Escrito em por

pinhais06

 

O projeto Veterinário Mirim é uma parceria das Secretarias do Meio Ambiente, Educação e Saúde que acontece nas Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil do município

Com a proposta de levar informação, conhecimento, e principalmente, proporcionar contato e conscientizar sobre a importância da guarda responsável de animais, é promovido em Pinhais o projeto Veterinário Mirim. Neste ano, o tema da iniciativa é “Nosso papel no mundo em relação aos animais”. A ação é uma parceria das Secretarias do Meio Ambiente, Educação, Saúde e Universidade Federal do Paraná (UFPR) que acontece nas Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil do município.

Recentemente, as atividades do Veterinário Mirim aconteceram no Centro Municipal de Educação Infantil João Batista Costa, no bairro Vargem Grande, com crianças das turmas do infantil cinco, com idade de 4 a 5 anos. Os alunos tiveram palestras com veterinário e contatos com diferentes bichinhos: cachorro, calopsita, cavalo, furão, galo, gato, periquito, ratinho e tartaruga.

A diretora do CMEI, Ana Rita Lisot Oneda, relata que na última semana o médico veterinário Edimar Zanotto esteve na escola e fez duas palestras abordando os cuidados de proteção, alimentação, além de ouvir os alunos sobre os cuidados que tem com seus animaizinhos de estimação em casa. A diretora destaca que a iniciativa ganhou maior proporção devido ao apoio que tem recebido. “A comunidade está contribuindo bastante. O projeto foi divulgado na escola, as crianças chegaram em casa, contaram aos pais e as famílias estão ajudando. Eles nos ajudam dando indicações: aquela pessoa tem tal bichinho, aquela outra tem tal animal. Todos estão se mobilizando. Só para ter uma ideia, a vinda do galo, do gato e da tartaruga foi de uma única família de um aluno da escola”, comentou a diretora.

Na sexta-feira, dia 29/03, quem visitou o CMEI foi o boi “Chiquinho”. O boizinho é de uma família que mora na região. A professora Ângela Fukuda diz que conversaram com o proprietário que deixou “Chiquinho” ficar um dia na escola. Ela frisa que a vinda de animais no CMEI tem gerado momentos especiais. “Para os alunos é um momento que defino como mágico e inacreditável. Isto se vê no olhar e no sorriso deles. Está sendo muito bom e gratificante. O projeto está tomando grande proporção. Hoje quando trouxemos o boizinho, eles ficaram admirados, não acreditavam que o animal estava na escola” falou a professora.

O projeto vem se desenvolvendo e na opinião da diretora os resultados e a aprendizagem têm sido nítidos. “Percebemos que os principais aprendizados que as crianças tiveram no Projeto Veterinário Mirim foram as questões dos cuidados com os animais e a não maltratá-los. Eles estão tendo uma outra visão. Até tivemos um momento curioso. Na palestra com o veterinário eles falaram todos os cuidados que se deve ter com o animal. Tudo que o veterinário perguntava, eles sabiam responder. Ficamos impressionados. Por isto, damos todo esse apoio para que o projeto aconteça na escola, porque este envolvimento faz parte da educação e gostamos de ver este resultado”, afirmou.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)