Escrito em por

pinhais01

 

Em meio à realidade enfrentada neste momento em todo o estado, são necessárias ações que demandam a cooperação de todos

A Prefeitura de Pinhais, por meio de diversas secretarias municipais, realiza uma série de serviços no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Contudo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é o principal setor envolvido e desde o início adota medidas que visam prevenir a transmissão do coronavírus, seguindo recomendações de órgãos de saúde de diferentes esferas.

Em meio à realidade enfrentada neste momento em todo o estado, são necessárias ações que demandam a cooperação de todos. “Sociedade e poder público devem trabalhar de forma coesa. Pedimos sempre a compreensão e cooperação da população para enfrentarmos esse período. Temos trabalhado constantemente no sentido de repassar informações precisas que levem à prevenção da doença”, ressalta a secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho.

Exemplo disso são as blitze sanitárias que buscaram conscientizar e orientar a população sobre as formas de prevenção da doença. Nesse tipo de ação é verificada a temperatura dos motoristas e passageiros e os ocupantes do veículo são questionados sobre os sintomas da doença, são orientados sobre a utilização de máscaras de proteção e recebem material informativo produzido pela prefeitura a respeito da Covid-19.

Além disso, são promovidas inúmeras campanhas que alertam para a necessidade dos cuidados preventivos e a importância do isolamento social. Também são pensadas estratégias para a preparação dos profissionais neste enfrentamento. E com o objetivo de intensificar as ações, na semana passada mais seis médicos começaram a atuar em Pinhais. Os profissionais generalistas estão atuando nas equipes de estratégia saúde da família nas unidades de saúde do município.

“Cada unidade de saúde se organizou de maneira especial para atender as demandas específicas relacionadas à Covid-19. Deste modo, podemos proteger os demais atendimentos realizados nesses locais e esse planejamento também ocorre na UPA”, explica a secretária Adriane.

Antes de procurar as unidades, a Semsa orienta a população para que entre em contato, via whatsapp, para evitar aglomerações. No entanto, ao apresentar sintomas, o munícipe tem disponível um canal exclusivo para atender dúvidas sobre o coronavírus por meio do número (41) 98814-6838, de segunda a sexta-feira das 7h às 19h. São atendidas tanto ligações como mensagens via Whatsapp.

Informações

Desde que o primeiro caso da doença foi confirmado em Pinhais, no dia 16 de março, a equipe da Semsa acompanha cada caso e toma todas as providências necessárias. Além disso, diariamente, atualiza boletins que informam a população sobre a situação do município no que diz respeito à doença.

E em relação à transparência na divulgação dos números e demais detalhes sobre a doença pode-se citar o Painel Covid-19, que é um relatório semanal onde é possível acompanhar os dados sobre casos confirmados e óbitos por bairro, sexo e faixa etária. Recentemente, a Semsa também passou a transmitir lives, realizadas todas as sextas-feiras, por meio da página oficial da prefeitura no Facebook. Nelas, os profissionais repassam à população diversas informações sobre o que está sendo feito em Pinhais para combater a pandemia.

Serviço

Em caso de dúvidas sobre o coronavírus acesse o site https://coronavirus.pinhais.pr.gov.br/ ou entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo número (41) 98814-6838, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Também há o atendimento 24 horas da Secretaria Estadual de Saúde pelo 08006444414 ou Whatsapp 3330-4414 e do Ministério da Saúde por meio do Telesus disque 136, Whatsapp (61) 9938-0031 ou pelo Aplicativo Coronavírus SUS.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)