Escrito em por

greca01

 

O Prefeito Rafael Greca recebeu, na tarde de quinta-feira, dia 26, o diretor-presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Ricardo Soavinski, e o diretor comercial da empresa, Mario Celso Cunha.

Na reunião foram discutidas ações previstas no Plano de Revitalização do Rio Belém. “Vamos promover, nesta parceria, a despoluição deste rio que nasce e tem a sua foz em Curitiba”, disse o Prefeito. “Apesar de toda a sua bacia ser coberta pela rede coletora de água e esgoto da Sanepar, são cerca de 12 mil ligações clandestinas de esgoto, o que pede uma intervenção”, completou Greca.

Esta foi a primeira conversa sobre o tema após a assinatura do novo contrato com Sanepar para a prestação de serviços de coleta e tratamento de esgoto e abastecimento de água para Curitiba. Soavinski lembrou dos termos do contrato assinado com o município no início de junho, que vão ajudar a eliminar as ligações irregulares. “Além dos indicadores que temos para garantir a regularidade das ligações, ainda existe a previsão da revisão e substituição das tubulações antigas da rede na região central”, comentou.

Revitalização

O Plano Integrado para Recuperação do Rio Belém envolve ações e projetos de órgãos do Governo do Estado e da Prefeitura de Curitiba.

Entre as ideias a serem implementadas, destaca-se um sistema natural de tratamento (fitofiltragem), batizado de “jardins filtrantes”, que utiliza raízes de plantas locais no processo de purificação da água. Também haverá criação e ampliação de unidades de conservação.

Reforço para o Rio Iguaçu

O Rio Belém é um dos principais afluentes do Rio Iguaçu, lembrou o Prefeito. “Com esse trabalho de revitalização do Rio Belém, ajudamos a fazer avançar o programa estadual de despoluição do Rio Iguaçu”, explicou.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)