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Novo modelo de acesso à consulta permite que as pessoas sejam atendidas em um prazo mais curto

A Secretaria de Saúde de Pinhais está implantando uma nova forma de atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USF) do município. De acordo com a Secretaria de Saúde o novo procedimento, chamado de “Acesso Avançado”, é um modelo de atendimento mais simples, mas que requer uma mudança na forma de agendamento das pessoas que procuram a Unidade de Saúde. Nesse novo formato, a população não precisa chegar de madrugada, visto que a USF abre às 7h e todos os dias serão disponibilizadas consultas médicas.

“Estamos em busca de uma forma para melhorar o acesso das pessoas às consultas no dia e aumentar o vínculo com as equipes de saúde. Nesse sistema, todos os dias são ofertadas consultas para os pacientes que necessitam de atendimento imediato, que estão passando mal, e aqueles que poderiam esperar a consulta de rotina, ou seja, ofertando atendimentos num prazo mais curto”, salienta a secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho.

Até o final do ano de 2018, era utilizado o “modelo tradicional”, no qual o médico iniciava seu trabalho com a agenda já cheia de pacientes e saturada. Os munícipes precisavam esperar semanas e até meses para uma consulta. Casos urgentes precisavam ser encaixados entre as consultas. Pensando nisso esse novo modelo traz uma temática diferente e promete um atendimento mais ágil.

“Além de muitos problemas com a demora no atendimento, tínhamos muitas faltas, pois, o agendamento prolongado gera ausência dos pacientes nas consultas porque já resolveu o seu problema de saúde antes do dia agendado, aumentando o número de pacientes faltosos nas consultas médicas agendadas, gerando desperdício de consultas”, salienta a gerente da Rede Básica, Jaqueline Juvenal Zompero.

O novo modelo está sendo implantado em todas as unidades. “O objetivo é resolver o problema de saúde em um prazo mais curto, salvo nos casos de condições crônicas, gestante, crianças e idosos que seguirão os protocolos. Assim, nos casos de urgência a equipe de saúde encaminhará para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”, explica Jaqueline.

A Secretaria de Saúde orienta a população de que o atendimento inicia-se às 7h da manhã e não há necessidade de chegar de madrugada, pois, os atendimentos são agendados de acordo com a situação clínica dos pacientes. “Todos serão atendidos, dependendo do caso, serão resolvidos no próprio dia ou no máximo em uma semana. Nesse novo modelo trabalhamos com o acolhimento do paciente, ou seja, todos que forem à Unidade buscar atendimento serão ouvidos por uma equipe preparada e encaminhados de acordo com a sua necessidade”, reforça a secretária Adriane.

Serviço

Em caso de dúvidas entre em contato com a Ouvidoria da Saúde pelo telefone: (41) 3912- 5313 ou pelo e-mail: [email protected] Atendimento: segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

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