Escrito em por

governo01

 

O Governador Beto Richa participou na terça-feira, dia 06, da posse do ministro Luiz Fux na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. O magistrado assumiu a cadeira do ministro Gilmar Mendes, que completou o período máximo de dois anos no cargo. A ministra Rosa Weber foi empossada como vice-presidente do tribunal.

O TSE é formado por sete ministros, três deles do Supremo Tribunal Federal, dois do Supremo Tribunal de Justiça e dois membros da advocacia. A presidência é ocupada por ordem de antiguidade entre os ministros do STF.

O novo presidente ficará à frente do TSE até agosto, quando completa o segundo biênio na corte e deverá deixar o tribunal. A vice-presidente assume então a vaga e preside as eleições de outubro.

Luiz Fux nasceu no Rio de Janeiro, é graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e foi o primeiro ministro do STF indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff. Ele foi um dos defensores da aplicação rígida da Lei da Ficha Limpa, aprovada em 2010, que impede a candidatura de políticos condenados por crimes por tribunais colegiados.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)