Escrito em por

pinhais07

 

Os cuidados básicos com a saúde bucal estiveram em foco durante todo o evento

Na quinta-feira, dia 16 de abril, foi realizado pela Secretaria Municipal de Administração, por meio do Departamento de Gestão de Pessoal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o II Encontro de Prevenção e Promoção à Saúde Vocal e Saúde Mental do Profissional da Educação. A iniciativa reuniu profissionais do magistério e servidores da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer. A ação foi alusiva ao “Dia Mundial da Voz” comemorado na ocasião e promovido com a proposta de valorização e qualidade de vida dos servidores.

Este encontro com os profissionais que utilizam a voz como principal instrumento de trabalho teve a intenção de conscientizar que precisam estar atentos aos cuidados básicos com a sua saúde vocal, bem como, tratar a importância de adotar iniciativas que promovam o bem estar físico e psicológico no ambiente de trabalho.

No evento, os participantes assistiram duas palestras: o “Funcionamento da voz e orientações para o bom uso da voz”, com a fonoaudióloga Fernanda Ponce e a “Comunicação não violenta na construção de relacionamentos interpessoais sadios e duradouros”, com psicólogo e coach Ocimar Olivetti.

Segundo a fonoaudióloga Fernanda Ponce, no encontro foi trabalhado com os servidores a prevenção, o funcionamento e alguns cuidados com a voz. “Nós fizemos alguns exercícios vocais, um treinamento para proporcionar conhecimento. A ideia de trabalhar esta questão, no Dia Mundial da Voz, é levar essa consciência, conhecer a voz, saber como cuidar dela, para ela ter saúde e longevidade” afirmou a fonoaudióloga.

A segunda apresentação teve a intenção de trazer uma nova proposta na questão dos relacionamentos. O psicólogo e coach Ocimar Olivetti diz que embora na comunicação não violenta, as pessoas sejam passivas e pacíficas algo afastou isto delas, por isso a palestra traz algumas reflexões. “Este tema traz algumas reflexões sobre o que podemos fazer para reconhecer a necessidade dos outros, as nossas, para fazer observações sem julgamento, visando um relacionamento construtivo, consensual e duradouro. Não é só uma técnica é uma filosofia que faz todos pensarem. O maior benefício é a interação que traz entre as pessoas no seu dia a dia, seja no trabalho ou na vida pessoal” disse.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)