Escrito em por

Para Seu Oswaldo da Igreja, nova sede da Prefeitura deverá facilitar acesso do cidadão

camara03

O Vereador Seu Oswaldo da Igreja (PT) disse, nas explicações pessoais, que a exemplo de Joãozinho Ribeiro (PSB), defende o projeto do Poder Executivo Municipal para a obra de uma nova sede da Prefeitura. “Como o Joãozinho falou, muitos munícipes nem sabem onde fica a Prefeitura, assim como não sabem onde fica esta Casa de Leis. Com uma nova sede, ao lado da Câmara, o acesso se tornará facilitado para o cidadão. É preciso que a população tenha ciência, também, da importância do Poder Legislativo Municipal, entender que os projetos elaborados pelo prefeito precisam ser aprovados por nós, vereadores, a fim de que possam ser executados. Muitos não sabem para que serve a Câmara Municipal. Para o prefeito poder trabalhar, seus projetos têm de primeiramente ser aprovados pelos vereadores”, explanou.
Cidadão Honorário
O petista parabenizou a Câmara e os homenageados com o título de Cidadão Honorário de Pinhais, na quarta-feira (26/11). Oswaldo ainda congratulou o companheiro de partido, Eduardo Almeida, pela eleição a Presidente do Diretório Municipal do PT de Pinhais. “Desejo sucesso ao Eduardo Almeida em seu objetivo de atrair mais filiados para o partido, entre outros objetivos”, parabenizou.

Trabalho em conjunto
O Vereador elogiou o trabalho da Guarda Municipal, das polícias civil e militar, assim como do Conselho Tutelar, pela atuação no município no final de semana, durante a ocorrência do assassinato de uma cidadã na pista de skate. “Foi uma situação muito difícil. A filha da vítima presenciou o assassinato na praça de skate. A Guarda, as polícias e o Conselho Tutelar cumpriram seus respectivos deveres com muito empenho e dedicação e profissionalismo, prestando toda assistência necessária”, elogiou.

A nova diretoria empossada da Associação dos Moradores do Conjunto Jerivá recebeu os cumprimentos do vereador. “Deixo aqui meus cumprimentos à nova diretoria empossada durante uma assembleia com a participação de mais de 80 membros. Meus parabéns”, disse.

Tavinho ressalta aumento da expectativa de vida do brasileiro

tavinhoO Vereador Tavinho (PT) comentou nas explicações pessoais, sobre o avanço da Aids entre os brasileiros mais jovens, de 14 a 20 anos. “Fala-se tanto que a Aids mata, que tem avançado perante os mais jovens. Por outro lado, temos notícias positivas em relação ao aumento da expectativa de vida dos brasileiros, que passou de 64 anos para mais de 74 anos. Essa melhora é resultado de mais qualidade de vida, mais saúde, inclusão social, melhores condições de condições, de alimentação, moradia e saneamento. Enfim, há coisas boas acontecendo também”, ressaltou.

Pinhais e Piraquara com elevado IDHM, segundo estudo da ONU
Outra boa notícia apontada pelo vereador é referente ao IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), dados divulgados pela ONU, recentemente. A pesquisa das Nações Unidas, conforme relatou o Vereador, aponta os municípios de Pinhais e Piraquara como detentores de um elevado IDHM. “O IDHM de Pinhais e Piraquara revelou-se altíssimo, segundo o último estudo divulgado na semana passada. Estão acima de 9.6. O que é mérito das gestões das duas cidades, que se mostram voltadas para promoção da qualidade de vida de seus habitantes. Esse IDHM altíssimo traduz-se em mais saúde, emprego, lazer, educação para a população”, analisou.

Fim do rodízio das funerárias
Ao comentar sobre os serviços funerários dos municípios da Região Metropolitana, Tavinho defendeu o fim dos rodízios das funerárias. “Pinhais segue o mesmo sistema de rodízio que Curitiba. Penso que as famílias têm direito de escolher a funerária que preferem. Quando ocorre o falecimento de um ente querido, acredito que, neste momento difícil, o mais correto, sensato e justo seja dar a opção de escolha do serviço funerário ao cidadão. É preciso rever esse sistema de rodízio em toda a Região Metropolitana de Curitiba”, defendeu.

Rosa Maria destaca entrega de títulos de Cidadão Honorário e Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

camara07A Vereadora Rosa Maria (PT) destacou na tribuna a sessão extraordinária realizada na quarta-feira (26/11), ocasião em que foi entregue três títulos de Cidadão Honorário de Pinhais: ao superintendente da Guarda Municipal, José Arildo; ao ex-delegado do município Fábio Amaro e ao Juiz e Diretor do Fórum de Pinhais, Dr. José Orlando. “Parabéns a esta Casa pela sessão solene e também aos homenageados. Trata-se de três cidadãos especiais na cidade, pela importância do trabalho que fazem na promoção da segurança pública”, congratulou.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
A Vereadora salientou que o município de Pinhais tem demonstrado grande empenho em atender às necessidades e direitos da pessoa com deficiência, através de diversas secretarias que têm feito um trabalho primoroso, por meio da Comissão Intersecretarial criada em 2011 para tratar dos direitos e questões referentes às pessoas com deficiência, sendo um instrumento fundamental para dar visibilidade a esses sujeitos de direito. Na área de educação, as escolas municipais também se destacam no atendimento às pessoas com deficiência, onde Salas de Recursos Multifuncionais garantem a inclusão e um apoio fundamental na melhoria do desempenho cognitivo das nossas crianças, refletindo no rendimento escolar. O município conta com profissionais qualificados para o enfrentamento a esses desafios. Sabemos que o quanto antes cuidarmos dessas questões em sala de aula, melhor será o desempenho desses alunos”, avaliou.

Avanço da contaminação por HIV
Nas explicações pessoais, a parlamentar discursou fazendo um alerta sobre os dados de contaminação por HIV no Brasil, divulgados por ocasião do Dia Internacional de Combate à Aids, em 01 de dezembro. “Fiquei muito preocupada com a divulgação dos novos dados do Ministério da Saúde, que atentam para um crescimento de mais de 50% de contaminação por HIV, entre jovens de 14 a 20 anos. O que está acontecendo com esses jovens? Sabemos que as novas gerações têm mudado seu comportamento, iniciando a vida sexual cada vez mais cedo”, afirmou.

Dados alarmantes sobre a Aids, em Pinhais
Rosa Maria defendeu o fortalecimento de campanhas preventivas, especialmente, em Pinhais, onde os dados revelaram-se alarmantes. “Enquanto no Brasil, a média é de 20 casos para cada 100 mil habitantes, em Pinhais, é de 37 casos para cada 100 mil habitantes. É uma situação gravíssima. Vale lembrar que a Aids é uma doença que não tem cura, apenas controle. Portanto, é preciso prevenir com campanhas educativas, nas escolas, nas famílias, entre a comunidade”, defendeu.

Binga agradece apoio recebido em rede social quanto à emendas não aprovadas

camara01O Vereador Binga (PPS) agradeceu pelas palavras na tribuna do Vereador Passarinho (PSC), que manifestou apoio ao colega em relação a duas emendas não aprovadas. “Temos dois anos de mandato, ainda. Nunca devemos perder o propósito e as nossas bandeiras. Além do Passarinho, agradeço pelos comentários da comunidade no Facebook, em relação às duas emendas minhas não aprovadas. Acredito que, no futuro, conseguirei aprová-las. São defesas que a gente não deixa nunca de colocar em pauta. Precisamos lembrar que os dois poderes, Executivo e Legislativo, trabalham em harmonia, sim. Mas constituem-se em dois poderes independentes”, colocou.

Copa Pinhais
O parlamentar parabenizou, nas explicações pessoais, a realização da Copa Pinhais, assim como as equipes campeãs: Selgo, Romanha e duas de Colombo. “A secretaria está de parabéns pela realização desse campeonato. O único porém foi a falta de público. Acredito que o evento poderia ter atraído mais público”, congratulou.

Títulos de Cidadão Honorário
A entrega dos títulos de Cidadão Honorário de Pinhais, na quarta-feira (26/11), em sessão solene na Casa, também recebeu comentários do Vereador. “É importante reconhecermos o valor de homens públicos que trabalham pela comunidade. Foi gratificante para mim, como vereador, reconhecer o valor dos três merecedores do título que muito fazem pela comunidade”, afirmou.

Campanha de combate à Aids
O parlamentar também teceu um breve comentário sobre o crescimento da contaminação por HIV entre os mais jovens. Em concordância com o discurso da Vereadora Rosa Maria, Binga disse que é preciso intensificar as campanhas de prevenção junto a escolas, igrejas e famílias. “É um assunto que tem de ser falado nesses locais. As campanhas têm de ser intensificadas. Uma boa notícia foi o que o Vereador Passarinho acaba de trazer, aqui na tribuna, que o vírus está se enfraquecendo, o que nos traz esperanças”, salientou.

Joãozinho anuncia compra de dois terrenos para construção de nova sede da Prefeitura

camara06O Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB) foi à tribuna para divulgar uma boa notícia, segundo ele, para o município, sobre a compra de terrenos pela Prefeitura. “Quando esta Casa de Leis foi construída, na gestão do Luizão enquanto presidente da Câmara, houve muitas críticas, por se tratar de terreno irregular. De fato, na época, o terreno ainda não pertencia ao Poder Municipal. Pois, hoje, anunciou que o terreno onde está construída a sede desta Casa de Leis, já está comprado e quitado pela Prefeitura. Bem como anunciou a compra de mais outros dois terrenos pela Prefeitura para a construção da nova sede do Poder Executivo Municipal. Trata-se de dois terrenos próximos à Câmara. Este aqui do lado, em frente à agência da Caixa Econômica Federal e outro atrás do Fórum, entre a Delegacia e o Corpo de Bombeiros. Estes dois terrenos abrigarão a futura sede da Prefeitura que o Prefeito Luizão pretende construir”, contou.
O parlamentar discorreu sobre o fato de a atual sede da Prefeitura, bem como suas secretarias, encontrarem-s e espalhadas em diversos endereços, dificultando o acesso da população. “Há muitos munícipes que sequer sabem onde fica a sede da Prefeitura. A distribuição das secretarias em diversas sedes, em endereços distintos, também complica a vida do cidadão. Unificadas numa única sede, tornarão o acesso facilitado aos cidadãos”, disse.

Obra orçada em R$ 20 milhões
A obra para a nova sede da Prefeitura, que ficará aqui perto da Câmara, está orçada em R$ 20 milhões, informou o vereador. “Os recursos para a obra serão provenientes de leilões que a Prefeitura deverá fazer para venda desses terrenos. Lembremos que na época em que o Luizão, enquanto presidente desta Casa, decidiu construir a sede própria do Poder Legislativo Municipal, muitos vereadores foram contra. Hoje, comprova-se que foi uma boa decisão. O terreno da Câmara já está quitado pela Prefeitura, na gestão do Luizão”, lembrou.

Silvio Star pede acessibilidade nos semáforos de Pinhais para a pessoa com deficiência

silvioO Vereador Silvio Star (PPS) lembrou em seu discurso na tribuna do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, criado pela ONU em 1998. Para o vereador, a data valoriza a compreensão dos assuntos relacionados à pessoa com deficiência, bem como mobiliza a sociedade para a defesa dos direitos, garantindo a dignidade e o bem-estar da pessoa com deficiência. “É uma data para difundirmos a consciência dos benefícios da integração da pessoa com deficiência ao nível econômico, social, político e outros”, disse.
Com a intenção de minimizar as dificuldades enfrentadas pela pessoa com deficiência, Silvio afirmou que propôs, em 2011, o projeto de lei aprovado na Casa que dispõe sobre a acessibilidade à pessoa com deficiência nos ambientes urbanos, públicos e comerciais. “É um projeto que prevê a implementação de obras que garantam a acessibilidade à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, a exemplo de rampas, e outros equipamentos em vias públicas, áreas de lazer, nos edifícios públicos e estabelecimentos comerciais. Tenho observado que a Prefeitura tem ampliado a acessibilidade no município, porém, ainda falta a implantação de semáforos equipados para guia ou orientação. Espero que a administração municipal, que já vem trabalhando nesse sentido, atenda ao meu pedido também e adapte os semáforos da cidade”, colocou.

Nova sede da Prefeitura precisa ser debatida
Nas explicações pessoais, Silvio manifestou sua posição em relação ao projeto da Prefeitura de construção do Paço Municipal, contendo a nova sede do Poder Executivo Municipal. “É de suma importância que o Legislativo analise e debata a fundo esse projeto. A princípio, eu não venderia dois imóveis de uma vez só para fazer a obra. Precisamos discutir bem esse projeto antes de votá-lo”, opinou.

Emendas no PPA
O Vereador também apresentou, ao concluir seu discurso, a série de emendas ao orçamento aprovadas na Casa, em segunda discussão e votação, nesta terça, entre elas, as que contemplam obras de asfaltamento e calçadas, construção da capela mortuária, uma pista de skate, três CMEIs (Jd. Karla, Perneta e Weissópolis) e a compra de um triturador de galhos para a poda de árvores. Além de duas emendas apresentadas por ele ao PPA (Plano Plurianual): uma para criação do Procon no município e outra instituindo o IPTU Ecológico, esta última juntamente com o Vereador Airton Passarinho (PSC).

Demétrio questiona leilão de dois terrenos para construção da nova sede da Prefeitura

camara02O Vereador Demétrio Tonon (PP) manifestou, nas explicações pessoais, sua preocupação com o projeto da prefeitura para construção da nova sede do Poder Executivo Municipal. “Não devemos votar a toque de caixa esse projeto. É preciso analisar muito bem suas implicações. A Prefeitura quer vender, por leilão, dois terrenos para construir em cima da metade de um. Trata-se de imóveis que constam na receita de 2015, não há necessidade de um processo célere”, alertou.

Vereador defende leilão de apenas um terreno
Demétrio argumentou sobre o possível equívoco de vender dois terrenos seguidamente quando, apenas um deles, poderia trazer recursos suficientes para a obra. Um terreno apenas conta com 11.800 metros quadrados. Considerando o valor que pesquisei, de R$ 2 mil o metro quadrado, a venda desse terreno sairá por R$ 23 milhões. O valor de uma obra pública, segundo me informei, está em torno de R$ 1.600,00 o metro quadrado. O projeto da sede prevê uma área de 8 mil metros construídos, o que sairia ao custo de R$ 16 milhões. Ou seja, apenas um terreno vendido poderia muito bem pagar a obra e ainda sobraria dinheiro”, calculou.
O parlamentar questionou a proposição da Prefeitura de venda de dos dois terrenos. “Por que vender dois imóveis antes de saber do resultado do primeiro leilão? Não vejo sentido. É precioso cautela. O Vereador Silvio Star não está sozinho neste alerta para termos cautela antes de aprovar esse projeto. Não sou contra a construção da nova sede. Preocupo-me mais justamente por estar inclinado a votar favoravelmente ao projeto, porque apoio a obra de uma nova sede da Prefeitura”, justificou.

Abertura de nova via
O projeto apresentado pela Prefeitura também prevê a abertura de uma nova via, a ser construída após a finalização da obra, na área atrás da futura edificação, continuou o Vereador. “Por que não fazer essa nova via antes do leilão, visto que deverá valorizar o terreno, que está em área de especulação imobiliária? Por que vender outro terreno, de 1.500 metros quadrados, que deverá trazer mais R$ 12 milhões? Que obra de 8 mil metros quadrados poderia custar mais de R$ 30 milhões, para ser necessária a venda de dois terrenos? Enfim, trata-se de uma importante obra, mas a que custo? Falta asfalto, calçadas em Pinhais. Não podemos autorizar uma venda que venha a dar prejuízo financeiro ao município, a exemplo do que aconteceu em gestões passadas”, questionou o parlamentar.

Vereadora Márcia Ferreira destaca o Dia Municipal de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência

camara04O Dia de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência recebeu atenção da Vereadora Márcia que falou da lei de sua autoria, a qual instituiu a data visando a mobilização da sociedade em defesa dos direitos da Pessoa com Deficiência, “No dia 3 de dezembro é comemorado o Dia Municipal de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O dia foi instituído no calendário oficial do Município de Pinhais por meio da Lei N° 1440/2013, projeto de minha autoria. O Objetivo é ampliar a discussão referente aos direitos e bem-estar social das pessoas com deficiência em nossa cidade”, explicou.
A parlamentar também parabenizou a comissão intersecretarial criada pela Prefeitura Municipal de Pinhais pelo trabalho conjunto entre secretarias, que objetiva dar visibilidade à questão da pessoa com deficiência e, ainda, comentou seu projeto que indica ao Executivo Municipal a criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. “Quero parabenizar aqui a Comissão Intersecretarial da Pessoa com Deficiência pelo trabalho que vem realizando em nosso município em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Para que possamos avançar nessa política, encaminhei um Projeto de Indicação ao Prefeito Luizão, sugerindo a implantação do Conselho Municipal da Pessoas com Deficiência que irá defender e ampliar a discussões referente a acessibilidade e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Também inseri no Plano Plurianual duas emendas que têm por objetivo a implantação de acessibilidade em nosso município”, completou.

Campanhas preventivas para combate à Aids
A vereadora Márcia Ferreira (PMDB) também abordou, nas explicações pessoais, o avanço da contaminação por HIV entre a faixa etária de 14 a 20 anos, no Brasil, conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde, por ocasião do Dia Mundial de Luta contra a Aids. “O Dr. Dráuzio Varela alertou para o crescimento absurdo dos casos de Aids entre os jovens de 14 a 20 anos, mais de 50%, em seis anos. Segundo ele, muita gente pensa que ninguém morre mais de Aids, que é só tomar os remédios e fica tudo bem. Mas a Aids é uma doença grave e precisamos desenvolver campanha para orientar nossos jovens sobre a importância do sexo seguro. Prevenir é o melhor remédio”, considerou.

Gilberto salienta aumento do IPVA e do pedágio, por parte do Governo do Estado

gilbertoO Presidente da Casa, Vereador Gilberto do PT, comentou sobre o desequilíbrio nas contas do Governo do Estado, o que tem se refletido em situações que ameaçam o bom andamento da gestão e trazem o aumento de impostos. “Por um lado, o Governo do Estado faz um acordo com as prefeituras para perdoar as dívidas dos municípios com a Sanepar, a exemplo de Pinhais, cujo projeto de lei aprovamos hoje em segunda discussão e votação. Por outro lado, encontra dificuldades em cumprir seus compromissos pela falta de recursos em caixa, a exemplo do risco de não pagamento dos 13º. salários aos servidores estaduais. Para cobrir esse rombo, o governador já anunciou aumento de 3,5% na alíquota do IPVA, além do aumento no valor do pedágio. Trata-se, aliás, do pedágio mais caro do mundo, passando a custar R$ 16,80, no mínimo, na rodovia Curitiba-Litoral. Enquanto que para as praias de Santa Catarina, cada pedágio está em torno de R$ 1,80. É um absurdo”, criticou.

Risco de fechamento da UEL
Gilberto lamentou a possibilidade anunciada na imprensa de fechamento da Universidade Estadual de Londrina (UEL). “A UEL corre risco de fechar as portas por falta de pagamento de energia elétrica. O Beto Richa foi reeleito, mas tem se revelado o governador ‘kinder ovo’, a cada dia, mais e mais surpresas. Foi reconduzido a um novo mandato, mas tem de governar para as pessoas. É muito preocupante o risco de a UEL fechar. Enquanto o governo federal investe na abertura de novas instituições de ensino, como o Instituto Federal aqui em Pinhais, o governador do nosso estado coloca em risco a manutenção de uma universidade”, lamentou.

Projeto para nova sede da Prefeitura
Quanto ao projeto de lei para construção da nova sede da Prefeitura, o Presidente da Casa defendeu a necessidade de análise rigorosa por parte da Câmara. “Considero de extrema importância estudarmos bem todas as implicações dessa proposição. Estamos aqui para fiscalizar a Prefeitura. Precisamos avaliar muito bem questões referentes aos valores de venda, abertura da rua e outras. Considero muito importante essa preocupação demonstrada aqui por alguns vereadores. Temos as comissões internas da Casa que deverão avaliar minuciosamente o projeto antes de votarmos. Se for de interesse do municípios, certamente aprovaremos”, considerou.

Airton Passarinho demonstra preocupação com avanço da Aids entre os mais jovens

camara05O Vereador Airton Passarinho (PSC) comentou, nas explicações pessoais, sobre o avanço da Aids entre a população mais jovem do país, entre 14 a 20 anos. “Os dados divulgados recentemente pelo Ministério da Saúde são realmente preocupantes. Porém, há a boa notícia, divulgada recentemente, de que o vírus HIV vem perdendo força, de acordo com as novas pesquisas, tornando-se menos agressivo. Fica a nossa expectativa que em breve possamos contar com um coquetel que promova um equilíbrio mais eficaz dessa doença, mas não podemos deixar de nos prevenir”, avaliou.

Dia do Taxista
A passagem do Dia do Taxista, em 30 de novembro, foi lembrada pelo parlamentar, que parabenizou a categoria. “Parabéns aos taxistas do município por desempenharem uma profissão em que é preciso coragem, vencendo o medo de ir e vir pela cidade, correndo diversos riscos. O reajuste na tabela foi autorizado pelo Prefeito Municipal através de Decreto em conformidade com a URBS, sendo uma reivindicação da categoria que mereceu atenção”.

Sessão solene
O Vereador também elogiou brevemente a confraternização na ATEPI, no último sábado (30/11) e ainda a sessão solene de entrega dos três títulos de Cidadão Honorário de Pinhais, respectivamente para o Superintendente da Guarda Municipal, José Arildo; para o Dr. Fábio Amaro, ex-Delegado de Pinhais e para o Diretor do Fórum do município, o Juiz Dr. José Orlando. “Gostaria de registrar os parabéns a esta Casa pela iniciativa e pela competente condução da Sessão Solene de entrega dos títulos. Agradeço aos Vereadores Márcia, Airton e Binga pelos discursos em nome de todos os vereadores que aprovaram as três honrarias”, agradeceu.

Emendas
Passarinho manifestou seu entristecimento, tal como o seu colega Vereador Binga, referente ao desejo de apresentar emenda para a farmácia 24 horas e UTI Neonatal. “É claro que nós, vereadores, ficamos sentidos. Com certeza, o desejo de cada um é ver nossos moradores com maior conforto possível. Também tenho desejo de ver um dia aqui no nosso Município uma UTI direcionada a pessoa idosa e uma casa lar. Temos que fazer isso mesmo, lutar pelo aclame da população”, afirmou.

Pesar
Já concluindo seu discurso, o vereador manifestou pesar pelo falecimento do Sr. Epaminondas Medina. “Meus sentimentos à família do Sr. Medina. Era uma grande pessoa, foi uma honra contar com a parceria dele nas festas que fizemos para as crianças no Weissópolis, eventos em que ele estava sempre nos ajudando”, finalizou.

Jane Carteira destaca requerimentos de 2014

janeA vereadora Jane Carteira apresentou até o momento 118 requerimentos que visam a melhoria do município de Pinhais. Dentre eles, estão pedidos de asfalto, lombadas, sinalização, melhorias para saúde, educação, obras, meio ambiente, entre outros. “Fico feliz em ver meus pedidos sendo atendidos e ajudando na melhoria da qualidade de vida dos munícipes de Pinhais”, disse Jane.
Além de requerimentos e ofícios, a vereadora também apresentou duas medidas modificativas, que falam sobre a construção de uma área de lazer no Bairro Vargem Grande e sobre a pavimentação asfáltica da Rua Olavo Bilac, também no Vargem Grande.
Também foram apresentados Pedidos de Providência para a pavimentação asfáltica no início da Rua Monteiro Lobato (próximo a Igreja Santa Rita); substituição e manutenção das tartarugas redutoras de velocidade entre a Avenida Iraí e a Rua Casimiro de Abreu; rede de esgoto na Rua Rio Pelotas e também na Rua Cassiano Ricardo, entre outros.
Jane ainda destacou os pedidos de roçada feitos ao departamento do meio ambiente e que foram atendidos, a maioria deles nos Bairros Vargem Grande e Weissópolis.

Dia da Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência
No último dia 3, a Vereadora Jane Carteira participou no CENFORPE do Dia da Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Segundo a vereadora, a atividade foi muito interessante, pois a organização do evento conseguiu mostrar a realidade das pessoas que sofrem com deficiência.
Jane comentou sobre um morador de Pinhais, chamado Henrique e que participou do evento dando o depoimento. Ele é surdo e destacou o Colégio Amyntas de Barros como um dos colégios mais capacitados onde estudou. Além de professores bem capacitados, o colégio possui uma integração entre “surdos e ouvintes”. “Gostaria de parabenizar o município por estar evoluindo cada vez mais. É gratificante participar de palestras onde vemos a realidade dos nossos moradores. O Henrique deu um depoimento emocionante e agradeceu ao Colégio Amyntas por estar preparado para atender alunos com necessidades especiais”, disse a vereadora.
Para finalizar, Jane também destacou a apresentação dos alunos da Escola de Educação Especial de Pinhais. “Foi tudo muito lindo e emocionante”, concluiu.

Pinhais cresceu e transposição da linha férrea é inevitável, afirma vereador Leonildo Gordo

O requerimento busca transpor a linha férrea em cruzamentos de ruas e avenidas principais de Pinhais. A travessia seria feita por trincheiras, com o objetivo de melhorar a mobilidade, evitando acidentes com pedestres e veículos.
A cidade só tem três passagens que ligam o centro aos bairros Maria Antonieta e Vargem Grande, na Avenida Iraí e Camilo de Lellis. Para o Vereador Leonildo, a cidade cresceu e se desenvolveu. O número de veículos aumentou consideravelmente. Sendo a Avenida Irai uma das principais ligações com a cidade de Piraquara, o resultado é um maior fluxo de veículos. Leonildo afirma que a participação dos munícipes, da concessionaria e dos governos seria a união perfeita para realização da referida obra.
Vale ressaltar também que as pessoas têm o direito de transitar pelas ruas e avenidas da cidade com total segurança.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)