Escrito em por

greca01

 

Na sexta-feira, dia 8, o Prefeito Rafael Greca e a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, lançaram, no Salão de Atos do Parque Barigui, a quarta fase do aplicativo Saúde Já Curitiba. Na nova atualização da ferramenta – já disponível na App Store (celulares com sistema iOS), na Play Store (aparelhos com sistema Android) e pelo site saudeja.curitiba.pr.gov.br –, houve a inclusão das funções Meu Pré-Natal e Urgências.

O lançamento faz parte da agenda de comemorações do aniversário de Curitiba, neste mês de março.

Com a função Meu Pré-Natal, as gestantes poderão ter acesso a informações sobre todas as fases de desenvolvimento do feto, galeria de imagens, respostas a dúvidas frequentes e calculadora de contrações, que avisa qual é o momento correto de ir para a maternidade na hora do parto.

Além disso, para as gestantes acompanhadas pela Rede Mãe Curitibana Vale a Vida, será possível acessar a agenda do pré-natal e informações sobre a maternidade de referência, incluindo um tour virtual pela instituição a que estão vinculadas.

Na função Urgências, a nova atualização do aplicativo disponibiliza orientações sobre como proceder em caso de acidente de trânsito com vítimas e orientações diante de urgências clínicas e odontológicas, violência sexual e contato com HIV.

“O aplicativo Saúde Já Curitiba ganha agora sua versão 4.0. É um instrumento de democratização da informação para a saúde”, afirmou o prefeito.

“Desde que foi lançado o aplicativo Saúde Já Curitiba demonstrou o vanguardismo de Curitiba em inovação em saúde. E a cada nova atualização a ferramenta fica ainda melhor e mais completa”, completou a secretária municipal da Saúde. “É o acesso à saúde na palma da mão.”

Histórico

Desde março de 2017, quando foi lançado, o aplicativo Saúde Já Curitiba contabiliza 3,5 milhões de acessos e 476 mil agendamentos realizados.

O aplicativo disponibilizou inicialmente o agendamento do primeiro atendimento com a enfermagem – o usuário é direcionado depois deste atendimento para o serviço que necessita. A partir de novembro de 2017, na segunda fase, o aplicativo também passou a oferecer agendamento do atendimento odontológico, entre outras facilidades.

Na terceira fase, lançada em abril de 2018, a ferramenta passou a oferecer a carteira de vacinação virtual e a confirmação de consultas especializadas e exames, entre outras facilidades.

A ferramenta, idealizada pela gestão do Prefeito Rafael Greca, foi desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, em parceria com o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), no âmbito do Vale do Pinhão, o movimento da Prefeitura e do ecossistema para levar a inovação a toda a capital.

Em 2018, o aplicativo Saúde Já Curitiba foi campeão do Latam Smart City Awards, premiação internacional do México que celebra iniciativas para tornar as cidades mais inteligentes. O app da Prefeitura concorreu na categoria Transformação Digital e conquistou o primeiro lugar entre mais de 70 projetos criados por governos, empresas, centros de pesquisa e startups de países latino-americanos.

Presenças

O evento de lançamento contou com uma palestra do consultor nacional de análise de situação em saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), Juan Cortez Escalante, e do diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira.

Participaram também representantes das maternidades que integram a Rede Mãe Curitibana Vale a Vida; a representante do Conselho Municipal da Saúde de Curitiba, Maria Lúcia Gomes; o cooordenador da Rede Mãe Curitibana Vale a Vida, Edvin Javier Boza Jimenez; o vereador Edmar Colpani; a vereadora Maria Letícia; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; e a representante da Sociedade Paranaense de Pediatria, Kerstin Taniguichi Abage.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)