quinta-feira, 18 de abril de 2024
População de São José dos Pinhais ganha Farmácia Municipal Popular

População de São José dos Pinhais ganha Farmácia Municipal Popular

assinatura_contrato_farmacia_popular_foto_ary_portugal-6539-700x464

 

Nos últimos anos São José dos Pinhais conseguiu, por meio de ações e qualificações, ampliar e melhorar a prestação do serviço público de saúde.

E agora será pioneira no Brasil ao implantar o programa Farmácia Municipal Popular. A ação consiste, em um primeiro momento, oferecer 39 medicamentos psicotrópicos gratuitos em farmácias particulares conveniadas. E para iniciar efetivamente a prestação desse serviço à população é que aconteceu na tarde de quarta-feira (29), no Gabinete do Prefeito, a assinatura do primeiro contrato para instalação do programa.

O prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, destacou que este sistema irá complementar os serviços de distribuição já existentes no Município. “Trabalhamos para um constante aperfeiçoamento dos serviços que realizamos para a nossa comunidade. Neste momento começamos com a distribuição de psicotrópicos por ser medicamentos com mais restrições de distribuição, mas ao longo do tempo temos certeza de que a lista de medicamentos aumentará, bem como o número de farmácias conveniadas”.

O projeto, que teve a parceria do Poder Legislativo Municipal, foi neste ato representado pelo vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Luiz Monteiro, que destacou a importância do programa: “Todo o nosso Legislativo entendeu a importância desta ação, colaborando para a sua efetivação, pois todos entendemos que a nossa comunidade será muito beneficiada. Aqui agradeço aos demais vereadores e parabenizo a Administração por ser pioneira em um programa de tanta importância, demonstrando que com boas ideias e ações, a saúde de São José dos Pinhais está avançando”.

Sobre o número de farmácias participantes, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Rafael Muhlmann, acrescenta que neste momento somente a Hiperfarma localizado na Avenida das Américas pode fornecer o medicamento existente na lista, bastando ao são-joseense apresentar a receita médica emitida pela Rede Pública de Saúde. “Já estão em processo de liberação mais quatro farmácias. Este pequeno número de locais credenciados no momento é devido ao processo de convênio que é rigoroso, fato que dificultou para algumas farmácias entrarem. Mas temos certeza que ao longo do tempo ampliaremos o leque de parceiros”.

O sócio-proprietário da Hiperfarma Avenida das América, Robert Kock, lembrou o grande controle existente para fornecer a linha de medicamentos psicotrópicos, “mas aposto no sucesso do programa e o mais importante: esta ação mostra a preocupação da Administração em deixar um legado para o futuro”.

Já Alessandra Aguilera, secretária de Saúde em exercício, destacou a ousadia do projeto e a praticidade que a Farmácia Municipal Popular trará aos são-joseenses, que poderão retirar seus medicamentos em horários e locais mais flexíveis. “Aproveito para agradecer as pessoas envolvidas neste trabalho, demonstrando a vontade e a credulidade dos nossos servidores em fazer a diferença”.

Também participaram da assinatura do primeiro contrato os servidores das secretarias envolvidas na elaboração do projeto, bem como o diretor geral do Gabinete, Carlos Pereira e o diretor geral de Planejamento, Luiz Keppen.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress