quinta-feira, 18 de abril de 2024
Vereador Joãozinho volta a acusar Leonildo de realizar grilagem de terrenos

Vereador Joãozinho volta a acusar Leonildo de realizar grilagem de terrenos

Câmara Municipal de Pinhais

Sessão 16/09/2014

Vereador Joãozinho Ribeiro
Vereador Joãozinho Ribeiro

Na tribuna, o Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB) voltou a falar das divergências com Leonildo Sandri (PRB). O parlamentar continuou o discurso insistindo que Leonildo fez grilagem do referido terreno onde está situada a citada creche que a Prefeitura pretende ampliar. “O Leonildo fez a grilagem de um terreno que foi doado para a Prefeitura em 1978, pela proprietária de quem ele diz ter comprado o mesmo. Em 2005, ele comprou a posse desse terreno e fez uma construção irregular. A proprietária não poderia tê-lo vendido, pois já havia doado para a Prefeitura. Há parecer do Ministério Público sobre isso, que pede para que o Leonildo devolva o terreno. Tenho documentos que comprovam. A obra está irregular, e o MP é claro: imóveis públicos não podem ser requeridos por usucapião”, disse.

CPI

Nas explicações pessoais, o parlamentar dirigiu-se novamente a Leonildo, corrigindo-o. “O senhor está confundindo ataques com denúncias. Estou fazendo denúncias com provas. Já o senhor, acusou-me de fazer diploma falso e terá de provar. Vou pedir a esta Casa para instalação de uma CPI, com o objetivo de fiscalizar o Leonildo e a proprietária do terreno que o vendeu a ele”, finalizou.

Vereador Leonildo nega compra irregular de terreno

Vereador Leonildo
Vereador Leonildo

camara05 Vereador Joãozinho volta a acusar Leonildo de realizar grilagem de terrenosO Vereador Leonildo Sandri (PRB) foi à tribuna para rebater as denúncias de Joãozinho, que o acusou de realizar grilagem de terrenos. “Trata-se de acusações infundadas. Se o terreno foi vendido irregularmente, tem de criticar a antiga proprietária, não a mim. Comprei dois terrenos em 1991, paguei 17 anos de IPTU atrasados. Agora, a Prefeitura diz que é proprietária. Tenho alvará dos barracões, da empresa e escritura do terreno. Como a Prefeitura autorizou se era irregular?”, contestou.

Falso diploma

O parlamentar disse que foi provocado e xingado por Joãozinho na sessão passada. “Todos viram e temos imagens que o Vereador veio pra cima de mim me xingando de gordo, porco, sujo. Entrei com pedido nesta Casa , na Comissão de Ética, para apurar irregularidades no gabinete do Joãozinho. Eu não roubei dinheiro público. Mas, no gabinete do vereador, há um assessor para quem ele arranjou diploma falso de curso de capacitação em Florianópolis, para viajar com dinheiro da Câmara. Porém, o assessor passou quatro dias em Ponta Grossa. Descobriu-se que ele estava na casa da mãe. Foram R$ 880 pelas quatro diárias. O GAECO está investigando. Estou com meus advogados hoje, aqui. O senhor vai responder na Justiça por tudo o que falar de mim. A sua casa vai cair, Vereador”.

Motivação política

Nas explicações pessoais, Leonildo insinuou que as acusações de Joãozinho teriam motivação política. “Não sou candidato a nada em 2014. Do jeito que o Vereador me ataca, parece que sou. Gostaria de pedir perdão a todos aqui, e aos munícipes, pelas discussões na tribuna. Que Deus tenha piedade do Joãozinho. É um menino bom, mas destemperado. Agradeço aos meus eleitores pelo mandato. Meu dever de vereador é fiscalizar e cuidar do dinheiro público. Peço desculpas a todos se faltei com o respeito”, disse.

Vereador Airton diz que gostaria de ver Casa cheia pelos projetos e não pelas brigas entre Vereadores

Vereador Airton
Vereador Airton

O Vereador Airton Ferreira (PSC) disse na tribuna que gostaria de ver a Câmara lotada de munícipes e que estivessem interessados nos projetos de lei que seriam votadas, ao invés de estarem presentes para observar a rixa entre vereadores. “Hoje, a Casa esta com mais munícipes do que de costume. Temos um ditado que diz “Roupa suja a gente lava em casa”. A briga entre os vereadores Leonildo e Joãozinho tem atraído mais a presença do público. Há quem venha só pra ver esta casa pegar fogo”, observou.

Cultura e Servidores

Airton parabenizou a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer pelos eventos recentes, FECAPI, FETAEPI, mostra de corais, fanfarras, Feira do Livro e outros eventos. “A equipe sempre faz um belo trabalho e com empenho, trabalhando à noite e nos finais de semana. Merecem elogios pelo empenho. É importante sempre lembrarmos de todos os servidores de nosso município e o empenho em suas funções”, elogiou.

Harmonia

O Vereador novamente criticou a postura dos vereadores pela troca de acusações, que, para o vereador, estão usando a tribuna para desavenças pessoais. “Espero que a harmonia volte às sessões em plenário. Estamos aqui para trabalhar em prol do município, não para falar de picuinhas. Temos a Justiça para investigar as denúncias, assim como a polícia. Quem vem a esta Casa assistir às sessões quer nos ver trabalhando pelo povo”, defendeu.

Comissões internas

O parlamentar lembrou ainda a importância do trabalho das comissões da Casa. “Hoje, estamos com a Casa cheia de munícipes. É importante que todos saibam que antes de os projetos chegarem para votação em plenário já passaram por análise nas comissões internas. Muitos munícipes talvez não saibam disso e nos veem votar aqui, em plenário, muitos projetos e serem aprovados sem uma discussão mais aprofundada. Porém, os projetos já passaram pelas comissões internas e foi verificada sua legalidade e constitucionalidade. Hoje, na casa, existem três comissões: Justiça e Redação, a de Políticas Públicas e a de Fiscalização e Finanças. Cada comissão é composta de 05 vereadores e todos têm direito a voto, as vezes, temos divergências, isso faz parte da democracia. Nosso município está crescendo porque há essa parceria entre os vereadores desta Casa e a Prefeitura. Vamos dar continuidade a essa parceria que esta dando certo. Na próxima sessão, vamos focar nos projetos a serem votados e não em brigas”, pontuou.

Vereador Gilberto do PT salienta que Câmara deverá tratar briga de vereadores com transparência

Vereador Gilberto
Vereador Gilberto

O Presidente da Casa, Vereador Gilberto do PT, lamentou, nas explicações pessoais, os desentendimentos entre os Vereadores Joãozinho e Leonildo. “Infelizmente, esta Casa está passando por uma situação que gostaria que não estivesse. É bom lembrar que o ser humano é passível de erros e que perdoar é possível. Mas, pelo jeito, esse caso será resolvido na Justiça”, disse.

O Presidente da Casa afirmou e reafirmou, durante a sessão e também na tribuna, que a Câmara Municipal deverá tomar todas as providências sobre as consequências da briga entre os dois vereadores. “Tudo o que for para fazer, iremos cumprir. Esta Casa preza pela transparência. Não temos o que esconder da população. Nossa Procuradoria deverá encaminhar os pedidos dos vereadores em questão, cumprindo todos os requisitos e trâmites legais. E, se preciso , vamos instalar uma comissão de ética para investigar o caso. O Binga quer se eximir de participar. Mas, nossa obrigação como vereadores é representar os interesses do povo. Devemos grande respeito por quem nos colocou aqui: o eleitor”, ressaltou.

Valorizar coisas boas em Pinhais

O petista também destacou a matéria feita pela A Gazeta da Cidade de Pinhais em que concedeu entrevista sobre o trabalho das comissões internas da Casa, publicada na edição número 311.
Ao concluir, pontuou sobre a importância de valorizar os aspectos positivos do município e da atual a administração municipal. “De acordo com certas críticas, parece que não acontece nada de bom nessa cidade. Criticar é um direito. Porém, temos de reconhecer os avanços já obtidos. Não só na nossa cidade, mas no país, também”, analisou.

Vereadora Rosa Maria pede reflexão sobre educação para o trânsito

Vereadora Rosa Maria
Vereadora Rosa Maria

Vereadora Rosa Maria (PT) destacou na tribuna a realização da Semana Nacional do Trânsito, que teve versão municipal realizada em Pinhais. Rosa lamentou ainda o falecimento de um estudante de Pinhais, vítima de um atropelamento. “Nestes dias, perdemos um aluno, da Escola Arnaldo Busato, vítima de acidente de trânsito. O motorista estava alcoolizado. Sempre digo que a pior droga é o álcool. Que este triste acidente realmente sirva de reflexão sobre os valores que jovens e crianças cultivam, estando à mercê do uso de drogas e álcool. Expresso, aqui, meu lamento por esse fato triste”, lamentou.

Palestra sobre educação

A Vereadora parabenizou a Secretaria Municipal de Educação pelo II Encontro das APMF (Associação de Pais e Mestres), realizado na semana passada. “Parabéns à Secretaria pelo evento e por trazer a maravilhosa palestra do educador Marcos Meyer, sobre ‘Família, Sociedade e Escola’. O tema foi muito oportuno, em especial, quando lembramos que, na semana passada, tivemos o caso de violência de um aluno contra uma professora dentro de uma escola em Piraquara”, salientou.

Ideb

A parlamentar comentou, também, sobre os índices do Ideb em Pinhais. “O índice médio do município foi 5.8. Tivemos escolas que ultrapassaram essa média, atingindo 6.2, 6.5. Isso é resultado de muito investimento e comprometimento da Prefeitura e das escolas”, afirmou.

II Cantar e Encantar

Outro evento ressaltado por Rosa foi o ‘II Cantar e Encantar’, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, que teve como o objetivo estimular a sensibilidade musical dos alunos das escolas municipais. “Foi um sucesso este evento e se encaixa à proposta pedagógica da política municipal de ensino que é desenvolver a musicalização desde a Educação infantil”, pontuou.

Jogos Escolares da Juventude

Nas explicações pessoais, a Vereadora salientou a participação de Pinhais nos Jogos Escolares da Juventude, no último sábado, em Londrina. “Tivemos atletas de destaque no evento. Inclusive, dois atletas foram convidados para integrar a seleção brasileira de vôlei. Esse sucesso é resultado da política municipal de abordar o esporte como inclusão e também o esporte de rendimento, gerando atletas muito competitivos. Pinhais tem feito sua lição. Aliás, em 2015, teremos o Centro de Iniciação Olímpica, um investimentos de R$ 3 milhões do Governo Federal, que trará mais oportunidades aos talentos pinhaienses”, salientou.

Vereadora Márcia Ferreira destaca indicação para instituir o Conselho da Pessoa com Deficiência Pinhais

Vereadora Márcia
Vereadora Márcia

A vereadora Márcia Ferreira (PMDB), quando fez uso da palavra, comentou sobre uma indicação do projeto de lei que enviou ao Executivo e que visa instituir o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Pinhais – CMDPD. “Comecei a trabalhar nesse projeto quando ainda era Secretaria Municipal de Assistência Social, ele foi discutindo com sociedade e com entidades relacionada a luta pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência, nesse processo gostaria de destacar e agradecer a colaboração da Mariclei Mendes, assistente social do CRAS – Leste, da Louize da Rocha e de toda a Comissão Intersecretarial em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O Conselho tem como objetivo assegurar o pleno exercício dos direitos sociais e individuais da pessoa com deficiência em nosso município”, colocou.

II Noite dos Escritores

Márcia ressaltou a honra em participar da ‘II Noite dos Escritores’, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer por meio do Departamento de Cultura. “Foi um bonito evento. Tivemos a divulgação dos autores e suas obras. Na ocasião, foi enfatizada a importância da transformação do indivíduo por meio leitura”, contou.
A vereadora também elogiou a Biblioteca Municipal de Pinhais que, segundo ela, conta com um acervo de muita qualidade, o qual lhe serviu de fonte para sua monografia de conclusão de curso de graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal do Paraná – UFPR.

VIII Feira do Livro

Outro evento citado foi a VIII Feira Cultural do Livro, realizada no município. “A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer está de parabéns por esse evento. Na feira, houve diversas atrações como como oficinas literárias, contação de história, exposições, palestras culturais, e vendas de livros a partir de R$ 1,00, Um belo projeto para a cidade e os bairros. Pinhais realmente é a Cidade das Artes. Uma cidade que conta com muitos artistas e muita produção cultural”, pontuou.

IX Feira do Empreendedor

Márcia também parabenizou o Colégio Estadual Leocádia Braga Ramos, localizado no bairro Maria Antonieta, pela realização da IX Feira do Empreendedor. Parabéns a Direção, Coordenação, Professores e alunos do colégio por essa iniciativa. A Feira é um importante espaço para apresentação, divulgação e venda de produtos e serviços para os pequenos empreendedores”.

Eleições 2014

Nas explicações pessoais, a parlamentar comentou sobre a campanha do Senador Roberto Requião para o cargo de governo do estado. “Estou muito otimista com a campanha do Requião, a realidade das ruas se confronta com os números dessas pesquisas fictícias. Realizamos no último sábado uma carreata, muito bem sucedida aqui em Pinhais com a presença de diversas lideranças que com muito entusiasmos confirmaram seu apoio ao nosso candidato ao governo”.

Vereador Tavinho comenta desgaste com briga de vereadores

Vereador Tavinho
Vereador Tavinho

O Vereador Tavinho (PT) lamentou, na tribuna, durante as explicações pessoais, os desentendimentos entres os Vereadores Leonildo e Joãozinho. “Essa briga passou dos limites dos interesses políticos e partiu para o lado pessoal. É triste para nós, vereadores. Como representantes do povo, é desgastante trabalharmos nesse clima. Espero que essa postura seja modificada pelos dois vereadores”, lamentou.

Audiência pública

O petista também informou sobre a audiência pública a ser realizada pela Prefeitura no próximo dia 24 de setembro, convidando a população para participar. “Será a audiência pública de prestação de contas da Prefeitura. O povo está convidado a comparecer e tomar conhecimento sobre os gastos da Prefeitura, sobre onde os recursos públicos estão sendo aplicados. É muito importante que o povo venha”, convidou.

Vereador Silvio Star elogia ‘IV Feira do Empreendedor’

Vereador Silvio Star
Vereador Silvio Star

Quando fez o uso da palavra, o Vereador Silvio Star (PPS) parabenizou o Diretor da Escola Estadual Leocádia Braga Ramos, pela realização, no último sábado(14/09), da ‘IV Feira do Empreendedor’. “A expectativa é que continuem com essa feira muito produtiva para os comerciantes, que puderam expor seus produtos, divulgar suas empresas”, congratulou.

Lamento

O parlamentar expressou seu lamento pelas desavenças entre os Vereadores Leonildo e Joãozinho. “É um direito que eles têm de falar na tribuna. Porém, perder esse tempo com desavenças é prejudicial aos trabalhos legislativos. Essa conduta de ambos precisa ser revista. Iniciei meu primeiro mandato em 2009 e conseguimos fazer um trabalho excepcional nesta Casa até 2012. Até então, não havia esse tipo de desavença em plenário. Vamos focar em nosso trabalho legislativo”, discursou.

Emendas

Silvio citou o projeto de lei votado em plenário prevendo R$ 100 mil para a compra de equipamentos para os CMEIs. O Vereador acrescentou ainda que a Casa apresentou três emendas sugerindo a construção de três CMEIs, em 2015. “Estão previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2015 essas emendas. A expectativa é que a Prefeitura esteja atenta a essas emendas. A demanda por mais vagas nas creches é muito grande no município”, lembrou.

Vereador Binga destaca carreata com Beto Richa e demanda por calçadas

Vereador Binga
Vereador Binga

O Vereador Binga (PPS) elogiou o alto nível das campanhas dos candidatos do município Silvio Star (PPS), Rosa Maria (PT) e Marli Paulino (PDT). “Parabéns, continuem nesse alto nível. Estão fazendo uma campanha com muita maturidade e ética”, parabenizou.

Binga comentou sobre a carreata, no último final de semana, com o candidato à reeleição Governador Beto Richa (PSDB), no município. “Participei da carreata e no sábado tivemos também o aniversário do filho do Governador. Fomos muito bem recebidos em Pinhais. O eleitor pinhaiense é conservador. Gosta de ver maturidade e respeito no candidato. Moro aqui há trinta anos e há questões que a gente ainda não conhece sobre o eleitorado”, avaliou.

Calçadas

O parlamentar defendeu a necessidade de construção de mais calçadas no município, em especial, em regiões de forte comércio, como a Avenida Jacob Macanhan e a Avenida Iraí. “Nossos comerciantes são maravilhosos. Cuidam de seus estabelecimentos com muita dedicação e capricho. A cidade tem que avançar. Principalmente no quesito calçadas. Há uma demanda gigantesca por calçamento. Estive nessas regiões de comércio e os comerciantes pedem por calçadas”, afirmou.

Comissão de ética

Nas explicações pessoais, Binga avisou que se a Câmara instalar uma comissão de ética para o caso dos vereadores Joãozinho Ribeiro e Leonildo Sandri, não tem a intenção de participar. “Estou triste por essa briga dos dois. Sou amigo de ambos e fiz de tudo para que parassem. Se houver essa comissão, não gostaria de participar. Em 2000, participei de uma comissão de ética e foi muito desgastante. Atrapalhou o bom cumprimento de meu mandato”, contou.

Vereador Passarinho defende a construção de mais calçadas em ruas com grande fluxo de pessoas

Vereador Airton Passarinho
Vereador Airton Passarinho

O vereador Passarinho defendeu a construção de mais calçadas em ruas de comércio e comentou na tribuna sobre a demanda dos comerciantes por mais calçadas em regiões de comércio e grande fluxo de pessoas. “Penso que melhorar as calçadas aumenta a disposição para trabalhar e para o melhor atendimento aos usuários do nosso comércio. Sou comerciante há vinte anos e sei do trabalho que temos para manter um comércio. Nossos comerciantes são bastante dedicados. A construção de calçadas nessas regiões de comércio tem que ser tratada com atenção”, colocou.

Projeto de Lei

O projeto de Lei de sua autoria que foi sancionado, portanto já é Lei, e que prevê a identificação do portador de diabetes e hipertensão também foi destacado pelo vereador. “Parabéns à Secretária Adriane Jorge pela boa acolhida do meu projeto, esse projeto com certeza beneficiará os portadores de diabetes e hipertensão, pois trata da identificação aos portadores destas enfermidades. O lançamento deste projeto ocorrerá em novembro deste ano”, apontou.

Semana Antidrogas

Nesta semana foi realizada a entrega do troféu de reconhecimento e agradecimento pela participação para as escolas que participaram do Concurso de Frases da Semana Municipal Antidrogas e tiveram alunos premiados com o primeiro lugar. “Podemos constatar a satisfação e o agradecimento da Direção das Escolas respectivas por terem sido lembras”, apontou o vereador.

Homenagem póstuma

O Vereador Airton Pereira (PASSARINHO) – PSC, em nome do povo de Pinhais, manifestou seu profundo pesar pelo falecimento ocorrido no dia 31 de agosto de 2014, do Senhor EDENILSON MARCELINO.

Marcelino era morador de Pinhais e servidor da Prefeitura Municipal de Pinhais. Atuava como Motorista concursado desde 14 de abril de 2004, portanto a mais de 10 anos prestando bons serviços à nossa municipalidade.
É, pois, justa a homenagem póstuma, ao Senhor Edenilson Marcelino, que está a receber a saudade de sua Esposa Nadia Faria Marcelino, de sua filha, Nádia, seus netos, Gustavo e Miguel, e familiares.

Vereadora Jane Carteira destaca o baile da “Melhor Idade”

Vereadora Jane Carteira
Vereadora Jane Carteira

Nesta semana, a Vereadora Jane Carteira comentou sobre o Baile da Primavera das Prendas da Meia e Melhor Idade de Pinhais, que aconteceu na última quinta-feira (18), na Associação dos Funcionários da Sanepar.

Segundo a vereadora, é importantíssimo a população estar presente em eventos assim, pois incentiva os participantes. Além do tradicional desfile, o baile contou com música ao vivo. “Eu acho muito legal esta iniciativa. Quero parabenizar todos os envolvidos. Que eventos assim sejam sempre bem sucedidos e aconteçam com mais frequência,” disse Jane.Finalizando, Jane parabenizou a Senhora Valdique Costa da Silva, que foi eleita I PRINCESA do Baile de Primavera de 2014. “Que Deus conceda muita saúde e sabedoria para a dona Valdique, e que ela possa participar por muitos anos de eventos assim”, concluiu.

Jane Convida para audiência pública

Ainda aproveitando seu espaço, a Vereadora Jane Carteira convidou a população de Pinhais para participar, no próximo dia 24, da Audiência Pública de prestação de contas do 2º Quadrimestre de 2014, que será realizada na Câmara Municipal de Pinhais, às 19h30m.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress