Escrito em por

turismo04

 

A região é repleta de cachoeiras, saltos e belas paisagens; cenário ideal para o turismo de aventura e contemplação

Pequena cidade do interior do Paraná, Prudentópolis é famosa por suas mais de 100 cachoeiras. E o mais impressionante é que muitas possuem mais de 100 metros de altura e despencam de lindos paredões rochosos, tão altos que a água se transforma em névoa antes de tocar o solo.

Para se ter uma ideia da grandiosidade do local, duas das dez maiores cachoeiras do Brasil estão aqui: o Salto São Francisco (com 196 metros) e o Salto São Sebastião, (com 130 metros). Detalhe: Em uma formação raríssima, existe outra cachoeira exatamente em frente ao Salto São Sebastião, o Salto do Mlot.

Ainda não se surpreendeu? Então segura essa: O Salto do Mlot também tem mais de 100 metros de altura! E não para por aí. Andando pelas estradas de terra, rumo à Comunidade de Vista Alegre, no interior do município, avistamos outros dois gigantes em mais uma formação rara: o Salto Barra Grande e o Salto Fazenda Velha, ambos com mais de 100 metros, e embora fiquem a mais de 1 km um do outro, quando vistos da estrada, parecem estar lado a lado, o que lhes garantiu o apelido de Saltos Gêmeos!

As principais cachoeiras de Prudentópolis são acessíveis por trilha e possuem mirantes de onde se pode observar toda sua beleza do local.

Não bastasse essa overdose de natureza, a cidade ainda é rica em história e cultura. Fundada por ucranianos, o município até hoje mantém viva muitas tradições, que podem ser encontradas na arquitetura, nos pratos típicos, nas mais de 100 igrejas belíssimas, espalhadas pelas comunidades do interior; e principalmente nas pessoas.

Destino incrível e ainda pouco conhecido pelos brasileiros, a região com cachoeiras de tirar o fôlego e que já conta com bons serviços de hotelaria, restaurantes, guias e agência de turismo para quem busca mais comodidade.

Para os aventureiros de plantão, fica o convite para conhecer Prudentópolis, a terra das cachoeiras gigantes, e percorrer trilhas por paredões que levam a mirantes com vistas de tirar o fôlego até mesmo dos viajantes mais experientes.

turismo09 turismo07

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)