quinta-feira, 18 de abril de 2024
Secretaria de Saúde de Pinhais divulga boletim epidemiológico de HIV/Aids

Secretaria de Saúde de Pinhais divulga boletim epidemiológico de HIV/Aids

pinhais08

 

As análises apresentadas permitem subsidiar o planejamento das ações de controle desse agravo

A Secretaria Municipal de Saúde de Pinhais elaborou a segunda edição do Boletim Epidemiológico de HIV/Aids 2017. O documento organizado pela Gerência de Infectologia e Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância emSaúde, tem como objetivo contribuir para o monitoramento dos casos de HIV eAids no município.

Segundo levantamentos, o Brasil tem registrado, anualmente, uma média de 41,1 mil casos deAids nos últimos cinco anos. As análises apresentadas permitem identificarmudanças no perfil clínico epidemiológico do HIV/Aids, subsidiando osgestores e coordenadores de unidades de saúde da famíliaque possibilitamadequações no planejamento das ações de controle desse agravo.

O que é?

Trata-se de uma doença crônica que atinge o sistema imunológico, podendo levar à morte quando não tratada. O indivíduo que sofre de Aids tem a sua imunidade enfraquecida contra as infecções ou tumores (câncer, por exemplo).

Como é transmitida?

A infecção da Aids se dá pelo HIV. A transmissão do HIV ocorre por meio do sangue, esperma esecreções vaginais, leite materno, ou ainda por meio de transfusão de sangue contaminado.

Como prevenir?

Para evitar a transmissão da Aids, recomenda-se uso de preservativo durante a relação sexual, uso de seringas e agulhas descartáveis, teste prévio no sangue a ser transfundido e uso de luvas quando estiver manipulando feridas ou líquidos potencialmente contaminados. As gestantes devem fazer o teste de Aidse começar o pré-natal o mais cedo possível.

Onde procurar atendimento?

O Centro de Controle de Agravos de Pinhais se tornou referência no diagnóstico e tratamento de doenças como HIV e outras doenças infectocontagiosas. Realiza a testagem rápida para diagnóstico, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. O resultado fica pronto em 30 minutos. Está localizado na Rua 15 de Novembro, 92, bairro Estância Pinhais. Telefones: (41) 3912-5399 ou (41) 3912-5308.

A testagem rápida também está disponível para as Unidades de Saúde da Família e Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, o que possibilita o diagnóstico precoce. Procure a unidade mais próxima de sua residência.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress