sábado, 20 de abril de 2024
Vereadores de Piraquara ressaltam o Dia Internacional da Mulher

Vereadores de Piraquara ressaltam o Dia Internacional da Mulher

Câmara Municipal de Piraquara

Sessão 10/03/15

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, na sessão da Câmara Municipal de Piraquara da última terça-feira, dia 10, diversos vereadores prestaram uma bonita homenagem às mulheres. Avós, mães, esposas, professoras e outras mulheres que tiveram uma atuação destacada na cidade foram lembradas pelos vereadores com muito carinho e emoção.

Amparados no projeto proposto pelo Professor Gilmar, aprovado por unanimidade pela Câmara, cada vereador escolheu uma mulher para prestar homenagem especial. A solenidade, que acontecerá anualmente, contou com a presença de familiares e muitos amigos das homenageadas, além da comunidade em geral.

Projetos e reivindicações

Durante os trabalhos da Casa, os parlamentares também votaram algums projetos e reivindicaram melhorias para o Município, principalmente no que se refere às condições de algumas ruas. De acordo com os vereadores, o problema pode estar na falta de experiência de alguns operadores de máquinas, na hora que estão executando o serviço.

Vereador Adriano homenageia dona Maria Idete Zambão

Vereador Adriano
Vereador Adriano

“Dona Maria Idete Zambão é mãe e amiga, além de uma excelente comerciante, psicóloga, conselheira. Enfim, uma grande mulher”, afirmou Adriano Cordeiro (PTB).

Adriano contou que dona Idete nasceu em São José dos Pinhais e veio estudar em Piraquara, onde aos 18 anos se casou e permanece casada até hoje, por 44 anos, com seu Antonio Zambão. “Eles tiveram três filhos e quatro netos. São proprietários da mercearia Zambão, um dos comércios mais antigos de Piraquara. Dona idete desenvolve também um trabalho voluntário na cidade.

Emoção ao falar da avó
O parlamentar se emocionou ao falar de sua avó. “Ela não está mais em nosso meio físico, mas contribuiu muito para educação de toda a família”, destacou. Adriano parabenizou a todas as mulheres e citou parte de uma poesia de Cora Coralina. “O que vale na vida não é o ponto de partida, e sim a caminhada.

Estrada do Greder
Adriano também fez algumas cobranças à Prefeitura para melhorias na cidade, como o recape da Estrada do Greder, no Botiatuva, e serviço de qualidade no Pronto Atendimento.

 

“No Dia da Mulher homenageio uma em especial”, diz José Machado

Vereador José Machado
Vereador José Machado

José Machado(DEM) começou parabenizando sua mãe, Dona Mercedes Machado, que com 77 anos de idade ainda caminha em torno de 5 km para visitar seus doze filhos. “Ela é um exemplo de mãe e de mulher. É uma guerreira, uma batalhadora. É o nosso grande alicerce para tudo que fazemos em nossas vidas. Quero aproveitar para dar os parabéns a todas as mulheres”.

Associação Menino Deus

Machado homenageou ainda a coordenadora da Associação Menino Deus, que já atendeu 6.900 famílias. “A Adriana Tenório da Silveira foi premiada pelo UNICEF e ITAU. Quero lembrar que apenas 4 projetos do Sul do País receberam esta homenagem. Atualmente, a Associação atende 246 crianças”, registrou.

O vereador estendeu os parabéns a todas as educadoras do projeto. “Nosso reconhecimento a todo este trabalho e dedicação dispensado a estas crianças. Esta homenagem demonstra nosso carinho aos professores ao reconhecer a importância que eles tem em nossas vidas. Lembro mais uma vez: são eles que cuidam de nossos filhos durante a maior parte do dia”, conclui Machado. 

Rock homenageia tradicional moradora da Vila Macedo

Vereador Rock
Vereador Rock

O Vereador Rock (DEM) homenageou Dona Bárbara Mendes Gomes, nascida em 1930. “Estou muito feliz em poder homenagear esta mulher de 85 anos de idade que em 1979 chegou à Vila Macedo, e muito ajudou as pessoas da comunidade”, revelou. Segundo Rock, em uma época, Dona Bárbara era proprietária do único telefone fixo da região. “Ela atendia as ligações e dava recado a todos da localidade”, lembrou.

Rock contou que Dona Bárbara com o falecido marido, seu Joaquim, tiveram quatro filhos. “Ela é uma grande amiga da minha família. Quero aproveitar este dia especial para deixar meus parabéns a esses anjos, que na forma de mulheres nos proporcionam o milagre da vida’, disse Rock.

Bom atendimento
Em nome do sr. Paulo Cezar, morador do Jardim Santa Mônica, que sofreu um grave acidente e foi muito bem atendido, Rock agradeceu a toda equipe da Secretaria de Saúde. Em especial, ao setor de ambulâncias.

Elogios e reivindicações
Rock elogiou o Departamento de Obras, mas também fez algumas cobranças. “As obras estão acontecendo, porém nem tudo está de acordo. Por exemplo, visitei algumas ruas onde não passam dois carros ao mesmo tempo. Com relação à cancha de areia da Vila Macedo, já cobrei muitas vezes dos secretários Pedro e Girlei, mas as coisas não acontecem”.

Ernani Winter presta homenagem à jovem professora Daiana Regina

Vereador Winter
Vereador Winter

Ernani Winter (PDT) prestou sua homenagem às lideranças políticas, religiosas e, em especial, às Agentes Comunitárias de Saúde, que enfrentam sol e chuva para atender com afinco toda população. “Estendo meus parabéns a todas as mulheres, mas em especial quero prestar uma homenagem à Daiana Regine Brudeck, professora de Ginástica na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Piraquara. Daiana, atualmente, é coordenadora do Projeto Movie, em Piraquara, que atende a Melhor Idade, e do Projeto Gralha Azul, em Quatro Barrras. Sua competência e dedicação são notórias. Enfim, tudo que ela se propõe a fazer, faz com muito amor. Por isso, ao homenagear a Profesora Daiana estendo minha homenagem a todas as mulheres batalhadoras desta cidade, que dedicam suas vidas às pessoas a seu redor. Mulheres que não medem esforços para tornar a vida das outras pessoas um pouco melhor’, registrou Winter.

Vereador Baianinho destaca a bondade de Dona Iracema

Vereador Baianinho
Vereador Baianinho

Edson Baianinho (PHS) prestou sua homenagem à Dona Iracema Tinte. “Mulher batalhadora, sempre atendeu o povo do Guarituba. Trabalhou junto as unidades de saúde e nunca se negou a estender a mão para aquele povo. Me honra muito homenagear esta mulher, que carregava as pessoas em um carrinho de mão, quando adoeciam. Em todos os postos de saúde, por onde passou, sempre se dedicou de coração. Uma pessoa evangélica, que também ensina muito em relação aos caminhos de Cristo.

Mulheres de destaque
Baianinho aproveitou a oportunidade para parabenizar outras grandes mulheres. “Deixo minha homenagem a todas as mulheres deste plenário e de Piraquara. Mas ressalto alguns nomes, como a professora Sirlei, ex-vereadora desta cidade, Elsa da Associação, da Secretaria de Meio Ambiente, e a Primeira Dama, Ana Mazom, outro grande nome deste município. Precisamos honrar e respeitar estas mulheres, que não medem esforços para ajudar as pessoas.

Piso salarial dos servidores
O parlamentar parabenizou o Prefeito Marquinhos por enviar o projeto do piso salarial dos servidores da Saúde. “Estamos saindo na frente, pois 80% dos municípios ainda não começaram a falar desta questão”, comemorou.

Erondi enaltece sua mãe e homenageia Professora Enoy

Vereador Erondi
Vereador Erondi

Antes de prestar uma homenagem à Professora Enoy, o vereador Erondi Lopes (PT) lembrou de sua mãe, dona Olalina Messias de Andrade, que criou e educou 13 filhos, dos quais ele é o caçula. Erondi contou que seus pais eram pequenos agricultores, trabalhavam na roça. “Foi com a luz de lampião que a minha mãe educou e alfabetizou todos os filhos. Na época, não havia energia elétrica, e nem por isso ela deixava de acompanhar as tarefas e nos ajudar. Minha mãe foi uma mulher guerreira e de muita fibra. Não media esforços quando se tratava da educação de seus filhos.

Professora Enoy
A escolhida por Erondi para receber uma homenagem especial foi a Professora Enoy Ribeiro. “Com quase 90 anos, minha homenageada, carinhosamente chamada de Tia Enoy, é muito atenciosa, carismática e inteligentíssima. Professora de Arte e de Música, no Colégio Romario Martins, por mais de quarenta anos, “Tia Enoy” merece toda a minha consideração pela pessoa maravilhosa que ela sempre foi. Hoje, centenas de alunos com 50, 60 anos de idade ainda lembram com carinho do aprendizado cultural que tiveram através da Professora Enoy. Com certeza, ela contribuiu muito para a cultura e a essência da arte em Piraquara e para o intelecto de sua população. E homenageando a “Tia Enoy”, estendo minha homenagem e os parabéns a todas as mulheres”, finaliza Erondi.

Pastor Valdeci presta homenagem à Irmã Maria Lady

Vereador Pastor Valdeci
Vereador Pastor Valdeci

“Minha homenagem vai para uma pessoa muito especial, que se destaca como pastora, mãe e avó. Ela tem um amor incondicional por todos. Quantas pessoas procuram a Irmã Maria Lady dos Santos Kiotheka para receber uma benção através de suas mãos. Irmã Maria é mulher de fé. Pioneira da Igreja Quadrangular, aos 80 anos levanta entre 5 e 6 horas da manhã e vai à igreja orar por toda a comunidade. Aprendi com ela a confiar, e manter firme a minha fé em Deus, que é justo e faz justiça a todos que o buscam. Que Deus a abençoe e lhe dê muitos anos de vida. Para mim é um grande privilégio, uma honra, homenagear Irmã Lady, como é conhecida, como uma das mulheres destaque de Piraquara, ressalta Pastor Valdeci.

Cobranças à administração
Em seu pronunciamento, Pastor Valdeci fez também algumas cobranças à administração municipal. “São dois anos de mandato cumprindo nosso papel. Temos, por exemplo, cobrado algumas obras que se encontram paradas, como escolas, creches e o Parque das Águas. Precisamos saber o por que do desmembramento de algumas Secretarias. Com relação à saúde, queremos saber o motivo da falta de remédios nos postos. Na última semana ficamos sabendo de uma história de um cidadão que estaria entregando remédios somente através dele. Se verdadeiramente estiver ocorrendo tal fato, trata-se de um crime. Com certeza, estaremos apurando, para que a população fique atenta e nos ajude trazendo mais informações. No final, quem acaba sofrendo são, justamente, as pessoas que mais dependem dos remédios, e quando se dirigem ao posto de saúde, ou à farmácia, a resposta é que está em falta”, explicou o vereador Valdeci.

Huller estende a homenagem a todas as mulheres de Piraquara

Vereador Huller
Vereador Huller

“Todas as mulheres merecem uma grande homenagem, hoje e em todos os dias. Porém, aqui, nesta solenidade, com base em uma lei aprovada por esta Casa, só podemos destacar uma única mulher. No entanto, estas homenageadas representam a força de todas as mulheres. Elas são exemplos a ser seguido”, lembrou Huller.

Uma pessoa simples e humilde
O vereador Eugênio Huller (PHS) prestou sua homenagem especial à Senhora Benedita Silvana Trajano. “Minha homenageada é uma pessoa simples e humilde. Sempre atendendo aos doentes, buscando remédios e outros recursos. Ela participa da catequese, grupo de oração e equipe de canto. Nas festas de São Pedro ajuda na cozinha, fritando os pastéis. Dona Benedita é uma guerreira, que participa de tudo com muita energia. Ela é um grande exemplo para todos nós”, declarou.

Huller pediu a Deus que abençoe a todas as mulheres. O vereador também parabenizou a todas que se faziam presentes à solenidade. “Dou um parabéns especial a todas que aqui estão, pelo seu dia e também por terem reservado um pouco de seu tempo corrido em seus afazeres para estar nesta sessão”, disse Eugênio.

 

Título de Cidadão Honorário

Adriano Cordeiro propôs um projeto para homenagear, com o Titulo de Cidadão Honorário, o Tenente Coronel Washington Lee Abe. De acordo com todos os vereadores da Casa, que votaram de forma unanime a favor do projeto, a homenagem é merecida, pois a vinda do Coronel Lee trouxe mais segurança à população de Piraquara. “A Policia Militar tem feito um policiamento ostensivo, por isso merece os devidos parabéns pela coragem e esforço em defesa do cidadão piraquarense. O Tenente Coronel Lee comanda um efetivo muito capacitado e que vem combatendo a criminalidade de forma enérgica, com resultados muito positivos”, considerou Adriano.

Título de Cidadão Benemérito

Também na sessão do dia 10, foi aprovado, em primeira votação, o projeto que concede o Titulo de Cidadão Benemérito ao Capitão Márcio Machado. Para os parlamentares, Capitão Márcio é um grande policial. “Ao ouvir falar no Capitão Machado, o bandido tremia”. Nascido em Piraquara, o trabalhador e enérgico policial é merecedor desta homenagem”, acrescentam os vereadores.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress