quinta-feira, 25 de abril de 2024
Ruas sem placas de sinalização em Pinhais dificultam entregas de encomendas

Ruas sem placas de sinalização em Pinhais dificultam entregas de encomendas

por Noelcir Bello

IMG_5923

Nesta semana, após pedidos de moradores de alguns bairros de Pinhais, a reportagem do jornal A Gazeta Cidade de Pinhais foi conferir de perto a situação das placas indicativas de algumas ruas da cidade. Na oportunidade, foi constatada que muitas estão ilegíveis, devido ao desgaste do tempo, ou não existem.

Na verdade, esta reclamação já vem sendo feita há algum tempo por moradores que recebem o jornal em sua casa ou pegam em algum comércio. E para checar a informação, visitamos alguns pontos considerados mais problemáticos. Então, foi possível perceber que em alguns bairros as pessoas conseguem se localizar facilmente, porém, em muitas ruas, a sinalização antiga, colada nos postes, já se apagou devido a ação do tempo. E, a cada bairro visitado, o problema persistia.

No bairro Estancia Pinhais, por exemplo, próximo a Unidade Básica de Saúde, circulamos por cerca de oito quadras, sem encontrar o nome da rua por onde passávamos. Em outro extremo do município, no populoso bairro Jardim Claudia, consideramos a situação mais grave, pois ali ao perguntar qual era o nome da rua, nem as pessoas, que supostamente moram na região, sabiam informar direito. Vez ou outra foram encontradas alguma sinalização em esquinas mais movimentadas, onde estão destacadas aquelas placas azuis com um suporte próprio e adequado, segundo moradores.

De acordo com um morador do Jardim Claudia, que preferiu não ter seu nome revelado, a impressão é que cada prefeito coloca a sinalização que bem entende. “Parece que a Administração só se preocupa com as ruas principais”, criticou. Mais próximo ao centro da cidade, no bairro Vargem Grande, na rua Manoel Bandeira, quem aproveitou a nossa reportagem para reclamar foi um carteiro que estava sofrendo para localizar os endereços. “Não são raras as vezes em que precisamos circular muito pela região até localizar o endereço desejado, especialmente quando o carteiro é novo no setor”.

De acordo com alguns entregadores, em certos pontos, o maior problema é a numeração das casas, que está deficiente. Durante o percurso, encontramos ainda seu José Carlos, que trafegava com sua caminhonete a procura do nome da rua onde estava, para colocar no GPS, isso após ter errado o caminho por conta das obras na rodovia. “Já andei três quadras e ainda não faço ideia em qual rua e bairro estou”, reclamou José Carlos.

Após circularmos por diversos bairros, chegamos a conclusão que a cidade precisa de uma melhor sinalização, apesar de encontrarmos bastante placas novas em diversas esquinas do município.

 

Resposta da Prefeitura de Pinhais

A Secretaria Municipal de Obras Públicas-SEMOP trabalha frequentemente com a instalação de placas de sinalização no Município de Pinhais. Somente em 2015, foram colocadas mais de 2 mil placas nas vias da cidade, entre novas e substituições. Vale lembrar que todos os bairros são atendidos, no entanto uma série de fatores implica na manutenção frequente dos postes de identificação. Mesmo assim, todas as solicitações protocoladas serão encaminhadas ao setor responsável e as devidas manutenções serão programadas.

Depredação atrapalha

Cada vez mais comuns estão os relatos de depredações nestas placas, e com isso a Prefeitura investe valores significativos para a reposição destes equipamentos. Dinheiro este que poderia ser investido na aquisição de materiais para a sinalização de novos pontos, evitando acidentes, indicando ruas e espaços públicos e alertando a população como um todo. De acordo com a SEMOP, as placas baixas de sinalização de tráfego e as hastes com nomes das ruas são os principais alvos para o vandalismo.

População pode contribuir

Para diminuir estes gastos, a Prefeitura de Pinhais pede ajuda aos moradores do município. Caso perceba alguma ação suspeita, basta ligar para a Guarda Municipal de Pinhais e denunciar. Os agentes irão até o local, e, caso possível, evitarão que o dano continue. Com esta ajuda, o número de casos e o valor dos custos serão reduzidos.

Punição

Danificar patrimônio público é crime previsto no Código penal (Art. 163, Inciso III). Por isso, quem for flagrado em ato de vandalismo pode ser enquadrado por dano qualificado, que prevê pena de detenção de seis meses a três anos e multa correspondente a ação.

Serviço

Para denunciar a ação de vândalos, ligue para a Guarda Municipal de Pinhais no telefone 153.

Para informar a existência de placas ou outros materiais de sinalização danificados é só entrar em contato com a Secretaria de Obras Públicas pelo telefone 3912-5234.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress