Escrito em por

campina01

 

O objetivo foi sensibilizar sobre a melhora da qualidade da alimentação dos alunos e seus familiares

Buscando garantir que crianças e adultos se alimentem de maneira mais saudável, a Prefeitura de Campina Grande do Sul implantou um projeto piloto na Escola Municipal Lucídio Florêncio Ribeiro.

O projeto “Mudando Hábitos e Preferências no Paladar” foi realizado com as turmas do 5ºs anos da Escola. O objetivo foi sensibilizar sobre a melhora da qualidade da alimentação dos alunos e seus familiares, apresentando opções de hambúrgueres artesanais e seus acompanhamentos, como maionese e ketchup.

O hambúrguer foi escolhido devido ser um alimento consumido com frequência pelos alunos dos 5ºs anos. Para tentar modificar esse quadro, foi proposto o projeto, visando uma melhora na qualidade nutricional por meio do consumo de alimentos ricos em nutrientes.

Os alunos participaram de atividades relacionadas com o tema de alimentação saudável, com orientações e palestras da nutricionista Laurita Cugler, idealizadora do projeto, ao lado da coordenadora pedagógica Lismari Bontorim Giacomitti. O objetivo do projeto é buscar a mudança na realidade de uma alimentação baseada em industrializados e oferecer opções saudáveis, de forma que os alunos adotem estes hábitos também em suas casas.

O projeto de alimentação saudável foi resultado de pesquisa e planejamento, com comparação da tabela nutricional do alimento industrializado e o artesanal proposto pelo projeto. Os alunos participaram da produção e degustação de receitas saudáveis no ambiente escolar.

O programa foi concluído com a participação dos pais em uma oficina de receitas saudáveis, com a preparação de uma receita de hambúrguer, onde eles receberam um livro com receitas que poderão inserir no cardápio da família.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)