Escrito em por

WSC_8466

 

A sessão-solene de diplomação dos candidatos eleitos nas eleições 2016 foi realizada na sexta-feira (16/12), às 15 horas, no auditório da Câmara Municipal de Pinhais

O encerramento do processo eleitoral de 2016 em Pinhais foi marcado pela sessão solene de diplomação dos candidatos eleitos neste último pleito na Câmara Municipal do Município, na sexta-feira (16/12). Os dezessete vereadores eleitos, além da Prefeita eleita Marli Paulino Fagundes (PDT) e da vice-Prefeita eleita Rosa Maria de Jesus Colombo (PROS) receberam seus respectivos diplomas das mãos da Juíza da 188ª. Zona Eleitoral, Márcia Regina Hernandez de Lima. Diversas autoridades compareceram ao evento, a exemplo do Prefeito de Pinhais, Luizão Goulart (PT), da Promotora da Justiça da 188ª. Zona Eleitoral, Carolina Tavares da Silva Rockenbach, além de vereadores e secretários municipais.

A juíza Márcia Regina destacou, em seu discurso de abertura, o início de uma nova etapa em 2017, a partir dos novos mandatos dos eleitos diplomados. Enfatizou ainda seu pedido aos eleitos e suplentes pelo zelo à seriedade, honestidade e aos interesses dos munícipes. “Todos têm seu partidos, mas a finalidade do mandato deve ser o interesse dos munícipes. A primeira obrigação de vocês é a lisura, a honestidade e seriedade na condução do mandato, pois vocês estão representando as pessoas que os elegeram”, pediu.

A Promotora do Ministério Público Eleitoral (MPE), Carolina Tavares da Silva Rockenbach, falou da satisfação com que o MPE participa da diplomação. “Esta é a última etapa do processo eleitoral, que iniciou com uma campanha árdua, de muito trabalho, mas necessária à democracia. O que a sociedade espera de todos vocês, diplomados, hoje, é o trabalho pelo interesse público e o bem comum”, enfatizou.

Parceria e harmonia entre os três poderes

O Presidente da Câmara, Gilberto Hartkopf (PT), pontuou o momento difícil pelo qual o País atravessa, o que tem gerado uma disputa entre os três poderes, em Brasília. Porém, ressaltou a harmonia entre os três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário -, no município de Pinhais. “Diferentemente de Brasília, aqui no Município temos contado com um excelente relacionamento entre os três poderes. Um exemplo para todo o País. Espero que continue assim e desejo a todos os eleitos e reeleitos um grande trabalho. E à Prefeita eleita Marli Paulino, que dê continuidade às políticas da atual gestão com sucesso. Desejo muito trabalho e muita sorte a todos”, discursou.

Política voltada ao bem comum

Já o Prefeito Luizão Goulart (PT) expressou sua satisfação em participar da sessão solene de diplomação, parabenizando à Juíza Márcia Regina pelo profissionalismo com que conduziu o processo eleitoral de 2016. “Dr. Márcia, meu parabéns. São muitas eleições que a senhora conduz aqui no Município com muito profissionalismo”, elogiou. Em relação à sua sucessora na Prefeitura, exaltou a confiança na prefeita eleita. “Tenho certeza que minha sucessora, Marli Paulino, dará continuidade à nossa gestão com muito trabalho e dedicação. E fico mais satisfeito ainda por saber que, aqui em Pinhais, nós estamos fazendo nossa parte como políticos, visando o bem comum. Fizemos o nosso melhor, ao contrário do que acontece na política em Brasília, atualmente. Destaco, ainda, a excelente parceria entre os três poderes aqui no Município, sempre preservando-se o respeito mútuo e a independência entre os poderes”, comemorou.

Compromisso dos vereadores com a cidade

Aos vereadores, Luizão disse que espera compromisso de todos para com a cidade. “Conheço todos os vereadores aqui diplomados. O importante, quando alguém se candidata a vereador, é a intenção de trabalhar pelo povo. Quero acreditar que teremos gente cujo principal propósito nessa Casa seja o bem da população”, colocou.

“Povo quer mudança”

O Vereador reeleito Binga (PPS) discursou, por ser o mais votado, em nome de todos os vereadores diplomados. “Nesse momento crítico de crise nacional, vale lembrar que não devemos esperar por um salvador da pátria, um herói, para tirar o país da crise. Precisamos todos ser a mudança que queremos ver no país. Como vereadores, fazemos parte dessa mudança, representando o voto popular. Está em nossas mãos, por quatro anos, legislar e fiscalizar o Poder Executivo. Representamos os interesses de muitas pessoas, idosos, crianças, mulheres, homens. O povo quer mudança. Um vereador tem de ter o compromisso de zelar pelo dinheiro público, e legislar em benefício da cidade. Desejo um ótimo mandato a todos para que possamos trazer mais melhorias a Pinhais”, salientou.

A Prefeita eleita Marli Paulino parabenizou, ao discursar, ao Poder Judiciário, ao Ministério Público e ao Cartório Eleitoral pelo profissionalismo, e a segurança e tranquilidade concedidas aos candidatos e à população durante a campanha. “Meus parabéns pela lisura e competência em todo processo”, parabenizou.

Sobre o futuro mandato, a pedetista valorizou o preparo da equipe da Prefeitura em todas as áreas para enfrentar as dificuldades que possam vir com a crise econômica. “Vamos fazer o melhor possível para vencer todos os desafios. Agradeço ao Prefeito Luizão, pela confiança e apoio, e a todos que nos apoiaram durante a campanha, aos partidos e candidatos. E em especial, ao eleitor que nos possibilitou esse momento agora, depositando sua confiança em duas mulheres para administrar a Prefeitura e continuarmos o trabalho que tem sido feito”, ressaltou.

Preocupação com crise econômica

Em entrevista ao jornal A Gazeta Cidade de Pinhais, o Prefeito Luizão demonstrou satisfação em participar da diplomação de sua sucessora na Prefeitura, bem como a preocupação com as dificuldades que se anunciam para 2017. “Tenho total confiança no trabalho da Marli e da Rosa Maria. Mas o que nos preocupa são as expectativas de que a crise econômica se agrave no País e isso se reflita no Município. Temos sofrido queda na arrecadação já há dois anos e, para 2017, não é diferente. Isso dificulta os investimentos, pois os preços das contas estão inflacionados, além da demanda pelos serviços sempre tender a aumentar”, considerou.

Plano de governo pé-no-chão

A Prefeita eleita Marli Paulino disse à nossa reportagem que o aspecto crucial para o sucesso de sua gestão é o fato de o plano de governo ter sido elaborado de forma muito realista, considerando o agravamento da crise. “Apesar das dificuldades, tenho certeza que conseguiremos superá-las, porque nosso plano está pautado na viabilidade em um cenário de crise. Além disso, temos uma equipe muito boa e que já conhece toda a gestão. A princípio, o secretariado permanecerá o mesmo, conforme já acertamos com todos”, adiantou.

A vice-Prefeita eleita Rosa Maria afirmou que espera uma gestão de muito trabalho, dedicação e de muitos desafios. “Temos uma equipe muito bem estruturada, um planejamento de trabalho muito bom. Sabemos como funciona a estrutura do Executivo e com muita organização conseguiremos superar os desafios”, pontuou.

Marcinho

O Vereador Marcinho (PDT), reeleito para seu segundo mandato, afirmou que seu compromisso de manter a parceria com a gestão municipal. “Foi um mandato que encerro com satisfação por ter feito parte da base aliada do Prefeito. Esperamos, com a Marli, igual parceria. Será um ano de muito trabalho e dedicação, pois é o que o povo espera. Sabemos que vamos superar qualquer desafio, temos disposição para isso”, disse.

Airton da Silva

O Vereador Airton da Silva (PSC), também reeleito para seu segundo mandato, falou para este jornal sobre a responsabilidade que aumenta com sua reeleição. “Ser reeleito é uma responsabilidade maior, porque significa que o eleitor aprovou seu primeiro mandato e espera que, no mínimo, mantenha o mesmo nível de trabalho. Agora reeleito, reafirmo meu compromisso de continuar atuando na mesma linha, sendo base da futura Prefeita e defendendo projetos alinhados ao Poder Executivo”, comentou.

Jane Carteira

A Vereadora Jane Carteira (PR), também reeleita para o segundo mandato, disse que sua reeleição é um fruto colhido de um trabalho continuado junto à comunidade. “O que a gente planta, a gente colhe. Sempre estive muito próxima da população e continuarei assim no próximo mandato. Indo às casas, conversando com as pessoas, ensinando a elas que têm seus direitos e precisam reivindicá-los”, comemorou.

Tavinho

Reeleito também para o segundo mandato, Tavinho (PT) destacou a grande renovação do Legislativo de Pinhais nessas eleições e a responsabilidade de ser reeleito. “Este ano, foram 60% de renovação na Casa. Aos vereadores reeleitos, isso representa mais compromisso com trabalho e muita responsabilidade para fazer jus à confiança depositada pelo eleitor”, ressaltou.

Zé Francisco

O Vereador eleito Zé Francisco (PMDB) volta à Câmara em 2017 depois de cumprir seu primeiro mandato no Legislativo do município no período de 2008 a 2012. Nos últimos quatro anos, esteve trabalhando na Prefeitura, na Secretaria de Obras, como Diretor de Iluminação e Sinalização. “O bom é que agora volto à Câmara contando com mais essa experiência no Poder Executivo. Quero priorizar a defesa das demandas essenciais: saúde, segurança pública e educação, além da área social”, afirmou.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)