre o assunto, porque ele pode estar incorrendo em improbidade administrativa. Precisa haver mais controle nesta questão”, argumentou.

Transparência
Pastor Valdeci disse que é preciso garantir a transparência. “Temos que evitar a corrupção, pois estamos vivendo um novo tempo. Vamos procurar todos os recursos possíveis e leis para impedir que as pessoas filiadas a algum partido político, ou que tenham algum comércio na cidade ocupem cargos comissionados na Administração”, alertou.

Concessões precisam ser repensadas
A Cancha Reta, que teve concessão de uso para a realização de eventos, também foi citada. “Ouço dizer que apostas estão acontecendo na Cancha, por tanto deve estar entrando recursos. Sendo assim, ela não pode ficar nas condições que se encontra. Da mesma forma, não vamos permitir problemas no Terminal de Ônibus.

Estou na Comissão de Redação e Justiça, e tomo todo o cuidado para aprovar os projetos enviados para esta Casa. Por isso, não aprovaremos nada que vier a “toque de caixa” para esta Casa.

Rock enaltece trabalho das agentes comunitárias de saúde

Vereador Rock
Vereador Rock

O vereador Rock, ao discursar na tribuna, enalteceu a agentes comunitárias de saúde, “Ao aprovar os benefícios dessa classe, por unanimidade, não estamos fazendo favor a ninguém, apenas justiça a essas batalhadoras de nosso município.

Expedição
Preocupado com a questão ambiental, Rock revelou que no próximo domingo entrará no bairro São Cristovão, em expedição, por dentro do rio Iraizinho, indo até o rio Írai. “Faremos imagens por dentro da mata ciliar. Em seguida, vamos ao Excelentíssimo Governador Beto Richa para mostrar e cobrar atitudes em relação ao descarte de esgoto direto nos rios de Piraquara. Precisamos fazer com que a Sanepar tome alguma atitude”, explicou.

Dilemas
O parlamentar também alertou para problemas com relação à rua Rio Tubarão, no bairro Santiago. “Tem algo errado, não sei se na Comunicação ou no Obras. O site oficial da Prefeitura afirma ter sido concluído estas obras, porém, no entanto, não foram realizadas. Na Herbert Trapp, até o rio Itaqui, é a mesma coisa. Apenas uma quadra foi atendida”, questiona Rock.

Saúde
Rock revelou ainda que visitou a Secretaria de Saúde e conversou com a secretária, o COMUSP e com gerente da Farmácia Central. “É preocupante a falta de fita para controle de Glicemia, a população não pode mais esperar. Se o Consórcio Metropolitano ainda não entregou os medicamentos, não nos importa. O povo precisa ser atendido.

Internet e telefonia
O vereador pediu urgência também no caso da internet e das linhas telefônicas que não funcionam. “A maioria dos trabalhos, inclusive a marcação de consultas, necessitam de um bom funcionamento da internet e telefonia. Alguém precisa resolver isso. Talvez, a Piraquara Digital ou a empresa OI.

Vereador Adriano pede atenção ao se fazer concessões

Vereador Adriano
Vereador Adriano

O vereador Adriano fez alguns questionamentos com relação a concessões. “Ao fazer a concessão do serviço de lanchonete no Terminal de Ônibus da cidade, precisamos ficar atentos. Pois, Jà faz um ano que votamos a concessão da Cancha Reta, por exemplo, e não foi feito nada para melhorar o local. Nem o mato está sendo cortado, e os eventos estão acontecendo por lá, até com uma certa freqüência. Então, onde estão indo os recursos arrecadados neste período…Em um espaço criado para as famílias é inconcebível que não haja nem um banheiro sequer. Precisamos cobrar de quem tem a responsabilidade de zelar por aquele espaço. Pessoas estão por lá, apenas para fazer campanha em espaço público”, critica Adriano.

Medidas emergenciais
Adriano disse também que algumas ruas estão em estado de calamidade, e citou a rua Santa Catarina como exemplo. “Esperamos uma atitude mais enérgica por parte da Secretaria. Precisamos, inclusive, de algo emergencial para algumas ruas. Muitas estão intransitáveis, precisando de roçadas. Do jeito que estão, muitas ruas oferecem riscos as mulheres e moças que circulam por ali. Pois, além do mau estado de conservação, existe a falta de iluminação pública apropriada. Nosso munícipe merece ser melhor atendido”, cobrou o vereador.

Vereador Edson Baianinho fala sobre os cargos comissionados

Vereador Baianinho
Vereador Baianinho

O vereador Edson Baianinho (PHS)se pronunciou em relação aos cargos comissionados. “Gostaria que o Prefeito analisasse com carinho esse projeto. Eu, por exemplo, lutei 12 anos, e nunca precisei de um centavo da Prefeitura. Lamentável as pessoas que ficam correndo atrás de um cargo comissionado. Saí candidato junto com o João Guilherme e não tive nada em troca. Depois com o Gabão, e outra vez fui esquecido. Em 2008, fui candidato outra vez, e nada. Já em 2012, com a vontade de Deus, fui o mais votado deste município. Agradeço ao Laudir sim, pois é um grande empresário e me ajudou a chegar até aqui. Sou totalmente a favor das concessões. Ao Legislativo cabe fiscalizar e preservar a moralidade. As coisas estavam erradas, e nenhum prefeito teve coragem de colocar ordem. Parabéns ao Prefeito Marquinhos por estar organizando o município”,

Reunião da CPI
Baianinho foi bastante duro ao citar a CPI. “Nunca houve tamanha coragem, a não ser com o ex-presidente Miguel, que fez denúncias ao Ministério Público. Agora, nenhum vereador vai se esconder embaixo da arvorezinha. Vou fazer o meu papel e honrar a presidência da CPI. Não vou amaciar para ninguém, independente de sigla partidária. Fazem parte desta Comissão os vereadores Gilmar, que também é relator, Rock, Huller, Valdeci e Machado, o qual trouxe a baila esta questão. A CPI está sendo conduzida por este vereador, e nesta quinta já teremos a continuidade. Com certeza, vamos levantar muita coisa que vinha sendo colocada embaixo do tapete”, garante Baianinho.

Através de duras criticas, Mamede aponta alguns problemas

Vereador Mamede
Vereador Mamede

O vereador Mamede(PRB) teceu várias críticas em relação as reclamações dos moradores, onde o mato e o lixo tomam conta do bairro Guarituba. Segundo ele, ainda, os roçadores recebem apenas R$ 18 mil ao mês, para duas equipes de trabalho com dez funcionários. “Só através de milagre é possível executar este trabalho. A secretária de Meio Ambiente, infelizmente, não sabe a que veio. As luminárias em frente ao conjunto Cinis e em frente ao Colégio Behard Jugle, nós mesmos, eu e os moradores faremos a colocação das mesmas, com o custo de R$ 6 mil. São apenas 25 luminárias. Já vai completar um ano do conjunto, sem iluminação pública. Vamos fazer uma grande bolo de aniversário no local. Nossa preocupação é com os moradores, não podemos admitir a escuridão no condomínio”, argumenta Mamede.

Problemas
Precisamos também entender o que está acontecendo no município, pois há muitas coisas sem explicação. Ainda apontando problemas, Mamede lembrou o caso de um senhor de 79 anos, o qual estava precisando de uma ressonância magnética, e só após 15 dias conseguiu através da Secretaria de Saúde.

Precisamos de soluções rápidas. Cito, por exemplo, também, a rua de casa, onde eu e meus vizinhos já encontramos sérias dificuldades de locomoção”, apontou Mamede.

José Machado reivindica melhorias para Piraquara

Vereador José Machado
Vereador José Machado

O vereador José Machado (DEM) relatou questões relevantes e pediu para que sejam atendidas o mais breve possível. “Existem terrenos próximos a colégios com situação vergonhosa, onde as crianças não têm condições de circular com segurança, quando vão pra aula. Para a rua Almirante Barroso, por exemplo, fizemos três requerimentos, pois o morador não tem como sair de casa. Mas, até agora, a Secretaria não deu a resposta. Já não sabemos mais como explicar ao morador o tamanho descaso por parte do secretário Girlei e também da secretária de Meio Ambiente”, comentou Machado

Sanepar
Machado disse ainda que o caso Sanepar está complicado. “Não sabemos mais se cobramos da Prefeitura ou da empresa. No entanto, as duas estão em débito conosco. A concessão atrasada desde 2009. Dia 22, deste mês, foi comemorado o Dia Mundial da Água, quero lembrar da importância deste bem. No caso de Piraquara, isto é muito mais relevante. Portanto, eu ainda acredito que a empresa Sanepar vai nos ouvir e trabalhar para melhorar a qualidade do tratamento do esgoto e da água potável de nossa Bacia Hidrográfica”, considerou Machado.

Saúde
O vereador ainda falou da saúde. “A respeito da fita de medição de glicemia, tenho filho com este problema, e sei o quanto é perigoso ficar sem a medição. A falta de remédio para hipertensos é outro caso que pode ser fatal. Não podemos admitir que casos assim continuem a se repetir. Nossa população, precisa ser respeitada”, resaltou

Servidores
A respeito das agentes de saúde, Machado as parabenizou por sua luta. “Estamos felizes por poder aprovar, nesta Casa, o piso salarial nacional, ainda mais por ser retroativo a junho do ano passado”, finalizou Zé machado.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress