quinta-feira, 25 de abril de 2024
Secretaria de Saúde de Pinhais reforça as ações de combate ao Aedes aegypti

Secretaria de Saúde de Pinhais reforça as ações de combate ao Aedes aegypti

pinhais01

 

Estiveram reunidos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias e demais representantes da Secretaria de Saúde, para debater o enfrentamento da microcefalia e dengue

A Secretaria de Saúde de Pinhais realizou um encontro com os agentes comunitários de saúde (ACS) do município, com o objetivo de repassar as determinações e orientações do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde relativas ao enfrentamento da microcefalia e dengue. Também participaram da reunião, que ocorreu na última terça-feira (2), agentes de combate às endemias (ACEs) e representantes das unidades de saúde.

O Ministério da Saúde declarou situação de emergência em Saúde pública Nacional e em virtude deste fato diversas ações foram deflagradas. “Em dezembro de 2015 houve a publicação da Portaria 2121/15, que altera a Portaria 2188/11 e reforça as atribuições dos membros das equipes de atenção básica e dos agentes comunitários de saúde no combate a vetores”, explica a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Vanessa Loyola Fontoura.

Segundo Vanessa, os agentes comunitários de saúde terão que inserir em suas visitas de rotina orientações e vistorias de combate ao vetor da dengue e eliminação dos possíveis criadouros do mosquito. “No momento mobilização é a palavra de ordem bem como a integração entre ACS e ACEs. Além disso, o combate ao mosquito Aedes aegypti deve ser uma ação contínua inserida na rotina da população”, reforça a diretora, que acrescenta ainda que os fiscais de Vigilância Sanitária também irão incorporar a vistoria para a dengue em suas ações de rotina.

Em Pinhais, diversas ações têm sido colocadas em prática e o trabalho já realizado pelas equipes da área da saúde, por exemplo, está sendo reforçado. Dentre as estratégias organizadas para o enfrentamento desta situação, no dia 6 de fevereiro, próximo sábado, o município participará da HORA H de combate ao mosquito. Neste dia, proposto pela Secretaria Estadual da Saúde, serão realizadas diversas ações educativas, e no dia 13 também haverá atividade. “Os fiscais de Vigilância Sanitária também a vistoria para a dengue em suas vistorias de rotina, além das ações diárias dos Agentes de endemias que não serão interrompidas.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress