quinta-feira, 25 de abril de 2024
Prefeitura de Colombo e TRE realizarão recadastramento biométrico

Prefeitura de Colombo e TRE realizarão recadastramento biométrico

colombo01Numa parceria entre a Prefeitura Municipal de Colombo e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná – TRE-PR, acontecerá entre os meses de maio a agosto de 2015, o recadastramento biométrico dos eleitores do município. O novo sistema, entrará em vigência a partir da próxima eleição municipal, em 2016, e contará com a nova tecnologia, já usada em metade do estado do Paraná.
A Prefeita Beti Pavin, que esteve reunida com representantes do Tribunal, no dia 05, quinta-feira, apoia mais este avanço. “O Brasil já é referência no modelo eleitoral que realiza, e nos próximos meses Colombo passará a fazer parte e a contar com mais esta ferramenta que vai proporcionar aos eleitores utilizar a urna biométrica”, disse.
Num levantamento feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, em dezembro de 2014, havia 147.877 mil cadastrados, sendo que 71.007 são homens e 76.749 são mulheres. A maioria dos eleitores tem a idade entre 21 a 59 anos. Esta primeira fase se estenderá até setembro e a segunda fase compreenderá o período de outubro de 2015 até janeiro de 2016.
De acordo com o desembargador Jucimar Novochadlo, presidente do TRE, os trabalhos de revisão biométrica em parceria com o município são indispensáveis. “Vamos levar o novo sistema a 79 novos municípios do Estado e para isso contamos com o fundamental apoio das prefeituras e em Colombo a prefeita Beti Pavin já garantiu sua contrapartida no processo”, informou.

O que é
Com o objetivo de garantir um sistema totalmente seguro, sem acesso à internet e completamente democrático, o recadastramento biométrico é usado para impedir que, por exemplo, uma pessoa se passe por outra no momento da votação. Quando finalizada esta expansão, o Paraná contará com cerca de 65% de seu eleitorado apto a votar em urnas biométricas.
Também participaram da reunião do Projeto Biometria o secretário da Administração, José Mauri Henemann, a diretora geral do TRE, Dra. Ana Flora França e Silva, o secretário de Planejamento e Gestão Estratégica do TRE, Valcir Mombach, entre outras autoridades do setor.

Serviço:
1ª fase de maio a setembro
Das 9h às 18h – de segunda a sexta-feira
Mais detalhes e informações sobre o chamamento serão divulgados em breve.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress