Escrito em por

pinhais04

 

Desde o ano de 2012, Pinhais aderiu ao programa do Governo Federal intitulado Educanvisa. No município, a iniciativa realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), é desenvolvida pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Educação. O projeto possui como objetivo principal estimular a mudança de hábitos e atitudes nocivas à saúde das pessoas, em casa e na comunidade.

A iniciativa prepara os profissionais da rede municipal de ensino e de Vigilância Sanitária para que possam disseminar conceitos de saúde, que tenham relação direta com o trabalho da Anvisa, como a prevenção aos riscos associados ao consumo de medicamentos e de alimentos industrializados.

“A Vigilância Sanitária com a missão de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde da população, e a escola, que cumpre a sua função de educar e preparar as crianças para a vida adulta e pública uniram-se para desenvolver o projeto Educanvisa no município de Pinhais”, explica Maria Thereza, gerente da Vigilância Sanitária de Pinhais.

Durante o ano de 2016, algumas escolas municipais participaram, foram elas: Escola Municipal Aroldo de Freitas – 1º e 2º ano, orientadas pelas professoras Cristiane Coradin e Luciola; 31 de março – 5º ano, professora Márcia Tarouco; Poty Lazzarotto – 5º ano, professora Marilane Domingues; Thereza Correa – 1º ano, professora Thaisa Milene; Cândido Portinari – 3º e 5º ano, professora Claudia Koshima.

Os assuntos abordados foram divididos por faixa etária, sendo dois temas trabalhados em cada turma: Promoção da Cultura da Paz, em todas as turmas, durante o 1º semestre. Já no 2º semestre as temáticas foram divididas da seguinte maneira: 1º ano – Alimentação e Hábitos de Vida Saudáveis; 2º ano – Combate a Dengue; 3º Ano – Vigilância Sanitária; 5º Ano – Sexualidade.

Para o próximo ano, a intenção da Vigilância Sanitária é de que ainda mais unidades de ensino integrem o projeto. Com o objetivo de divulgar a iniciativa, alunos participantes do Educanvisa apresentaram alguns dos trabalhos desenvolvidos durante este ano, para as professoras que estiveram no seminário de encerramento do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC.

Destaque em Brasília

Recentemente, representantes das secretarias envolvidas estiveram em Brasília para dividirem experiências com outras cidades brasileiras que desenvolvem o projeto. Do Paraná, Pinhais foi a única cidade presente. “Durante o encontro foram apresentados diversos relatos de experiências sobre a execução do projeto. O município de Pinhais realizou a apresentação do trabalho: Jogo Twister de medicamentos.

Pudemos conhecer diversas experiências exitosas que poderão ser aplicadas em nosso município nos próximos anos de projeto”, destacou Maria Thereza.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)