Escrito em por

Visando melhorar o processo da abertura de empresas no município, a Prefeitura de Colombo oficializou neste dia 01, a instalação do Sistema Integrador Estadual (SIGFÁCIL) com vistas a integrar a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM). A iniciativa acontece em parceria com a Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, a Junta Comercial e o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Para tanto, a Prefeita Beti Pavin assinou o Termo de Utilização do Sistema Integrador Estadual da REDESIM e Credenciamento de Usuário Administrador. “É mais uma ferramenta para trabalharmos na nossa cidade. O nosso foco é na seriedade e agilidade nos processos para que o nosso trabalho como instituição e a participação dos cidadãos, possa ser eficiente em todas às circunstâncias”, destacou Beti durante o evento realizado no Plenário da Câmara Municipal de Colombo.
O sistema tem a função de facilitar o processo de abertura da empresa, ou seja, ao invés do empreendedor ficar procurando cada órgão responsável para a liberação do seu alvará, no momento do cadastro ele (empreendedor) receberá as informações sobre a adequação do espaço e as exigências a serem cumpridas, permitindo ele avaliar se vale a pena abrir a empresa. Uma vez que o cadastro seja feito, automaticamente serão enviados às secretarias responsáveis, a solicitação de abertura e também a Junta Comercial do Paraná, onde cada órgão fará avaliação se é possível a abertura da empresa, verificando a disponibilidade do nome e comprometimento das atividades que serão exercidas.
Segundo o secretário da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Antonio Ricardo Milgioransa, a importância do sistema é o de viabilizar e oportunizar aos empresários o acesso mais rápido na emissão do alvará. “O sistema vai atender desde o empresário até todas as secretarias relacionadas na abertura do processo empresarial. Essas secretarias são: da Fazenda, Desenvolvimento Urbano e Habitação, da Saúde, da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, além da Tecnologia da Informação na integração do sistema à Prefeitura,” informou.
A diretora do Departamento de Tributação, Célia Regina Bontorin Ceccon, foi nomeada como usuário administrador responsável do sistema REDESIM. Segundo ela, o sistema fará o papel inverso. “Hoje o empreendedor abre a empresa primeiro e depois procura os órgãos responsáveis, e acaba perdendo muito tempo correndo atrás de cada secretaria, com o REDESIM/SIGFÁCIL, ele fará só um caminho e ganhará tempo,” explicou.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)