Escrito em por

pinhais07

 

A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente, com o Rotary Club

Como parte da celebração do Dia do Rio, foi realizada em Pinhais a cerimônia de premiação do concurso “Um Rio na Minha Vida!”. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente, com o Rotary Club de Pinhais.

Para a vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, a preservação ambiental é uma questão que deve ser amplamente debatida. “Procuramos fazer a limpeza dos rios frequentemente porque no passado sofremos muito com as enchentes em nosso município. Hoje esta não é mais a nossa realidade, mas é preciso manter esta conscientização também entre a população mais jovem”, ressalta.

De acordo com a organização, o concurso teve o intuito de promover a sensibilização e a reflexão em relação ao Dia do Rio e estimular a criatividade dos alunos em torno da temática abordada. A premiação contemplou as seguintes categorias: desenho, frase, cartão postal, história em quadrinhos, poema, relato de experiência e projeto ambienta a educação infantil, ensino fundamental e médio, a comunidade escolar.

O Dia do Rio foi criado pela Lei Municipal nº 011/93, definindo a obrigatoriedade no calendário de eventos do município, a ser comemorado a cada dia 24 de novembro pelas unidades escolares e demais órgãos públicos, promovendo eventos alusivos à necessidade de preservação e conservação dos rios. As questões relativas ao meio ambiente estão presentes na proposta curricular da rede municipal de ensino de Pinhais. Desta forma, as unidades desenvolvem várias ações com relação à escassez da água e à preservação e proteção dos recursos naturais.

Homenagem

Durante a ação também foi realizada uma homenagem ao ambientalista e ativista Jorge Grando, servidor da Prefeitura de Pinhais, morto em abril de 2011, em Piraquara. Na oportunidade, o filho de Jorge, Gustavo Grando, recebeu de representantes do Rotary Club de Pinhais uma placa de homenagem.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)