quinta-feira, 28 de março de 2024
Prefeitura de São José dos Pinhais amplia Programa Sacolão Verde

Prefeitura de São José dos Pinhais amplia Programa Sacolão Verde

sjp01

 

A cada 15 kg de resíduo reciclável o participante recebe uma sacola com frutas e verduras, e cada participante pode receber até duas sacolas com hortifrútis da estação.

As comunidades do Bairro Contenda de São José dos Pinhais, localizado cerca de 20 km do centro da cidade, começam a fazer parte a partir deste mês de agosto do cronograma de atendimento do ‘Programa Municipal Sacolão Verde’. O programa, atualmente, funciona através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura – Semag, em vinte bairros da cidade, coletando e trocando materiais recicláveis por sacolas de frutas e verduras dos produtores do município.

A primeira coleta de recicláveis no Bairro Contenda acontece no próximo dia 21 de agosto, das 13h30 às 15h30. O bairro receberá o programa na 3ª quarta-feira de cada mês e a ação será realizada na Rua Antônio Quintino de Almeida, nº 173, próximo ao Colégio Eunice Borges da Rocha.

Em 2018, foram realizadas 195 coletas em várias comunidades do município, que retiraram do meio ambiente mais de quinhentas mil toneladas de lixo reciclável (517.751 kg) e que foram trocados por verduras e legumes, temperos e raízes como a rúcula; acelga; beterraba; repolho; alface; agrião; vagem; berinjela; pepino; couve manteiga; abobrinha; abóbora; cenoura; inhame; batata doce; couve flor; brócolis; batata salsa; milho verde; batata inglesa; cheiro verde; cebola; tomate; salsão; pimentão; rabanete; banana; laranja; caqui; pêssego, ameixa e ponkan direto dos produtores rurais.

No ano passado, o ‘Sacolão Verde’ realizou 17.529 atendimentos que distribuíram no município 36.116 sacolas contendo até cinco variedades de hortaliças e frutas conforme a época do ano. Até o final de 2019, o programa será ampliado para atender mais oito regiões do município em parceria entre as secretarias de Agricultura e Abastecimento (Semag) e Meio Ambiente (Semma) que vai disponibilizar mais uma equipe da Prefeitura para atender outras localidades com o programa.

Segundo a Divisão de Abastecimento da Semag, o programa estimulou, durante o ano passado, aproximadamente R$ 200 mil em produtos comprados dos agricultores de São José dos Pinhais fometando o agronegócio da região.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress