sexta-feira, 29 de março de 2024
Servidores de Curitiba contam com acolhimento emocional durante a pandemia

Servidores de Curitiba contam com acolhimento emocional durante a pandemia

curitiba01

 

Psicólogos do Departamento de Saúde Ocupacional da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal têm dado atenção especial aos servidores, durante a pandemia do novo coronavírus.

O serviço telefônico de acolhimento emocional, o TelePaz, oferece uma linha exclusiva para os servidores independentemente da secretaria que trabalham. O telefone é 3350-8200 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 18 horas.

“Os que nos procuram com sinais de ansiedade são principalmente os da Saúde, os da Fundação de Ação Social, que estão no enfrentamento à pandemia e, mais recentemente, os da Educação”, observa a psicóloga da gerência de psicologia e serviço social, Margareth Cristina Bolino, que coordena o serviço oferecido também para a população em geral. Os moradores de Curitiba podem ligar para o número 3350-8500, nos mesmos dias e horários.

Ela ressalta que o objetivo é acolher o servidor, trazer tranquilidade emocional. “O psicólogo até pergunta o nome e anota, mas essa informação não é repassada à chefia do servidor ou a outra pessoa. Tanto no acolhimento aos servidores quanto no da população, é garantida a confidencialidade. E se a pessoa quiser, não precisa dizer o nome”, declara.

Primeiro, ouvir

Psicóloga da Saúde Ocupacional há 16 anos, Erliete Alves Bernardi Melinski é uma das profissionais responsáveis pelo atendimento direto das demandas emocionais dos servidores.

“Procuramos ouvir primeiro, saber como o servidor está, por que ligou. Nós, na área de saúde ocupacional, buscamos sempre o acompanhamento para garantir a prevenção de situações mais sérias. Numa crise de ansiedade a pessoa pode ter vários sintomas”, comentou.

Outros serviços

Além do TelePaz, a Saúde Ocupacional tem feito o monitoramento daqueles servidores que já enfrentavam alguma questão emocional antes da epidemia e que estavam em acompanhamento. Geralmente este tipo de monitoramento é periódico e presencial. Com a pandemia, a solução encontrada foi manter a avaliação de cada um em conversas telefônicas.

“Esta é uma atividade de rotina da saúde ocupacional, que estamos dando atenção e continuidade neste momento de crise, como o que estamos vivendo”, afirma Margareth Bolino.

Ela esclarece ainda que os servidores que sofrem agressões físicas ou verbais durante sua atuação profissional ou no ambiente de trabalho, verificadas pelos médicos da perícia, também são monitorados.

“A abordagem psicológica para a prevenção do transtorno de estresse pós-traumático está sendo realizada atualmente por telefone por nós, psicólogos, que verificamos a evolução de cada servidor diante da experiência que viveu”, completa Margareth, que trabalha na área de saúde ocupacional com os servidores municipais há 15 anos.

Ela explica que tanto nos monitoramentos quanto na abordagem de prevenção do transtorno de estresse pós-traumático, o objetivo é identificar os aspectos emocionais que estão impactando diretamente no desenvolvimento das atividades profissionais.

Os profissionais verificam se os servidores mantém os tratamentos especializados indicados, orientam ou encaminham para acompanhamento psicológico ou psiquiátrico. “Neste momento de crise, devido à pandemia, temos um olhar ainda mais cuidadoso”, completou.

Serviço:

TelePaz – Acolhimento emocional

Para os servidores: 3350.8200

Para a população em geral: 3350.8500

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 18 horas

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress