Escrito em por

pinhais01

 

O convite para estar à frente da formação foi feito pelo Ministério Público Estadual e pelo Ministério da Economia

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Controladoria Geral do Município (CGM), foi a responsável pela capacitação MEG-Tr – Modelo de Excelência em Gestão para as Transferências da União. A convite do Ministério Público Estadual e do Ministério da Economia, o controlador Geral do Município, Edson Luiz Gelinski de Faria; o gerente de Processo e Avaliação de Gestão da CGM, Lincoln Américo, e a servidora da Secretaria Municipal de Saúde, Solange Aparecida Maciel Pastro, capacitaram 194 municípios do Paraná. Cabe destacar que Pinhais possui um histórico de reconhecimentos e premiações, incluindo o Troféu Prata do Prêmio Paranaense da Qualidade em Gestão.

O modelo apresentado será obrigatório para todas as entidades que operam recursos da união, a partir do mês de julho. O município de Pinhais foi convidado para estar à frente do evento, uma vez que, na visão do Ministério da Economia, por seu histórico na aplicação do modelo de Excelência em Gestão estaria apto a contribuir com o conhecimento e experiência adquiridos pelas ações já colocadas em prática na Prefeitura.

Segundo a CGM, como resultado da capacitação no Paraná, foi proposta a definição de um calendário estadual para que cumpram com os objetivos definidos. “A proposta aqui para o Paraná, que foi o primeiro Estado a realizar a capacitação, seria também pensar em estratégias para chegar a todos os municípios que necessitem se enquadrar nas novas exigências”, explica Lincoln.

A ideia agora é que os municípios estejam alinhados neste sentido. “O engajamento e resposta dos municípios em relação à prática de gestão será um critério de avaliação e priorização. Então, é uma imensa mobilização que precisa ser feita e é um compromisso que deve ser assumido por estes atores. Inclusive, futuramente, será gerado um ranking nacional, um nível de gestão que vai ser considerado para definir políticas de priorização de investimentos”, ressalta Lincoln.

Curso de Multiplicadores

Anterior ao encontro de formação realizado no Paraná, Lincoln Américo foi o representante do Estado, também por convite do Ministério da Economia, no Curso de Multiplicadores do Modelo de Excelência em Gestão de Órgãos e Entidades que operam Transferências da União, realizado em Brasília durante o mês de fevereiro.

“O evento em Brasília teve a duração de três dias e reuniu cerca de 45 pessoas representando diferentes Estados brasileiros. Esse evento é um dos primeiros passos que o Ministério da Economia está dando no sentido de legitimar a plataforma Mais Brasil, sendo um dos primeiros atos mudar a Rede SICONV para a Rede Mais Gestão”, complementa Lincoln Américo. Neste sentido, o curso visou qualificar os atores dos Estados para esta nova proposta, que contará com a atuação dos coordenadores adjuntos em Excelência em Gestão.

“Minha indicação se deu por Pinhais já ter feito a adesão ao Modelo de Excelência em Gestão Pública desde 2010, e, portanto, tínhamos contato com os profissionais que atuam no Ministério, para trabalhar a temática da excelência em gestão. A partir deste encontro o compromisso é que cada Estado mobilize a rede de voluntários que trabalham com o tema. O Paraná já tem outra frente de trabalho por meio do Ministério Público, na pessoa da Promotora Dra. Maria Cecília. Logo, o Ministério, a Casa Civil, nós de Pinhais e outros órgãos compomos agora um grupo de trabalho para propor ações e encontros, dentro do Paraná”, explica Lincoln.

Segundo a CGM, por conta desta iniciativa do Ministério Público do Paraná, o Estado acabou sendo escolhido como o primeiro para fazer o evento de capacitação. Outros encontros já estão programados até o final do ano, sendo o Rio de Janeiro escolhido para a formação no mês de abril. “Mais uma vez Pinhais ficou em evidência por conta de o Paraná já ter algumas iniciativas também. Mantemos atividades regulares, já temos ações na área em prática. É um reconhecimento fantástico, também é uma responsabilidade muito grande, pois muitos representantes dos municípios já agendaram visitas a Pinhais”, finaliza Lincoln.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)