sexta-feira, 19 de abril de 2024
Prefeitura de São José dos Pinhais entrega nova Unidade do CRAS Móvel

Prefeitura de São José dos Pinhais entrega nova Unidade do CRAS Móvel

sjp01

 

Aproximadamente 8 mil pessoas foram atendidas em 2018 nos serviços dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, de São José dos Pinhais. A Unidade Móvel atende 27 localidades urbanas e rurais mais distantes da área central do município.

Principal porta de entrada para o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de São José dos Pinhais estão distribuídos em dez unidades nos territórios de maior vulnerabilidade social com o intuito de facilitar, possibilitar e garantir à população o acesso aos direitos socioassistenciais além de fortalecer vínculos familiares e comunitários e de constituir a Rede de Proteção Social Básica.

Na quinta-feira, dia 26 de setembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura (Semas), através de recursos do Índice de Gestão Descentralizado (IGD), entregou uma nova Unidade do CRAS Móvel que vai se deslocar em 27 localidades urbanas e rurais mais afastadas da região central do município, que a partir de agora conta com duas unidades do CRAS Móvel.

O prefeito Toninho Fenelon, as secretárias de Assistência Social, Sônia Arruda, e da Saúde, Débora Chemin, além de membros do Poder Legislativo e de líderes comunitários, convidados e população acompanharam a solenidade realizada na Unidade de Saúde do Bairro Contenda.

“O ônibus adaptado CRAS Móvel tem mais espaço e vai oferecer além de mais qualidade nos atendimentos à população, melhores condições às equipes de trabalho que já realizavam esses atendimentos em um veículo menor, uma van”, comentou o prefeito Toninho.

A nova unidade móvel possui duas salas para atendimentos individuais, o que vai diminuir o tempo de espera, e continuará oferecendo com mais qualidade os serviços públicos municipais da Semas em localidades mais distantes como Malhada, Córrego Fundo, Castelhanos, Colônia Marcelino e Contenda por exemplo.

“Como a Assistência Social é uma garantia de direitos devemos possibilitar o acesso à oferta dos serviços públicos e com o novo ônibus adaptado do CRAS Móvel a população de regiões mais distantes do centro urbano terão além do acesso mais facilitado, também mais qualidade”, ressaltou Sônia Arruda, secretária da Semas.

Todos os meses, cerca de 700 pessoas são atendidas pelo CRAS Móvel, que realiza vários trabalhos como o acompanhamento de famílias do programa ‘Bolsa Família’, o preenchimento e atualização do Cadastro Único para programas sociais, além de ações de recepção, acolhida e atendimento, acompanhamento e encaminhamentos, trabalho em grupos, busca ativa e gestão da proteção social básica em seu território através da articulação da rede de proteção social.

Presenças

Também estiveram presentes durante a entrega a vice-presidente da Câmara Municipal, Nina Singer, e os vereadores professores Marcelo e Abelino e o pastor Gilmar.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress