Escrito em por

turismo05

 

DE FÉ E NATUREZA, FEZ-SE RONCADOR

Roncador é feita de natureza e fé. Da primeira, vem a principal fonte econômica do município, a agropecuária, e as belas paisagens naturais que servem de cenário para os praticantes de esportes radicais. Da última, as tradicionais quermesses da Igreja Católica, as festas típicas ucranianas e o título de Terra da Fé.

Juntas, natureza e fé impulsionam o turismo local. A cidade tem mais 25 atrativos turísticos em potencial, muitos em fase de estruturação, tanto na área urbana como nas comunidades rurais.

Os 12 mil habitantes, a maioria de origem eslava, esperam sua visita a esse bonito e acolhedor município do Centro do Paraná. É só chegar!

O QUE FAZER

PRESTIGIAR FESTAS E EVENTOS

O calendário local é agitado e registra eventos diversificados. A Festa da Colheita comemora a boa safra e aquece a economia da cidade. Já a Festa de São Nicolau é organizada pela comunidade ucraniana em homenagem ao santo.

No segmento esportivo, destacam-se o Enduro da Amizade, que reúne milhares de pessoas para caminhar por trilhas naturais, e o Rodeio da Amizade, com atividades campeiras, como montaria e tiro de laço.

CACHOEIRAS

Roncador é o lugar ideal para quem gosta de cachoeiras. Principal espaço natural do município, a Cachoeira Sassá é responsável por atrair muitos visitantes à região. Além dela, há também cerca de 30 quedas d´água espalhadas por propriedades particulares na zona rural da cidade. As condições de relevo facilitam o acesso a esses locais.

TRILHAS

Terra do Grupo Roncatrilha, o município costuma receber muitos motociclistas, que fazem trilhas radicais pelas estradas rurais que passam pelas cachoeiras.

DICAS

ORIGEM DO NOME

O curioso nome do município é uma homenagem a um volumoso rio da região, que produz forte barulho em dias de chuva.

PADROEIROS

A forte presença ucraniana fez com que Roncador, diferentemente de outros municípios da região, tivesse dois padroeiros, o católico São Pedro e o ucraniano São Nicolau. Por conta disso, a cidade tem dois importantes feriados em homenagem a eles: em 29 de junho, celebra-se São Pedro; e em 6 de dezembro, São Nicolau.

COMO CHEGAR

É possível chegar ao município pela BR-487, sentido PR-462. Os aeroportos mais próximos são o de Maringá, a 176 quilômetros, e o de Cascavel, a 185 quilômetros.

GASTRONOMIA

O prato típico de Roncador é uma herança ucraniana, o perohê ou vareneky, uma massa cozida, com variados recheios. Muitos dizem ser o prato típico mais “vegetariano” da região.

ONDE FICAR

Cidade-dormitório por falta do setor hoteleiro nas imediações, Roncador tem rede de hotéis e pousadas simples.

turismo04 turismo03 turismo02 turismo01

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)