sexta-feira, 29 de março de 2024
Sessão Plenária de Pinhais 10/03/15

Sessão Plenária de Pinhais 10/03/15

Vereador Airton enaltece a ampliação das castrações através de Clínica Particular

camara03O Vereador Airton (PSC), ao fazer o uso da palavra, enalteceu o convênio fechado com a UFPR, que proporcionou a viabilização da castração de cães e gatos. “Obtivemos 25 castrações diretamente na UFPR e outras 25 através do Castramóvel, que vem até o Município. Um fato importante para o Município é a ampliação das castrações, através de Clinicas Particulares. Houve chamamento através de edital e a Clinica Paulo Miranda foi habilitada, faltam apenas alguns detalhes para que os atendimentos sejam iniciados. Essa iniciativa já é um começo, servindo de exemplo para outros municípios, é preciso um ponto de partida, uma abertura do Poder Executivo, muitos legisladores não pensam na causa animal”, colocou.

Protesto do dia 15 precisa de discernimento
O Vereador também revelou sua preocupação com as manifestações populares previstas para o dia 15 de março. “Fico preocupado com o pós-movimento. O que faremos, o que o povo pode fazer? É preciso ter consciência de como se manifestar nas ruas, temos que ter objetivo, para que o movimento tenha um foco. Não sou contra as manifestações, mas é preciso reivindicar com discernimento, por algo que venha a ser bom para o país e não virar uma baderna”, defendeu.

Dia Internacional da Mulher
Sobre o Dia Internacional da Mulher, Airton lembrou que Pinhais já é vista como referência para muitos municípios, em relação aos direitos da mulher. No município há uma parceria entre Judiciário, Executivo, Policia Civil, para que a lei Maria da Penha e as medidas protetivas sejam cumpridas o mais rápido possível. “A Força Sindical, hoje, irá conduzir audiência aqui sobre o combate à violência contra a mulher. Em muitos municípios esta causa tem avançado, porque os governantes e instituições tem repensado como atuar contra a violência contra a mulher. Precisamos de uma Delegacia da Mulher, o que depende do Governo do Estado. A Prefeitura já doou o terreno para a construção da Delegacia Cidadã, que terá um setor exclusivo para o atendimento às mulheres e outro para menores, porém falta o estado executar a obra. Estivemos em reunião com o prefeito, juntamente com a diretoria da Força Sindical para levantarmos esta bandeira”, disse.

Projetos Apresentados por Airton (PSC)
O vereador Airton (PSC) ainda citou os projetos de indicação apresentados e que serão encaminhados aos Executivo. “Isenção de IPTU aos templos religiosos de qualquer natureza e entidades filantrópicas locados, hoje a isenção é só para os imóveis próprios. Projeto de indicação do REFIP – refinanciamento de dívidas com o município, projeto este que favorece os contribuintes e também o Município, que irá arrecadar mais. Outro projeto importante é sobre cidadania ambiental, onde precisamos da participação da população e poder público para acharmos meio de proteger nosso meio ambiente”, finalizou.

Passarinho enxerga avanços em programa de castração

vereador passarinhoO Vereador Passarinho (PSC) agradeceu, na tribuna, o atendimento de seu pedido de resposta referente a indicação protocolada em 21 de agosto de 2014. A indicação diz respeito à coparticipação de clínicas veterinárias no projeto de castração de cães e gatos do município. “Agradeço à Prefeitura pelo rápido envio de resposta ao meu pedido, feito na semana passada. Ontem, o Secretário Lukala disse-me que o meu indicativo, infelizmente, não poderia prosperar. Contudo, fico contente por Pinhais ser o primeiro município da Região Metropolitana a desenvolver parceria com a UFPR em projeto de castração dos animais. Essa parceria serviu de base para municípios como, São José dos Pinhais, Araucária, Piraquara e, até, mesmo, Curitiba. No comunicado, foi bom saber que a Prefeitura já está pensando em fazer convênio com clínicas particulares para castração, a fim de atender a grande demanda que temos”, revelou.

Concurso Estadual de Música
Outra indicação ao Poder Executivo, protocolada pelo Vereador, é referente ao Concurso Municipal de Música. “O concurso é um incentivo aos estudantes, tendo como critério de participação, o bom desempenho escolar. Poderá ser realizado junto com o FECAPI, não trazendo despesas ao município”, afirmou.

Prêmio Mulher Empreendedora
Nas explicações pessoais, Passarinho fez elogios à sessão solene de segunda-feira (09/03) de entrega do Prêmio Mulher Empreendedora. “A sessão foi muito bonita, bem realizada, estão de parabéns todos os envolvidos. Gostaria de agradecer à bancada feminina pela iniciativa do projeto que criou o prêmio, e parabenizar a empresária Vilma, um das empreendedoras contempladas com o prêmio, a partir da minha indicação”, elogiou.

Patrulha para Lei Maria da Penha
O parlamentar, ao final, falou de outra indicação sua ao Poder Executivo: um projeto prevendo a patrulha da aplicação da lei Maria da Penha. “É para garantir a efetividade da aplicação desta lei, integrando ações, envolvendo relações com a comunidade e assegurando o atendimento à população, nestes casos. É um projeto de prevenção, proteção e acompanhamento dos casos de violência contra a mulher. Sua implantação ocorre mediante um termo de cooperação entre a Prefeitura e o Tribunal de Justiça do Estado, a exemplo do convênio já firmado com Curitiba, onde 4 mil mulheres foram atendidas. O projeto é referência nacional e envolve medidas preventivas. A propósito, aqui em Pinhais, denúncias sobre violência contra a mulher podem ser feitas pelos telefones 190, da PM e 153, da Guarda Municipal”, informou.

Binga elogia cerimônia do Prêmio Mulher Empreendedora de Pinhais

vereador bingaO Vereador Binga (PPS) congratulou a todos os responsáveis pela realização da sessão solene de entrega do Prêmio Mulher Empreendedora de Pinhais, realizada na noite de segunda-feira (09/03), no plenário da Câmara. “Todos que fizeram essa noite acontecer de modo impecável estão de parabéns. Foi uma noite de gala maravilhosa. O Vereador Leonildo, inclusive, merece ser destacado, foi um dos que ajudou bastante na organização do evento. Destaco, ainda, os nomes do Prefeito Luizão, da Vice Marli Paulino, da Vereadora licenciada Rosa Maria e de toda a bancada feminina”, parabenizou.

Refip
Binga também falou de sua indicação para revisão do Refip, pela Prefeitura. “Venho cobrando muito isso do Prefeito desde o ano passado. É uma implantação necessária, visto que há pessoas devendo R$ 15 mil, R$ 50 mil e não têm como pagar. Até quando essa dívida ficará sendo arrolada? Muitos não têm podido pagar os impostos à vista por conta dessa dívida. O Refip é um incentivo às pessoas para retirarem o fundo do banco e poderem sanar suas dívidas”, avaliou.

Leonildo diz que irá à manifestação, mas não para pedir impeachment

vereador leonildoO Vereador Leonildo Sandri (PRB), nas explicações pessoais, agradeceu a todos os funcionários da Casa pelo trabalho de realização da sessão solene de entrega do Prêmio Mulher Empreendedora, na noite de segunda-feira (09/03). ”Obrigado a todos que contribuíram para a realização da sessão solene de ontem. O evento foi muito bonito e muito bem organizado”, agradeceu.
A manifestação do dia 15 também foi mencionada. “No dia 15, sairei às ruas. Tenho muitos motivos para protestar, por mais saúde, segurança, mais creches, contra os preços dos combustíveis. Mas, desde que se trate de uma manifestação pacífica. Não vou protestar para pedir o impeachment da Dilma, que fique claro. Essa ideia está descartada. Estarei lá, com minha família, protestando contra tudo o que vejo de errado. O mundo inteiro baixou o preço do combustível, só no Brasil que subiu. Porém, se acontecer alguma sinalização de violência, tumulto, irei embora para casa. Não apoio manifestações violentas. Vi na BR cartazes avisando que black-blocs estariam vindo de São Paulo para cá, a fim de promoverem quebra-quebra no protesto daqui. O povo tem direito de se manifestar, como o panelaço, tivemos o movimento dos professores, mas desde que de forma pacífica”, revelou.

Márcia Ferreira destaca Prêmio Mulheres Empreendedoras e projeto que visa criar o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Pinhais

unnamedA vereadora comentou a realização da Sessão Solene de entrega do Prêmio Mulheres Empreendedoras, um projeto de resolução da bancada feminina, protocolado no ano de 2014, e passou a fazer parte do regimento interno e teve sua primeira edição este ano. “Ontem, tivemos uma noite que ficará marcada na história da Câmara Municipal e da nossa cidade, com a entrega do Prêmio Mulheres Empreendedoras. Foi uma noite emocionante para mim, quando idealizei este projeto, pensei em cada mulher, guerreira, forte que luta pelo seu trabalho, por sua família. Pensei naquelas mulheres que deram as suas vidas para que tivéssemos nossos direitos assegurados. Pensei naquelas que sofrem violência, pensei naquelas mulheres do campo e da cidade que lutam dia a dia pelos seus direitos, pois não foi fácil para as mulheres obter a independência e ter sua competência reconhecida. Mas, mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, de forma geral, com salários baixos, com a violência, com jornadas excessivas de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Mas mesmo com tantas dificuldades fomos a luta. Hoje, não somos mais coadjuvantes na história. Estamos lado a lado exercendo os mesmos papéis. Somos protagonistas da nossa história. Quero parabenizar todas as homenageadas da noite e que representaram todas as empreendedoras de nosso município, mulheres guerreiras que batalhão todos os dias para o sustento de suas famílias, que geram empregos que investem e contribuindo para o desenvolvimento social e econômico de nossa cidade. Nesse mês de março, mês da mulher, estendo essa homenagem para todas as mulheres vencedoras, empreendedoras, poderosas que enfrentam a dupla jornada e sustentam suas famílias, que trabalham, que estudam e que matam um leão por dia. Parabéns mulheres”, finalizou.

Projeto visa criar o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Pinhais
A vereadora Marcia Ferreira comentou o projeto de indicação, de sua autoria e que conta com o apoio das vereadoras da casa, o qual encaminha ao Executivo Municipal uma solicitação de implantação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Pinhais – CMDM. “Protocolei este projeto, com o apoio da bancada feminina, solicitando a implantação do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Pinhais com o objetivo de atuar no desenvolvimento de políticas públicas que busquem a garantia plena dos direitos das mulheres aqui de Pinhais. O conselho é uma antiga reivindicação das mulheres da nossa cidade. Esperamos que, ainda este ano, o Poder Executivo inicie a implantação deste conselho”, salientou.
A parlamentar discorreu, ainda, sobre a importância de combater a violência contra a mulher. “No Brasil, uma mulher é assassinada a cada duas horas e vivemos no estado que é considerado o terceiro no ranking de violência contra a mulher, do nosso lado, temos Piraquara como segundo município mais violento do Brasil. Precisamos fazer algo para combater esse grave problema”, observou. Márcia Ferreira, ainda comentou a sua participação na luta pelo fim da violência contra a mulher. “Além do projeto que busca a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Pinhais, que irá atuar diretamente no combate a violência contra a mulher, também é muito importante e urgente a implantação de uma Delegacia da Mulher, que estamos lutando há muitos anos junto ao Governo do Estado. Quando eu era Secretária da Assistência Social, implantamos o CREAS, que é considerado referência no atendimento de mulheres em situação de violência, a Assistência Judiciária Gratuita e também buscamos a implantação do Centro de Direitos Humanos, que vem realizando um excelente trabalho na defesa dos direitos e todo o trabalho em rede realizado pela Prefeitura. Vale ressaltar que os trabalhos desenvolvidos nesses locais, em sua maioria, são executados por mulheres. Nossas servidoras valentes que lutam pelos seus direitos e pelos direitos dos próximos. Parabéns as mulheres da nossa administração pública”, finalizou.

Tavinho defende protestos populares contra Beto Richa

tavinho

O Vereador Tavinho (PT) também teceu alguns comentários sobre a manifestação popular do dia 15 de março. “Li, hoje, na Gazeta do Povo, uma nota comercial, paga, da Associação Comercial do Paraná convocando a população para ir às ruas no dia 15, referindo-se a um ato contra a Dilma, apenas. Acredito que devemos começar a protestar contra o Beto Richa, que tem deixado muito a desejar em seu governo”, declarou.
O parlamentar acrescentou que o Governador do Estado tem deixado Pinhais sem obras. “Pinhais não tem recebido obras do Beto Richa. Ele sempre diz à imprensa que não tem conseguido cumprir seu plano de governo por conta de uma suposta discriminação do Governo Federal para com o Paraná. Porém, quem discrimina é ele. O Governador tem discriminado Pinhais, deixando de enviar os recursos para o Hospital e Maternidade, por seis meses. A Prefeitura teve de arcar com os custos de manutenção sozinha. Na verdade, estão pagando para o povo ir a esse protesto do dia 15. Não sou contra os protestos. Defendo que protestem, sim, mas é preciso protestar contra os aumentos na tarifa de luz, do IPTU, da tarifa de água da Sanepar”, pontuou.

Gilberto do PT comemora entrega do Prêmio Mulher Empreendedora de Pinhais

vereador gilbertoO Presidente da Casa, Vereador Gilberto Hartkopf (PT), iniciou seu discurso enaltecendo a sessão solene realizada na segunda (09/03), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a partir da entrega do Prêmio Mulher Empreendedora de Pinhais. “Esse prêmio ficará para a história de Pinhais. Fiquei feliz de ver nossas empreendedoras dignificadas, pessoas que fazem crescer nossa cidade. A bancada feminina desta Casa está de parabéns pela iniciativa de apresentar esse projeto”, parabenizou.

Pesar por ofensas a Dilma
O Vereador também expressou pesar pelas reações populares hostis demonstradas no domingo (08/03), em relação ao discurso da Presidente Dilma Rousseff (PT). “No domingo, Dia Internacional da Mulher, tantos parabenizaram suas esposas, filhas, mães por esta data, mas, ao mesmo tempo, manifestaram profundo desrespeito a outra mulher, a nossa Presidente da República, demonstrando uma atitude das mais demagogas. Soubemos do panelaço promovido em alguns bairros de algumas capitais, um direito, enfim, que todos têm, de protestar. Porém, as manifestações não pararam por aí. Nas redes sociais, houve xingamentos inaceitáveis à presidente. Para resumir, a maior autoridade desse país, uma mulher, no Dia Internacional da Mulher, foi chamada de ‘vaca’ para baixo, nas redes sociais. É muito triste presenciar uma manifestação tão baixa, tão hostil e desrespeitosa. É de ficar indignado com essa demagogia. Tantos brasileiros sem respeito algum a uma representante do gênero feminino, como o que fizeram com a Presidente Dilma”, indignou-se.

Panelaço da elite
O petista enfatizou que o panelaço não veio de pessoas da periferia, mas, de bairros das classes sociais mais altas. “É curioso constatar que, os mais pobres, os da periferia, não se manifestaram. As classes mais altas é que promoveram o panelaço. Um descontentamento motivado por questões pontuais, como o aumento do preço da gasolina, da energia elétrica. Quantos nordestinos pobres já não sofreram com situações piores e nunca fizeram esse estardalhaço? O caráter elitista desse protesto virou até motivo de piada. Brinca-se que as madames sequer sabiam onde estavam as panelas dentro de casa, tiveram de perguntar para a empregada”, avaliou.

Manifestação do dia 15
Nas explicações pessoais, Gilberto comentou sobre a manifestação do dia 15. “Sugiro ao Leonildo, a inclusão de mais duas faixas para ele levar no protesto, contra 40% de aumento do IPVA e 50% de aumento do ICMS, pelo Beto Richa. A expectativa é que seja um protesto sem sentido de golpe, ou de pedido de impeachment. Sou contra também o impeachment do Beto Richa. Dilma e Beto foram eleitos pelo povo. É irresponsabilidade defender impeachment sem legitimidade”, pontuou.
O Vereador defendeu que é preciso ter critério ao protestar contra governantes. “Vejo gente convocando pelo Whatsapp para ir ao protesto contra a Dilma, ao mesmo tempo em que se referem a aumentos do IPTU, IPVA. Estes impostos são do governo municipal e estadual, respectivamente. É preciso saber o que se está fazendo. Há muita desinformação e boataria. Esses dias, soltaram um boato de que a Dilma iria confiscar a poupança. Muitos retiraram dinheiro da Caixa Econômica e, pior, transferiram para o Itaú. Como se o confisco, se houvesse, não fosse atingir, também, os bancos privados. Percebe-se que a intenção de quem quer o impeachment não é apenas derrubar a Dilma. Querem derrubar o PT. Se houve erros nesse governo, as pessoas responsáveis devem pagar. Porém, é preciso coerência aos manifestantes. O sul é a região que mais pede por impeachment, mas esquecem que é de onde vêm muitos envolvidos no Petrolão. Depois, dizem que é o nordestino que não sabe votar e que é preciso separar o sul do restante do país”, ponderou.

Demétrio alerta para “terrorismo” e boataria nas redes sociais, sobre o dia 15 de março: “Temos que saber sobre o que protestar!”

vereador demetrioO Vereador Demétrio Tonon (PP) discursou, nas explicações pessoais, sobre as manifestações populares do dia 15 de março. “Há muito terrorismo nas redes sociais. Há quem fale em tomada de poder pelos militares. Muitas bobagens vêm sendo ditas, a exemplo de um suposto apoio do Acre e Roraima ao Paraná e Rio Grande do Sul, na defesa da tomada pelos militares. Enfim, é preciso discernimento. Defendo as manifestações, mas não para pedir impeachment, e sim, para demonstrar descontentamento com a realidade brasileira. A Presidente Dilma foi eleita pelo voto popular. É importante que o povo não se deixe manipular por partidos que estão por trás de uma articulação para derrubar a Presidente Dilma com o único intuito de chegarem ao poder, como o PMDB. O Vice-Presidente Michel Temer é do PMDB. No Senado e no Congresso, o PMDB articulou a derrota da presidente Dilma, na eleição dos presidentes das duas Casas Legislativas, assim temos o Vice-Presidente da República, o Presidente do Senado e o Presidente da Câmara de Deputados, todos de um mesmo partido, ou seja, o PMDB. Em caso de impeachment quem coordenará os trabalhos de tramitação e votação será o PMDB, e caso seja aprovado, o vice que assumirá também é do PMDB. É importante que esse povo nas ruas não seja usado por partidos movidos apenas por interesses políticos. Se houve corrompidos, é porque houve corruptores e qual era o partido que dava sustentação ao PT ? Resposta: o PMDB, que assim como outros partidos, tem seus filiados envolvidos em corrupção. O povo tem que ficar de atento para o fato de não colaborar para colocar a raposa no galinheiro”, alertou.

Vereador Silvio Star parabeniza mulheres empreendedoras pela homenagem na Câmara

vereador silvioNas explicações pessoais, o Vereador Silvio Star (PPS) parabenizou a Força Sindical pela audiência sobre o combate à violência contra as mulheres, realizada após a sessão desta terça-feira (10/03). Silvo discorreu sobre a entrega do Prêmio Mulheres Empreendedoras, realizada pela Casa na segunda-feira (09/03), em sessão solene. “Foi uma bonita homenagem a essas guerreiras que merecem ser valorizadas pelo trabalho que fazem, gerando empregos, renda e arrecadação para o município”, pontuou.

Prioridade a castração de cães de rua
Sobre o convênio da Prefeitura para castração de animais, o parlamentar defendeu a necessidade de priorizar a castração dos cães de rua. “Considero mais importante atender primeiramente a esses cães sem dono, que estão nas ruas. Em pouco tempo, eles se reproduzem, aumentando o número de animais abandonados”, alertou.

Povo deve protestar no dia 15
Outro tema abordado pelo parlamentar foi o ato popular do dia 15 de março. Silvio defendeu a manifestação, atentando para a urgência de se protestar contra a corrupção. “O povo tem de sair às ruas para protestar contra a corrupção instalada em nosso país. Essas imensas quantias desviadas resultam em falta de dinheiro para a saúde, a segurança, a educação. A lista de políticos envolvidos no caso da Petrobrás abrange nomes do PP, PT e PMDB, políticos que desviaram recursos enviados para o exterior”, comentou.

Vereador Dr. Philipp salienta que protesto do dia 15 não será pró-impeachment de Dilma

vereador philippO Vereador Dr. Philipp (PT), em seu discurso, nas explicações pessoais, destacou a manifestação popular do dia 15 de março. “Haverá uma grande mistura de bandeiras nessas manifestações. É preciso lembrar que a convocação foi anti-Dilma, então, que os manifestantes destaquem o que querem em suas reivindicações. Do contrário, perderá seu objetivo. O povo que for às ruas precisa deixar claro se protesta contra outras instituições públicas, também, como o Tribunal de Contas do Paraná, o Poder Judiciário Estadual, se pedem melhorias na educação, se estão contrários às empresas corruptas envolvidas nos escândalos, se criticam o Congresso Nacional… Porque muitos estarão lá para protestar contra tudo isso, também. Contudo, é preciso deixar claro que nem todos estão lá somente contra a Dilma. Porque não é. Até, mesmo, porque não há nenhuma acusação, ou prova contra a Presidente da República. Não há, sequer, embasamento técnico para um pedido de impeachment”, colocou.

Jane Carteira homenageia empresária de Pinhais com o Prêmio Mulheres Empreendedoras

jane 2A Vereadora Jane Carteira homenageou a empresária do Grupo Cavassin, a Srtª Rosilene Cavassin, na entrega do Prêmio Mulheres Empreendedoras 2015.
A parlamentar parabenizou a empresária e lembrou a grande atuação dela em Pinhais. “Parabéns a esta grande empreendedora, a Rosilene Cavassin. Foi uma honra poder entregar esse prêmio para ela. A empresa Cavassin realiza um importante trabalho no município de Pinhais”, disse Jane.

Câmara Municipal realiza entrega do Prêmio Mulheres Empreendedoras de Pinhais

camara01A Câmara Municipal de Pinhais realizou na noite de segunda-feira (09), em homenagem ao dia Internacional da Mulher, uma Sessão Solene de entrega do Prêmio Mulheres Empreendedoras de Pinhais, projeto este idealizado pela bancada feminina da casa, Vereadora Márcia Ferreira, Cecília da Saúde, Prof. Rosa Maria e Jane Carteira, tendo como objetivo enaltecer publicamente as mulheres do Município de Pinhais que tenham se destacado em atividades empreendedoras, a frente de empresas, cooperativas, entidades, associações e outras atividades de relevância no âmbito do município de pinhais.
Nesta primeira edição do prêmio, que agora faz parte do Regimento Interno da Câmara Municipal e será realizado anualmente, foram homenageadas as empreendedoras Jordina Conceição (Dina), Loja Dina’s Multimarcas e Esportes; Ana Maria, Loja Koparroka; Rosilene Cavassin, do Material de Construção Cavassin; Iroleida Alves, do Instituto Educacional de Pinhais – IEPI; Inês Sandri, da Selgo Serviços Elétricos; Vilma Obana, da Farmácia Maria Antonieta; Giselly Ferreira, da Escola de Música Mendelssohn; Ide Fátima, da Funerária Prevenir; Marli de Fátima, do Martini Materiais de Construção; Marta Manfrin, do Laban Laboratório, e Darcy Aguirres, da Darcy Lanches.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress