quinta-feira, 28 de março de 2024
Secretaria Municipal de Educação de Pinhais realiza quarta edição do Encontro das APMFs

Secretaria Municipal de Educação de Pinhais realiza quarta edição do Encontro das APMFs

pinhais02

 

O objetivo foi de promover a discussão de como os participantes podem colaborar com as unidades de ensino na execução dos projetos político-pedagógicos

Na noite da última quarta-feira (15), a Secretaria de Educação de Pinhais reuniu associações de pais, mestres e funcionários e conselhos escolares. O evento teve o objetivo de promover a discussão de como os participantes podem colaborar com as unidades de ensino na execução dos projetos político-pedagógicos e nas ações gerais dessas instituições.

Estiveram presentes os membros desses órgãos representativos, além de autoridades e comunidade. Na abertura do evento os alunos do pré I, do Cmei Aprendendo e Crescendo fizeram um recital de poesias, orientados pela educadora Maria Pedra. Também se apresentou a comunidade da Escola Municipal José Brunetti, que integra o projeto de danças gaúchas, com o professor Francis.

A secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini, falou sobre a importância da participação da família no ambiente escolar. “Nós enquanto professores, e os diretores mais ainda, entendemos como é necessária a presença e esta aproximação dos pais. Precisamos muito das APMFs, temos presenciado projetos maravilhosos, resultantes desta parceria. Isso agrega na qualidade de ensino dos filhos, além de que eles valorizam muito a participação dos pais nas atividades”, afirmou a secretária de Educação.

Representando a Câmara Municipal de Pinhais, a vereadora Rosa Maria de Jesus Colombo destacou o incentivo à cultura, demonstrado por meio do recital de poesias. “Nossas unidades de ensino estão realmente construindo o conhecimento com estes meninos e meninas. Vejam, são alunos do pré I, crianças de até 4 anos e que já estão experimentando a cultura genuína do nosso país, como Pedro Bandeira. Esta é a demonstração de que a preocupação com a aprendizagem e produção cultural são prioridades nestas unidades. Quando família e escola andam juntas, este é o resultado que observamos”, defendeu a vereadora.

Também esteve presente no evento a representante do Núcleo Regional de Educação Área Metropolitana Norte, Maria Carolina Chiotti.

Palestra

Os participantes tiveram a oportunidade de assistir à palestra “Aprendizagem entre a família e a escola”, com a mestra em Psicologia da Educação pela PUC-SP, Isabel Cristina HierroParolin.

APMF e Conselho Escolar

A Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) e o Conselho Escolar, vinculados à escola, funcionam como órgãos de representação dos pais e professores na gestão da escola, em prol da qual trabalham sem fins lucrativos. São instâncias privilegiadas para fazer acontecer a participação efetiva dos pais na vida escolar. Desta forma, têm a possibilidade de contribuir de maneira fundamental para a melhoria da qualidade de ensino, por meio da democratização das discussões e decisões e do apoio efetivo às ações voltadas em atingir os objetivos das instituições de ensino.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress