quinta-feira, 25 de abril de 2024
Profissionais de Pinhais redobram a atenção no combate à dengue

Profissionais de Pinhais redobram a atenção no combate à dengue

pinhais05

 

O Departamento de Vigilância Ambiental destaca que pequenas ações podem colaborar com a prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti

Nos últimos meses tem sido frequente o noticiário informar sobre o aumento do número de casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, como Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Essa situação também chama a atenção dos profissionais de Pinhais. Segundo informações do Departamento de Vigilância Ambiental, no último ano, foram encontrados no município mais de 63 focos do mosquito.

De acordo com a gerente de vigilância ambiental, Cristiane Barros, os mosquitos se desenvolvem em locais simples. “Vaso sanitário, balde, pneus, calhas, poças d’água, lonas, para-choques, baldes, tambor, pratos de vasos, entre outros. É necessário que a população fique atenta com isso e que evite ponto de água parada para que o mosquito não se crie”, orienta.

Em Pinhais, existe o programa municipal de combate a dengue, onde os agentes de combate a endemias, do Centro de Controle de Zoonoses, realizam periodicamente o controle de vetores e entre eles, o mosquito transmissor da Dengue. Com isso são realizadas visitas a pontos estratégicos para levantamento de índices que auxiliam no controle.

O que é a Dengue?

É uma doença grave causada por um vírus, que é transmitido aos seres humanos pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti.

Como é o mosquito Aedes aegypti?

É um pouco menor que um pernilongo comum, preto, com manchas brancas no corpo e nas patas. Se reproduz em água limpa e parada. Não faz zumbido e se alimenta (pica) principalmente durante o dia.

Quais são os sintomas da doença?
Febre alta;
Dor de cabeça;
Dores fortes nas articulações, na musculatura e no fundo dos olhos;
Cansaço;
Náuseas e vômitos e Manchas vermelhas no corpo.

ATENÇÃO!

Aparecendo mais de um destes sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima. E lembre-se: remédios para dores ou febres somente com prescrição médica! Alguns remédios são contraindicados em caso de suspeita de dengue.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress