Escrito em por

pinhais02Após participarem de uma capacitação, que faz parte do Projeto de Inclusão Social da Pessoa Idosa, os alunos receberam os certificados de conclusão. A iniciativa contemplou 52 pessoas e foi promovida numa parceria entre a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e a Secretaria de Assistência Social de Pinhais.

Durante o curso, os participantes tiveram acesso a noções gerais sobre informática e a respeito das mídias sociais. As aulas ocorreram no complexo Caic, localizado no Bairro Maria Antonieta. Para o coordenador do Projeto, Antônio Carlos Schimaleski, este tipo de inclusão é prevista no estatuto do Idoso. “O código prevê em um dos seus artigos que é obrigação do poder público fornecer informações, inclusive tecnológicas, à pessoa idosa, por meio da realização de cursos com conteúdos adaptados, de forma a familiarizá-los com os recursos de computação”, explica.

Pinhais foi o 30º município do Paraná a receber o projeto, que já beneficiou 1.500 pessoas. Durante a entrega da certificação, a secretária de Assistência Social de Pinhais, Rosangela Batista, destacou o quão importante é possibilitar o acesso ao conhecimento. “Este certificado representa um passo importante na vida destas pessoas que já ensinaram tanto durante suas vidas e agora também merecem adquirir mais este conhecimento”, destacou Rosangela.

Também presente na solenidade, o prefeito Luizão Goulart enalteceu a parceria com a Celepar, a qual oportunizou mais este aprendizado aos idosos de Pinhais. “Vocês que estão aqui hoje recebendo o certificado tiveram muita coragem e disposição, e merecem nossa admiração. Continuem investindo em conhecimento, pois nunca é tarde para aprender algo novo”, disse Luizão.

O presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, também destacou a parceria com a Prefeitura de Pinhais e a acolhida por parte da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social. “Vivemos em um mundo globalizado e temos sede pelo saber, esta capacitação é importante no sentido de possibilitar que vocês consigam acompanhar tudo que está ocorrendo ao nosso redor”, declarou o presidente da instituição responsável pela capacitação.

Importante também neste processo é a ampliação da rede de relacionamentos da população idosa. Segundo Mercedes de Andrade, 67, a iniciativa lhe traz benefícios no que diz respeito ao aperfeiçoamento dos conhecimentos. “Quero aprender mais sobre como manusear o computador. Participo de uma rede social e isso me torna mais próxima das pessoas”, afirma.

Como forma de homenagear os colegas, professores e a cidade de Pinhais, o aluno João Adelmar Martins, preparou dois poemas, os quais podem ser conferidos no site da Prefeitura (pinhais.pr.gov.br).

Presenças

Além das autoridades já citadas, estiveram presentes na certificação o presidente da Câmara de Vereadores de Pinhais, Gilberto Hartkopf, além dos vereadores Silvio Star, Cecília Padovan, Oswaldo da Igreja, Leonildo Gordo e Ari Valdir. Presente também a aluna e representante da Pastoral da Pessoa Idosa de Pinhais, Joseli dos Santos Dias.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)