terça-feira, 23 de abril de 2024
Secretaria de Segurança de São José dos Pìnhais prestou contas referente ao período 2018/2019

Secretaria de Segurança de São José dos Pìnhais prestou contas referente ao período 2018/2019

sjp01

 

O secretário de Segurança de São José dos Pinhais, Fabiano da Rosa, se reuniu com o Prefeito Toninho Fenelon para apresentar os levantamentos do período de 2018/2019, quanto as ações e índices relativos a criminalidade no município.

Segundo Fabiano, de 2017 para 2018, diminuíram todos os principais índices relativos à criminalidade, conforme dados da Secretaria do Estado de Segurança Pública (SESP), onde em 2017 ocorreram 92 homicídios na cidade, em 2018 foram 69, o que significa uma redução de 25%. No primeiro trimestre de 2018 ocorreram 21 homicídios enquanto no primeiro trimestre de 2019 foram nove (9) homicídios com uma redução de quase 60% das mortes.

Comparando os anos de 2017 e 2018 houve uma redução de 18,34% nos roubos e 10,75% nos furtos, conforme dados fornecidos pela 1ª Companhia da PMPR/SESP. Em 2018, em números relativos (homicídio x população) nosso município ficou na posição 111 de 399 (fonte SESP), mostrando uma melhora significativa e a possibilidade de baixar ainda mais esses índices, dando continuidade aos trabalhos e ações realizados pela Secretaria de Segurança.

Neste sentido, vale ressaltar que nos anos de 2018 e 2019 foi feito grande esforço para aprimorar a parceria e o trabalho em conjunto com a Polícia Militar do Paraná e com a Polícia Civil, e que sem este trabalho “com o único objetivo de atender com mais eficiência o cidadão, seria absolutamente impossível esta melhoria tão substancial no tocante à segurança do são-joseense”, comentou Fabiano da Rosa.

A prestação de contas dada ao prefeito destacou ainda que com um maior ganho de eficiência, a Guarda Municipal (GM) realizou em maio de 2019 mais de 90 prisões e encaminhamentos à Delegacia de Polícia, enquanto que em 2018 a média não chegou a 50, no mesmo período, o que reflete o resultado de um trabalho preventivo mais forte e que tem retirado das ruas tanto condenados com mandado de prisão em aberto, quanto criminosos em flagrante.

Fabiano da Rosa ressaltou que neste período, outros grandes avanços para a segurança pública de São José dos Pinhais foram a autorização por parte do Prefeito Toninho Fenelon, do Concurso para contratação de guardas municipais, o lançamento do aplicativo “153 Cidadão” e a descentralização da segurança por meio da inauguração da Base Comunitária de Segurança da Borda do Campo, que acontecerá nas próximas semanas. Outro ponto que merece destaque quanto ao fortalecimento da Secretaria de Segurança envolve uma nova parceria com o Governo Federal, entre outras iniciativas. Para o Prefeito Toninho, tais índices e conduta junto à segurança pública municipal, dão além de mais governança à administração, uma melhor qualidade de vida a todos são-joseenses.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress