Escrito em por

pinhais02

Apesar de ter dobrado o número de veículos licenciados no município, nos últimos dez anos, os congestionamentos diminuíram

 

As obras de melhorias no trânsito têm sido uma constante em Pinhais. Em diversos pontos do município é possível acompanhar trabalhadores conduzindo máquinas que levam Pinhais à transformação, quando paramos para pensar qual era o cenário encontrado na década passada.

Buscar alternativas que comportem as exigências da vida moderna é um dos grandes desafios do poder público. Por ser essencialmente urbano, o município sente as consequências do aumento na frota de veículos, por exemplo. Dados do DETRAN-PR mostram que, até junho deste ano, Pinhais registra 78.774 veículos licenciados nas ruas, sendo que há exatos 10 anos esse número era de 39.892, um aumento de quase 100%.

Para se adaptar às transformações, a Avenida Jacob Macanhan é uma das vias que mais sofreu mudanças ao longo dos anos. A duplicação foi realizada em diversas etapas e neste ano foi finalizada até o encontro com a Rua Pérola. A avenida também recebeu inúmeros serviços, como asfaltamento, melhorias no sistema de drenagem, calçadas em alguns trechos, além de rotatórias em quatro pontos da via. “As rotatórias estão sendo instaladas em Pinhais com o intuito de proporcionar mais fluidez e segurança ao trânsito, em vias que historicamente sofrem com congestionamentos, especialmente em horários de pico”, explica o secretário de Obras Públicas de Pinhais, Mario Stier.

Outra vantagem das rotatórias está ligada à redução dos custos se comparado ao semáforo. “Quando pensamos em bloquear o fluxo de um dos sentidos da via é comum acreditar que o semáforo é a alternativa mais viável, porém, podemos ter como referência do que vem sendo adotado por cidades européias, que também optam pelas rotatórias”, afirma Mario Stier.

A implantação de rotatórias tem se mostrado uma solução eficiente, de rápida instalaçãoe de custo reduzido, quando se intencionacontrolar o aumento do fluxo de veículos. “É visível que muitos pontos de congestionamentos no município já foram amenizados ou até nem existem mais, com a adoção das rotatórias”, declara o secretário.

Além da Avenida Jacob Macanhan, outras regiões com grande circulação de carros e pedestres também receberam esta alternativa de infraestrutura viária. Recentemente, na Rua Cairo, localizada no bairro Pineville, foi construída rotatória uma vez que esta será uma das principais travessias da Rodovia João Leopoldo Jacomel, e servirá de acesso para quem vem do município de Piraquara e de diversos pontos de Pinhais. Além disso, esta via será um cruzamento importante, ao ligar os bairros Vargem Grande e Pineville.

Redução da velocidade

Não podemos esquecer que a principal função da rotatória é oferecer mais segurança a quem trafega pela via e, para isso, é indispensável a redução de velocidade. Todas as rotatórias implantadas em Pinhais possuem ampla sinalização e indicam atenção aos motoristas, os quais devem dirigir com cautela.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)