Escrito em por

A Prefeitura de Curitiba recebeu no dia 17, terça-feira, pelas mãos do prefeito Gustavo Fruet, o registro de imóvel que legaliza a doação de uma área de 44,5 mil metros quadrados, no bairro do Umbará, para a construção de um novo cemitério na região sul da cidade. Curitiba não tem um cemitério municipal novo desde 1957, quando foi inaugurado o do Santa Cândida.

A doação concretiza um convênio realizado em 1992 entre a Associação Beneficente Parque São Pedro e o Município, regularizado apenas em 2015 após um trabalho conjunto dos técnicos das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Urbanismo, Finanças e Procuradoria Geral do Município.

Antiga reivindicação da população, o novo cemitério contará com portal, capelas mortuárias, administração e banheiros e deverá ser entregue no fim de 2016.

“É muito importante poder atender a população no momento de perda de um familiar. Vagas em cemitérios são uma das maiores demandas da população para a Prefeitura, que não entrega um novo espaço há 58 anos. Essa medida reforça o trabalho por uma Curitiba mais humana”, disse Fruet.

A nova área tem 44,5 mil metros quadrados e está dentro de outro cemitério, o Parque São Pedro, em uma área total de 123 mil metros quadrados. A parte nova, da Prefeitura, terá capacidade para abrigar 6 mil túmulos.

O convênio com o cemitério particular, através da doação do terreno, é uma contrapartida de obras que a Prefeitura realizou no local. Toda a estrutura atual será usada também pelos usuários beneficiados pelo programa municipal.

O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos e Serviços Funerários do Estado do Paraná, Gelcio Miguel Schibelbein, diz que essa construção é uma importante parceria do setor público com o privado. “É uma união para atender a população mais carente. Por esse motivo essa é uma parceria forte e Curitiba inova com esse convênio”, disse.

Dentro de 60 dias deve ser aberta a licitação para construção dos muros e do portal. Enquanto isso, o projeto arquitetônico da capela e do prédio administrativo será formulado, com obra a ser iniciada no começo de 2016 e terminada no mesmo ano.

 

Melhorias

Os quatro cemitérios municipais passaram durante 2013 e 2014 por melhorias. Foram realizados serviços de conservação, jardinagem, manutenção e readequação por equipes próprias da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e por empresa terceirizada contratada por licitação. Foram investidos mais de R$ 640 mil com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

Além disso, a Prefeitura passou a divulgar a lista de espera por vagas em cemitérios municipais, pela internet, em uma atitude inédita.

 

Cemitérios

O Cemitério Municipal São Francisco de Paula é o mais antigo da cidade, fundado em 1854 completou 160 anos em novembro de 2014, contém aproximadamente 5,7 mil túmulos e 74,3 mil sepultados. O Cemitério do Água Verde, inaugurado em 1888, tem aproximadamente 12 mil túmulos e 96,2 mil sepultados. Criado em 1950, o Cemitério do Boqueirão conta com aproximadamente 6 mil túmulos e 40 mil sepultados. O Cemitério Santa Cândida, inaugurado em 1957, possui atualmente 8,6 mil túmulos e 105,8 mil sepultados.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)