Escrito em por

Serão estabelecidas e discutidas as novas diretrizes para o crescimento sustentável da cidade para os próximos anos

colombo01Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 03, no gabinete da Prefeita Beti Pavin a primeira reunião da equipe de profissionais que irá revisar e atualizar o Plano Diretor Municipal de Colombo. Sob a coordenação da secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tania Mara Tosin, o grupo tem como trabalho estabelecer as novas diretrizes para o crescimento sustentável da cidade para os próximos anos.
Para a Prefeita Beti Pavin, que em 2004, quando também era prefeita de Colombo, elaborou o Plano Diretor, esta revisão será de extrema importância. “As necessidades e as prioridades se transformaram, foram alteradas, cresceram e portanto este momento significa que temos que prospectar o município em uma nova época, com crescimento socioeconômico para os tempos atuais e futuros, em comum acordo com as leis”, disse Beti.
Segundo a secretária e coordenadora Tania, a partir da revisão e atualização das diretrizes do Plano feitas por este grupo de trabalho e demais servidores, acontecerão as discussões com a sociedade por meio de audiências públicas. “Vamos levar para a população todas estas questões para serem amplamente discutidas, inclusive com a participação do Ministério Público, organizações não governamentais, entre outras instituições de classe”, informou.
Entre os temas que serão amplamente debatidos nestes estudo são o uso e a ocupação do solo, sustentabilidade, mobilidade urbana dos vários modais, plano de drenagem urbana, que de acordo com a coordenadora, será todo revisto respeitando o Aquífero Karst. “Precisamos continuar organizando e planejando para preservar esta grande área do Karst que temos em Colombo e que também abrange outros municípios”, pontuou Tania Mara.
Estas ferramentas legais, ou seja, o Plano Diretor Municipal e as leis são importantes instrumentos para fomentar a zona rural e a urbana de Colombo. E todo este trabalho interno de pesquisa e levantamento de dados será levado ao conhecimento do grande público através de reuniões/audiências públicas para um amplo debate durante todo o ano de 2015 para então ser encaminhado à Câmara de Vereadores para votação.
Fazem parte do grupo de estudos os secretários: de Planejamento, Cezar Bittencourt Júnior; da Fazenda, Marcio Strapasson; da Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo; de Meio Ambiente, José Carlos Moretes do Amaral; da Administração, Luiz Gilberto Pavin; da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Antonio Ricardo Milgioransa e a Procuradora, Eliane Clara Tosin.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)