Escrito em por

Morro

 

O município de Quatro Barras está sediando a 8ª edição da Semana da Montanha do Paraná. Abrindo o cronograma de atividades, o evento realizado pelo Clube Paranaense de Montanhismo em parceria com a Prefeitura Municipal e parceiros, teve início na segunda-feira, dia 16, com palestras sobre o histórico do montanhismo e do alpinismo, e sobre a escalada em rochas e suas modalidades.

Na terça, estiveram em pauta a escalada esportiva como esporte olímpico, escaladas no campo escola de montanha do Anhangava e no Parque Nacional do Yosemite, na Califórnia, com a presença dos palestrantes Willian Feitosa Vieira, Ronaldo Franzen Nativo e Irivan Burda.

Na quarta-feira, Waldemar Niclevicz falou sobre o Ambiente de Alta Montanha. Já Erminio Ginatti comentou sobre as escaladas no Marumbi e Camila Macedo abordou as escaladas de blocos. Todos os eventos aconteceram no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Quatro Barras.

Na quinta-feira, à partir das 19h, estão programadas novas palestras e rodas de conversas. Entre os temas estarão socorros urgentes em locais remotos, com representantes do GOST – Grupamento de Operações de Salvamento Tático do Corpo de Bombeiros; a apresentação da Unidade de Conservação Parque Estadual da Serra da Baitaca, com servidores do IAP; e os 13 cumes mais altos do Brasil, demonstrados pelo professor do Instituto ETIBAJI, Édio Furlanetto.

Na sexta-feira, dia 20, a troca de conhecimentos vai discorrer sobre o vôo de montanha, a escalada tradicional e as escaladas na Patagônia, encerrando o ciclo de palestras. No sábado, dia 21, iniciam as etapas práticas. Às 8h haverá atividades na montanha, com guias do Clube Paranaense de Montanhismo, nos períodos da manhã e da tarde. Às 9h acontece o Seminário de Mínimo Impacto – Abertura e Manutenção de Vias de Escalada em Rocha; e das 10h às 17h haverá muro de escalada no pátio da Secretaria Municipal de Educação.

O evento encerra no domingo, dia 22, com novas atividades na montanha a partir das 8h e um desafio para as crianças no muro de escalada instalado no pátio da Secretaria de Educação.

Em tempo: Participe da programação! A rodada de palestras acontece na Rua Nilo Fávaro, nº 100, no Centro de Quatro Barras. Mais informações: (41) 3671-8879.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)