sexta-feira, 19 de abril de 2024
Sessão Plenária de 03/03/15

Sessão Plenária de 03/03/15

Vereador Binga elogia Prefeitura por defender comerciantes da cidade

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) parabenizou a equipe do Prefeito Luizão (PT) pela seriedade ao tratar da instalação da Feira do Brás. “O papel da Prefeitura é defender a população, os comerciantes. A feira fazia uma concorrência desleal com os nossos comerciantes, que pagam impostos. Ouvi de um empresário de Pinhais sobre como é bom contar com vereadores e um prefeito que defendem, e apoiam, o comércio local. Espero que continuem assim. Esses feirantes vieram de São Paulo para tirar dinheiro do município, mas sem contribuir com nada, sem pagar impostos, sem alvará, sem contar com autorização do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Diferente do evento musical no Expotrade, que trazia arrecadação para o município e encontrava-se com a documentação plenamente regular”, defendeu.

Altas nos preços da energia elétrica e gasolina
O Vereador fez algumas considerações, também, sobre as dificuldades que os comerciantes e o povo têm enfrentado em função dos aumentos na conta de energia elétrica e do preço dos combustíveis. “Os comerciantes e a população em geral não aguentam mais tantos reajustes de preços. Foram 36% de reajuste no preço da energia elétrica, mais a alta do preço da gasolina. Se, para nós, que temos comércio, assim como eu e o Vereador Passarinho, já pesa nas contas do mês, imaginem para o trabalhador assalariado. Essa queda que o município sofre nos pagamentos à vista do IPTU é resultado desses aumentos no preço da gasolina e da energia elétrica. O que o povo deixa para pagar por último quando falta dinheiro? O IPTU”, analisou.
Descontos no ITPU
O Vereador Binga defendeu um maior incentivo à arrecadação do imposto estadual ICMS, para contrabalançar as perdas com o IPTU. “Todo mundo sabe que a arrecadação de ICMS é forte em Pinhais. Vou sugerir à Prefeitura que forneça um bônus para o consumidor que pedir nota fiscal no comércio e serviços, oferecendo desconto no IPTU. É uma forma de buscar equilibrar as contas, tanto do município como do contribuinte”, sugeriu.

Falta de novas lideranças em Pinhais
Ao final, depois de dar os pêsames à Vereadora Márcia Ferreira (PMDB) pelo falecimento de seu tio, Sr. Irineu, o Vereador comentou sobre as próximas eleições, em 2016. “O partido que tiver candidato a prefeito, em Pinhais, terá problemas. São muitos partidos. Há tempos faltam novas lideranças em Pinhais. Reitero, nesta tribuna, minha defesa de uma reforma política que preveja o fim da reeleição para Poder Executivo, estabelecendo apenas um mandato de seis anos para Prefeito, Governador e Presidente da República”, opinou.

Gilberto ressalta que promessas de Beto aos professores não podem ficar só na conversa

vereador gilberto

O Presidente da Casa, Vereador Gilberto Hartkopf (PT), em relação à greve dos caminhoneiros, esclareceu que a Presidente Dilma não fechou um acordo com os caminhoneiros pela ausência de uma liderança unificada. “Em comparação, os professores estaduais, mesmo com representantes, não obtiveram um acordo como o governador porque não foi dada uma garantia de que as promessas serão cumpridas. O governador não assinou documento algum como garantia de que vai cumprir as promessas. Por outro lado, a Dilma, hoje, sancionou uma lei que favorece os caminhoneiros. Eis a diferença de postura”, argumentou.

Caminhoneiros obrigados a aderir greve
Outra comparação feita entre as duas greves, relacionou-se à espontaneidade do movimento dos professores em contraste à imposição de adesão por parte dos caminhoneiros. “Os professores não têm obrigado ninguém a parar. Tanto que há uma escola no Bacacheri que já está funcionando. Mas, entre os caminhoneiros, houve impedimento daqueles que queriam trabalhar, por parte dos grevistas”, comparou.

Professores reivindicam melhores condições de trabalho
Segundo Gilberto, o governador do Paraná tem dito para os professores voltarem às escolas. “Como voltar se não há nem dinheiro para a merenda, para as despesas básicas, e faltam professores para fechar a grade horária? Percebe-se, também, uma tentativa da mídia televisiva, da RPC, de gerar desinformação. Na sexta-feira, disseram que os professores voltariam às aulas na segunda. Depois, corrigiram dizendo que será só o terceiro ano do ensino médio que deverão voltar. Por que essas informações desencontradas? Não seria para colocar os pais contra a greve? É importante destacar que os professores não estão reivindicando salários, mas uma série de direitos já adquiridos e o envio de recursos para escolas, a contratação de professores e funcionários, enfim, melhores condições de trabalho. O Governador não assinou, até o momento, nenhum documento que garante que cumprirá o que prometeu nas reuniões com o sindicato. Só na conversa, não adianta, não tem como confiar”, avaliou.

Dilma sancionou lei que beneficia caminhoneiros
Já em relação à greve dos caminhoneiros, o petista a comparou com a paralisação dos professores, salientando o fato de os trabalhadores terem sido obrigados a aderi-la. “Assisti as entrevistas, as gravações. Os caminhoneiros foram obrigados a aderir à greve. Essa é uma postura que torna ilegítimo o movimento. Participei de muitas greves, sei como deve funcionar. Prender, impedir os caminhoneiros de trabalhar, tira toda legitimidade de uma greve. As reivindicações da categoria não são apenas o preço do diesel, mas, sim, o preço do frete, que não cabe ao Governo Federal. A Dilma, aliás, já sancionou uma lei que beneficia os caminhoneiros. Enquanto o Beto Richa não assinou documento algum com os professores. Existem grandes diferenças entre essas duas paralisações”, concluiu.

Demétrio defende greve dos professores e pede compreensão aos pais e alunos

vereador demetrio

O Vereador Demétrio Tonon (PP) discursou sobre as greves dos professores estaduais e dos caminhoneiros, fazendo um comparativo entre ambas. O parlamentar destacou que as duas greves apresentam diferenças em suas condições. “Os professores estão reivindicando a manutenção de direitos já conquistados, a exemplo do quinquênio e do fundo de aposentadoria. O Governo do Estado ameaça mexer em direitos já conquistados, além de ter efetuado a dispensa de funcionários fundamentais das escolas. Se o governo não recontratar os funcionários e professores do sistema PSS de recontratação, não tem como as escolas Públicas Estaduais apresentarem um trabalho de qualidade. Faltam professores no estado. Há atraso também na liberação de recursos do crédito rotativo, enviado aos diretores das escolas para pagar as despesas correntes. O Beto Richa quer tirar dinheiro do Fundo Previdenciário para pagar as despesas do estado, jogando para os próximos governadores um sério problema com as aposentadorias. A adesão dos professores foi de 99%, espontaneamente. Enquanto a adesão à greve dos caminhoneiros não foi tão grande, e ainda sob forte pressão para adesão. Os caminhoneiros que não quiseram parar receberam duras retaliações, como o corte da mangueira dos freios e outras formas de pressão, como apedrejamentos do veículo. Os caminhoneiros jogaram pedra nos caminhões, mesmo na frente da polícia”, comparou.

Recuperação das perdas com as paralisações
Outro aspecto diferente de ambas as greves, está relacionado à recuperação das perdas com as paralisações. “Em relação à greve dos caminhoneiros, o mercado deverá ditar os novos preços do frete. Eles não trabalharão sem lucros e terminarão por recuperar pelo menos parcialmente essas perdas, impondo novos preços para cobrir prejuízos. Já na greve dos professores, não há mercado para ditar os valores da hora-aula, dos salários dos professores e outras reivindicações. É o governador que determina o preço da hora-aula”, analisou.

Dr. Philipp defende reforma política para barrar corrupção

vereador philipp

O Vereador Dr. Philipp (PT) discursou na tribuna sobre a complexidade dos casos de corrupção no País e as mordomias para os cargos de alto escalão. “Quando critica-se o governo, principalmente sobre corrupção, é preciso lembrar que esses esquemas envolvem muitas gente. Envolvem o Congresso Nacional, o Poder Judiciário, os empresários. No Paraná, temos ainda o Tribunal de Contas, com suas mordomias, que está deixando a desejar em sua atuação. É uma situação muito complexa. Há quem esteja defendendo o impeachment do Beto Richa, da Presidente Dilma. Mas não penso que essa seja a solução. Não adianta tirar a Dilma, tirar o Beto do poder. As mudanças que queremos para o País passam pela reforma política, essencialmente. É preciso mudar esse sistema político que está aí e que não tem demonstrado funcionar a contento”, afirmou.

Grande mídia contra o PT
Outro ponto destacado pelo petista são os interesses da grande mídia. “O PT vem sendo muito criticado, destacado negativamente na mídia. Mas sabemos que há situações que envolvem negativamente o nome do Fernando Henrique Cardoso, por exemplo, e não são noticiadas. Agora, temos um novo caso de corrupção envolvendo o banco HSBC. Trata-se de contas na Suíça que foram abertas em nome de políticos do PSDB. Esse fato não recebeu destaque na mídia. Na Rede Globo, essa manipulação é evidente. O noticiário negativo contra o PSDB é escondido. Já contra o PT, recebe grande destaque”, comparou.

Programas são desenvolvidos pelos municípios
Dr. Philip ainda lembrou que é equivocado atribuir todos os problemas por que passam os estados e municípios ao Governo Federal. “É preciso lembrar que são os municípios que executam as políticas públicas que viabilizam ou não os recursos enviados pelo Governo Federal. A grande maioria dos municípios não é administrada pelo PT. Nem dos estados. O programa Minha Casa Minha Vida, por exemplo, que tem apresentado inadimplência, é administrado pelos bancos. Os bancos é que concedem os financiamentos, avaliam as condições de seus clientes. Eles têm responsabilidade nesse projeto”, observou.

Seu Oswaldo da Igreja parabeniza Prefeitura por comemorações de aniversário da cidade

vereador oswaldo

O Vereador Seu Oswaldo da Igreja (PT) parabenizou o município de Pinhais pelo aniversário de 23 anos, que será comemorado com diversas ações realizadas pela Prefeitura. “Dia 7 de março começam as comemorações. Estão todos convidados para mais essa festa”, parabenizou.

Prefeituras que administram mal os recursos do SUS
O vereador prosseguiu seu discurso comentando os casos noticiados na mídia sobre a má gestão financeira dos municípios, pelo País afora. “No programa Fantástico, tenho acompanhado notícias sobre os problemas na saúde pública de vários municípios. O caos em que se encontra. O SUS é administrado pelas prefeituras. Falta essas prefeituras explicarem o que tem acontecido que não estão dando conta de administrar o SUS. São hospitais, postos de saúde em situação calamitosa. Prefeitos e governadores não têm conseguido administrar suas contas. Em Pinhais, temos a vantagem de que a Prefeitura sempre tem trabalhado dentro dos limites do orçamento anual. Fazemos audiências públicas de prestação de contas, inclusive, periodicamente. Cada gestor tem de ser responsável pelas contas que administra. Se, em Pinhais, houvesse má gestão das contas estaríamos passando pelos mesmos problemas na saúde pública de tantos municípios do País”, avaliou.

PSDB envolvido em corrupção da Petrobrás
Sobre o caso de corrupção da Petrobrás, o Vereador destacou que as denúncias da operação Lava-Jato, da PF, a cada dia que passa, têm colocado em evidência nomes de diversos partidos envolvidos no escândalo. “Há um Senador, com mais de 30 anos no parlamento, que teve seu nome envolvido. Inclusive, ele iria presidir a nova CPI da Petrobrás e acaba de se afastar da comissão que vai investigar a estatal no Congresso Nacional, para proteger seu nome. O falecido Eduardo Campos é outro nome envolvido nas denúncias da Lava –Jato. E, aqui no Paraná, também há mais gente envolvida. Por isso, é preciso cuidado com esses políticos que fizeram campanha criticando a corrupção da Petrobrás, mas que terminam por ser citados entre os envolvidos no mesmo rolo”, comentou.

Leonildo Sandri discursa sobre greve dos caminhoneiros, corrupção na Petrobrás e no BNDES

vereador leonildo

O Vereador Leonildo Sandri (PRB) lamentou na tribuna a greve dos caminhoneiros. “Será que tudo nesse País se resolve apenas com greve? Desse jeito, o País irá parar. Quantas vezes eu falei aqui que o Brasil não estava preparado para sediar uma Copa do Mundo? Agora, estamos sofrendo as consequências. O programa Minha Casa Minha Vida não está mais funcionando bem, com 46% dos mutuários inadimplentes. Esse programa deveria ter sido melhor planejado. As prestações são tão baixas. Qual o legado que a Copa deixou? Um rombo financeiro que ninguém sabe quanto é e para onde foi. E temos ainda muita corrupção para vir à tona, como o caso do BNDES, que, comenta-se, é 70 vezes maior que o rombo deixado pelo esquema da Petrobrás. É muito triste nossa imagem lá fora. Os Estados Unidos estão investigando o rombo da Petrobrás porque os americanos investiram e perderam com a empresa. Lá a lei funciona. Aqui, essa greve dos caminhoneiros chegou a um ponto de um matar o outro. É uma categoria sofredora, mas que teve de parar o País para ser ouvida. Enquanto isso, os pecuaristas e agricultores contam suas perdas. Frangos, pintinhos sendo mortos porque não há para onde levá-los. Qual será o custo do frango para o consumidor depois dessa greve?”, questionou.

Povo paga a conta de todos os problemas
Para Leonildo, quem deverá pagar todos os custos da greve será a população. Assim como já está pagando os custos da corrupção na Petrobrás, com a alta dos preços dos combustíveis. Outro setor que preocupa é a educação, continuou o parlamentar. Ele lembrou na tribuna que o Governo Federal pagou com atraso as parcelas de novembro e dezembro do Pronatec. “Somente no dia 19 de fevereiro é que essas parcelas foram pagas, R$ 119 milhões. E ainda temos a greve dos professores do estado, que tem deixado pais e alunos preocupados. Sempre quem paga é a população por todos os problemas”, lamentou.

Feira do Brás
Nas explicações pessoais, o Vereador teceu algumas considerações sobre a Feira do Brás, realizada em Pinhais. “Desde que a feira esteja legalizada, funcionando com alvará, não sou a favor, nem contra. O que não dá é para funcionar sem alvará, sem pagar nenhuma taxa, sem trazer arrecadação e ainda sem vistoria do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Inclusive, traz ricos à segurança e vida dos frequentadores”, analisou.

Sucessivos aumentos na conta de energia elétrica
Ao concluir, o vereador criticou os sucessivos aumentos na conta de energia elétrica. “Temos a segunda maior geradora de energia do mundo, a Hidrelétrica de Itaipu e sofremos dois sucessivos aumentos na conta de energia elétrica. Enquanto isso, o Governo Federal empreendeu uma obra caríssima, a construção da usina de Belo Monte, no Pará, ao valor de R$ 30 bilhões. Um elefante branco, um grande prejuízo, pois, é sabido que essa usina permanece inaproveitável durante oito meses do ano, por causa das secas do rio. Defendo a construção de usina eólicas, para aproveitarmos a energia dos ventos. Uma alternativa muito mais barata, fácil e viável. O Rio Grande Sul já a utiliza. Na região de Canoas há mais de 300 usinas eólicas. Essas usinas apresentam outra vantagem: não degradam o meio ambiente. Por falta desses investimentos, o povo paga a conta. No Paraná sofremos um aumento de 36,4%, no Rio Grande do Sul, 48% e, em São Paulo, 40,4%”, indignou-se.

Projeto de Márcia Ferreira propõe internet gratuita em parques, praças e equipamentos públicos

vereador marcia

MDB) iniciou seu discurso expressando seu lamento pela morte de seu tio. “Hoje é um dia difícil para mim. Meu tio Irineu Zaiacz faleceu ontem, dia 02 de março, e não pude ir à assembleia dos professores, que estão em greve, no Casarão Grill. Aliás, agradeço ao Beto, proprietário do restaurante, pela liberação do espaço para a realização do encontro. É um momento difícil. Deixo aqui à minha sogra Helena, minha tia Sueli, seus filhos, e a toda minha família e amigos meus sentimentos pela perda desse grande guerreiro que era meu tio Irineu, que deixou seu legado como exemplo de um grande homem”, lamentou.
A peemedebista ainda discursou sobre projeto de sua autoria que prevê a disponibilização pela Prefeitura de internet wi-fi gratuita em parques, praças e equipamentos públicos da cidade. “Protocolei um projeto de indicação para a implantação do programa “Cidade Conectada”. O objetivo é disponibilizar acesso à internet de forma gratuita em parques, praças e equipamentos públicos da cidade como uma forma de democratizar o acesso à internet e suas oportunidades. Com esse projeto, iremos atingir um número amplo de pessoas, estimulando que elas frequentem estes espaços públicos e, ao mesmo tempo, oportunizando a elas a inclusão digital e social ampliando o acesso a informação e consequentemente proporcionando mais oportunidades de trabalho, educação, cultura, lazer dentre outras oportunidades que o acesso à internet nos proporciona”, explicou.

Bandas de Pinhais irão se apresentar durante o show de aniversário da cidade
A parlamentar expressou sua satisfação em ver seu projeto de lei 1527, que dispõe sobre a valorização dos músicos Pinhais viabilizado pela Prefeitura Municipal. “Hoje, saiu o edital com a seleção das seis bandas. Agradeço a todos os colaboradores pela implementação desse projeto. Foram 26 bandas inscritas e seis delas selecionadas para se apresentarem no dia 20, na abertura dos shows nacionais, durante as comemorações de aniversário de 23 anos de Pinhais. Parabenizo a todos os músicos e as bandas escritas, a participação de todos foi fundamental para fortalecermos nossa cultura, precisamos da união da classe artística de Pinhais. Os músicos e as bandas selecionadas que irão representar a música e a riqueza cultural de Pinhais, este ano, são: Amitaba, Samba 4, Mara Souza, Paula e Paola, Rasterriv e Matilda Rock Band. É o começo de uma grande conquista, com a lei todos shows nacionais ou internacionais promovidos ou patrocinados pela Prefeitura Municipal irão ter a participação de artistas de Pinhais. Nossa cidade cada vez mais se consolida, também, como uma cidade das artes”, finalizou.

Homenagem ao Dia Internacional das Mulheres
“Quero convidar as mulheres de nossa cidade para participar da Sessão Solene de entrega do Prêmio Mulheres Empreendedoras que iremos realizar na segunda-feira, dia 9 de março, às 19h30, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Esse projeto foi protocolado no ano passado, por mim e pelas demais vereadoras da casa e visa enaltecer as mulheres empreendedoras de nossa cidade que contribuíram para nosso desenvolvimento econômico e social. Desejo um Feliz Dia Internacional das Mulheres, que foi conquistado com muitas lutas e décadas de militância e engajamento, em memória das operárias mortas em uma fábrica na cidade de Nova Iorque, durante uma greve onde reivindicavam melhores condições de trabalho. Um ato desumano, que marcou nossa história e que hoje é símbolo da nossa luta. Caminharemos sempre juntas em busca da valorização e da garantia plena dos direitos das mulheres pelo fim da Violência e por igualdade. Viva a Luta das Mulheres. Viva o dia 8 de Março”, finalizou.

Joãozinho defende transmissões das sessões pela Rádio Comunitária

vereador joaozinho

O Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB) defendeu na tribuna as transmissões das sessões em plenário pela Rádio Comunitária de Pinhais. “A nossa rádio comunitária é um importante órgão oficial do município com uma programação voltada aos interesses da comunidade. Seria interessante que a Câmara pudesse fazer suas transmissões das sessões por essa rádio FM, que tem uma grande abrangência no município”, defendeu.

Projeto para instalação de lixeiras comunitárias perto dos rios
Um novo projeto de lei apresentado pelo Vereador deverá ser protocolado na próxima semana, continuou Joãozinho. É referente a instalação de lixeiras comunitárias nas regiões próximas aos rios que passam pelo município. “Espero que o Prefeito Luizão atenda a esse meu projeto. A ideia é incentivar a população a não jogar lixo nos rios e suas margens, jogando-os nas lixeiras. Poderemos, como vereadores, fiscalizar esses locais, inclusive, para verificar o nível de adesão da população”, explicou.

Feira do Brás
Joãozinho defendeu a Feira do Brás, explicando que os organizadores buscaram junto à Prefeitura a autorização, porém o pedido que foi negado. “A feira não está irregular. Os organizadores recorreram à Justiça, que concedeu a autorização. Os feirantes querem pagar impostos, inclusive, federais. Não vendem produtos pirateados, usam nota fiscal, pagam impostos. Vendem mais barato porque conseguem comprar em grande quantidade. Inclusive, lojistas de Pinhais estavam comprando na feira para revender“, alegou.

Tavinho defende reforma política que tramita no Congresso Nacional

tavinho

O Vereador Tavinho (PT) homenageou brevemente o cantor sertanejo José Rico, da dupla Milionário e José Rico, falecido na data desta sessão (03/03). “Foi um grande ídolo. Ficará para a história da música brasileira”, enalteceu.
Outro comentário, foi sobre a votação da PEC 352, no Congresso Nacional, que trata da reforma política. “Se for aprovada, teremos alterações nas próximas eleições. Não haverá mais reeleição para o Poder Executivo e está sendo negociada apenas uma reeleição para o Poder Legislativo. Eu aprovo essas mudanças. É preciso tirar esses medalhões da política, que fizeram o que tinham de fazer, e dar oportunidade aos novos”, apoiou.

Governo Federal negociou avanços com os caminhoneiros
Quanto à greve dos caminhoneiros, Tavinho destacou que, se não houve uma negociação efetiva, não foi por falta de interesse do Governo Federal, mas pela falta de liderança do movimento. “Não houve lideranças em cada estado que representassem todo o movimento e pudessem negociar com o governo. O uso da Força Nacional foi para garantir o direito de ir e vir dos demais motoristas. E, aliás, houve um entendimento, sim, com o governo . O Governo Federal concedeu alguns avanços para a categoria, como o perdão das multas por excesso de peso nos últimos dois anos, a isenção de cobrança de pedágio para caminhões com eixo levantado, descontos no óleo diesel e o financiamento facilitado, com seis meses de carência”, colocou.

Nova greve dos motoristas e cobradores
O petista ainda lembrou que uma nova greve está para ser iniciada , dos motoristas e cobradores de ônibus de Curitiba e Região. “Articula-se uma nova paralisação dos motoristas de ônibus, pois, ele não receberam ainda conforme o combinado na última greve”, comentou.

Silvio Star manifesta repúdio à postura do Governo Federal com caminhoneiros em greve

vereador silvio

O Vereador Silvio Star (PPS) manifestou apoio à greve dos caminhoneiros, na tribuna. “Muitos disseram que o Paraná ia parar. Mas, digo que é o Brasil que parou. A greve dos caminhoneiros fez parar o País. Declaro meu apoio a essa classe que fez o País parar, minha solidariedade aos caminhoneiros que movimentam a economia do País. Minha expectativa é que sejam atendidos em suas reivindicações porque todo o povo será beneficiado. Manifesto aqui meu repúdio à Presidente Dilma pela demora em conversar com os caminhoneiros. Meu repúdio à postura do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que mobilizou a Força Nacional para reprimir esses trabalhadores. Um absurdo. A Polícia Rodoviária Federal usou de força bruta prendendo os manifestantes que estavam em seu direito legítimo,defendendo todo o povo brasileiro. Com as reivindicações atendidas, todo o povo será beneficiado. Tudo o que consumimos tem o valor do frete embutido”, declarou.

Parabéns aos vereadores mirins
O parlamentar parabenizou aos vereadores mirins empossados em cerimônia no último dia 25 de fevereiro. “Não é fácil vencer uma eleição, conquistar o voto de seus colegas de escola. É gratificante essa conquista. Agradeço às escolas pela coerência com que fizeram as eleições, aos pais, enfim, a todos que se engajaram. A Câmara Mirim tem uma grande importância para o desenvolvimento do município. Está formando cidadãos que poderão usar esse aprendizado para reivindicarem políticas públicas para Pinhais, o estado e o País”, parabenizou.

Feira do Brás funcionou sem alvará
Nas explicações pessoais, o Vereador defendeu a necessidade de analisar as implicações da instalação da feira do Brás no município. “A feira funcionou no último final de semana. É preciso avaliar bem se Pinhais ganha ou perde com esse feira, se há prejuízo para nossos comerciantes. Fiquei surpreso quando soube que a feira não tinha alvará de funcionamento. Sem alvará, não traz arrecadação para o município e compete em desigualdade com os comerciantes locais, que pagam impostos, aluguel do espaço”, considerou.

Alta do preço do diesel
Voltando o tema da greve dos caminhoneiros, Silvio enfatizou que o principal motivo da greve foi a reivindicação por menores preços do óleo diesel. “A questão não é ausência de um líder, de um sindicato. O principal motivo da continuidade da greve foi a alta dos preços do diesel e dos pedágios nas rodovias federais. A Presidente Dilma deveria ter se comprometido a diminuir esses valores. O mundo todo passa por uma barateamento nos preços dos combustíveis, apenas no Brasil ocorre essa elevação. Até mesmo no Paraguai e na Argentina os preços estão mais baixos. Essa categoria de trabalhadores precisa ser tratada com toda consideração pelo governo federal porque movimenta a economia do País”, colocou.

Passarinho lamenta ausência de vereadores em audiência pública de prestação de contas

vereador passarinho

O Vereador Airton Passarinho (PSC) comentou, nas explicações pessoais, sobre a ausência de participação maciça dos vereadores na audiência pública da Prefeitura para prestação de contas, realizada recentemente. “Além dos integrantes da comissão, e das vereadoras, os demais não compareceram à audiência pública de prestação de contas da Prefeitura. A presença dos vereadores não foi maciça. O que é uma pena, principalmente neste momento em que o município registra queda na arrecadação por causa dos pagamentos do IPTU. Os pagamentos à vista do IPTU caíram de 23 para 7%, não revertendo nas parcelas”, pontuou.

Projeto de lei de prevê placas em braille dentro dos táxis
Outro assunto colocado pelo parlamentar, foi sobre o projeto de lei de autoria do vereador para instalação de placas em braille no interior dos táxis do município. “Minha expectativa é de que o prefeito viabilize esse projeto, uma vez que deverá facilitar em muito a vida dos deficientes visuais, oferecendo condições de identificarem os táxis e poderem reclamar ou elogiar o serviço, fazer sugestões. As placas deverão conter, inclusive, o número do taxis”, explanou.

Pesar por falecimento de Sr. Irineu
O Vereador Airton Passarinho expressou seu pesar pelo falecimento do tio da Vereadora Márcia Ferreira (PMDB), Sr. Irineu. “Lamento muito o falecimento de seu tio, Vereadora Márcia. Minhas condolências à família. Conhecia o senhor Irineu há muito tempo”, lamentou.

Dia Internacional da Mulher
“Foi pensando na Mulher que indiquei ao Chefe do Poder Executivo Municipal que seja enviado a esta Casa Legislativa projeto de lei visando instituir a Patrulha Maria da Penha no âmbito do Município de Pinhais, cujos objetivos são garantir a efetividade da Lei Maria da Penha, integrar ações Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, estabelecer relação direta com a comunidade e assegurar o acompanhamento e atendimento das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
A Patrulha atuará na proteção, prevenção, monitoramento e acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar que possuem as medidas protetivas de urgência, em situação de violência da Cidade de Pinhais de acordo com o Termo de Cooperação que deverá ser firmado entre a Prefeitura Municipal de Pinhais e o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.
Observamos que em Curitiba e outras Cidade, essa Lei já funciona e muito bem, sempre pensando no bem estar da mulher”, garantiu o vereador.

 

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress