sexta-feira, 19 de abril de 2024
Prefeitura de Curitiba amplia rede de iluminação pública em 183 ruas de 53 bairros

Prefeitura de Curitiba amplia rede de iluminação pública em 183 ruas de 53 bairros

curitiba02

 

A Secretaria de Obras Públicas está ampliando a rede de distribuição de energia elétrica na cidade, tornando espaços antes escuros à noite, mais seguros para pedestres e motoristas. Nesta etapa serão implantados 15.686 metros de rede de iluminação pública em 53 bairros de Curitiba. Na sexta-feira (10/8), a equipe contratada fez o serviço numa extensão de 140 metros na Rua Grã Nicco, no Mossunguê, uma das 183 ruas que serão atendidas.

Na Rua Grã Nicco foi instalado um poste, cabos elétricos e luminárias. São seis novos pontos com luminárias de alto rendimento de vapor de sódio, de 150 watts cada.

“Esta é a primeira etapa de extensão de rede de 15 quilômetros em 2018 e serão expandidos mais 15 quilômetros até 2020”, explicou o diretor do Departamento de Iluminação Pública, Tony Malheiros.

Para garantir a expansão da rede, a Prefeitura de Curitiba investe R$ 739,5 mil, recurso que vem da contribuição de iluminação pública que todos pagam para manter e melhorar o sistema da cidade.

O dimensionamento para cada uma das ruas que serão atendidas varia conforme a extensão de cada uma. Em todas elas, o serviço executado precisa ser aprovado pela Copel e pela Secretaria de Obras Públicas.

Pedidos feitos pela população

As ruas que serão atendidas nesta etapa foram avaliadas tecnicamente, com base nos pedidos que a Prefeitura recebe da população pelo telefone 156, nas Administrações Regionais e nas audiências do Fala Curitiba.

O cronograma de serviços é definido junto com a Copel. Os trabalhos começaram no dia 31 de julho e ao todo serão instalados 453 novos pontos de iluminação até janeiro.

Tony Malheiros explica ainda que o projeto para cada uma das ruas foi desenvolvido pelo departamento da Secretaria de Obras Públicas e teve aprovação da Copel, concessionária do serviço que tem como padrão normas estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress