Escrito em por

qb01

 

No dia 20, terça-feira, mais de quinhentas pessoas acompanharam a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas.

Ao todo, 195 formandos – todos alunos dos 5º anos das escolas municipais – entoaram o lema do programa, dando uma lição sobre o que aprenderam: ficar longe das drogas, não praticar violência, nem bullying nas escolas.

Além do grande público presente – entre crianças, pais, familiares e convidados – o evento contou com a presença do prefeito Angelo Andreatta (Lara), da secretária de Educação, Adriana Gomes, diretora de Educação, Leila Busrnado, secretária do COMUD, Patrícia Andrade Bonfim, educador e policial Guilherme Kowalczuk, além de contar com a participação da Banda do Colégio Dom Orine.

A Polícia Militar, através do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, juntamente com as escolas, promoveu o curso de prevenção primária às drogas e a violência. O instrutor, soldado Guilherme Kowalczuk, foi homenageado por todas as unidades escolares que participaram do programa. A ação é um esforço entre a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal através das escolas e dos familiares dos alunos.

Para a realização do Proerd a Secretaria de Educação disponibiliza o espaço e o suporte dos profissionais de educação, professoras e atendentes infantis. Esse apoio é fundamental para o sucesso do programa. A Polícia Militar além do instrutor, fornece o material didático aplicado nas aulas.

Segundo a secretária Adriane Gomes, o Proerd prepara os alunos para enfrentar problemas como a violência e as drogas. “A filosofia do Programa é prevenir o consumo de droga entre as crianças e adolescentes. Eles aprendem a resistir as pressões dos amigos. Ao participarem do Proerd os nossos alunos aprenderam valores para a vida. Foi trabalhado em sala de aula atividades e textos para fixação do conteúdo do Programa”, disse a secretária.

Leila diz que o Proerd é uma importante ferramenta de ensino para os alunos. “Vejo o Proerd como essencial para a vida de nossas crianças. Sempre colocaremos o Programa a disposição em nossas escolas. Temos investido maciçamente para manter a qualidade de ensino em nosso município”, concluiu.

“Hoje é um dia de muita alegria. Que energia maravilhosa e que bom ver tantas pessoas trabalhando por uma causa tão importante como o combate às drogas e à violência. É um orgulho participar de um programa transformador como este, que faz alimentar o que há de melhor em cada um de nós: o caminho da paz, do respeito, do convívio social, o caminho do bem”, disse o prefeito Lara.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)