sexta-feira, 29 de março de 2024
Piraquara sedia encontro da Frente Nacional dos Prefeitos

Piraquara sedia encontro da Frente Nacional dos Prefeitos

marquinhos02

 

No evento que reuniu diversos gestores, o ex-Prefeito Luizão Goulart falou sobre as boas práticas na Gestão Pública, destacando a experiência bem-sucedida em Pinhais.

Com a participação do Coordenador de Projetos da entidade, palestrantes convidados, prefeitos e gestores de vários municípios do Paraná, a FNP-Frente Nacional dos Prefeitos realizou em Piraquara, na segunda-feira(24/07), no Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza, mais uma rodada de oficinas sobre o Projeto de Modernização Tributária para o Desenvolvimento Local e Indicadores e Marco Lógico, promovida pelo PMAT-Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos. Com o apoio do BNDES e outros parceiros, o PMAT tem como objetivo apoiar projetos de investimentos voltados à melhoria da eficiência, qualidade e transparência da Gestão Pública, visando a modernização da administração tributária e qualificação dos gastos públicos nos municípios.

Apoio aos municípios

Durante o encontro, o coordenador de Projetos da FNP, Paulo Miotta, fez uma detalhada explanação sobre as vantagens da adesão ao PMAT, esclarecendo diversos aspectos sobre questões burocráticas e assessorias prestadas pela Caixa Econômica Federal, SEBRAE, BNDES e demais entidades parceiras. “A Frente Nacional dos Prefeitos dá todo apoio ao município. Os gestores não ficam sozinhos, pois os projetos enviados pelas prefeituras são acompanhados em todas as etapas por nossa equipe”, frisou.

Após discurso, Miotta convidou o Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, para assumir a Vice-Presidência da Frente Nacional dos Prefeitos junto ao PMAT

Incentivo da FNP

Para o Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli (o Marquinhos), anfitrião do evento, o incentivo da FNP aos municípios é muito importante, assim como buscar bons exemplos das administrações bem sucedidas. “Nós sabemos que precisamos equilibrar as nossas despesas com a arrecadação, mas não é simplesmente aumentando impostos que faremos isso. É preciso modernizar a gestão tributária, e para isso surgem ferramentas como o PMAT, por exemplo, apresentadas aqui, hoje, com todo o suporte da FNP”, ressaltou Marquinhos.

Iniciativa aprovada

O Prefeito de Fazenda Rio Grande e também Presidente da ASSOMEC, Márcio Wosniak, falou da importância dos gestores buscarem novas ideias e aperfeiçoamento. “Formações como essa, proposta pela FNP, são muito importantes para nós, prefeitos, que administramos cidades. É através desses encontros e da troca de experiências que, juntos, conseguiremos buscar melhorias e projetos para desenvolvimento dos nossos municípios”, ressaltou.

Viagem de 450 quilometros

Já o Prefeito de Sarandi, Walter Volpato, que viajou mais de 450 quilômetros para participar do encontro, ressaltou a troca de experiências. “É muito importante esse tipo de encontro, onde estamos levando experiências de outros prefeitos e buscando ideias para arrecadar mais e aplicar melhor os nossos recursos em benefício da população das nossas cidades”, destacou.

Participação

Além dos municípios citados, participaram do encontro representantes de Pinhais, São José dos Pinhais, Colombo, Araucária, Almirante Tamandaré, Campo Largo, Quatro Barras, Campo Magro, Doutor Ulysses e Guarapuava.

 

Ex-Prefeito Luizão Goulart destacou as experiências bem sucedidas em Pinhais

DSC_7650

Um dos principais palestrantes do encontro, o ex-prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, falou sobre como os municípios podem enfrentar a crise sem comprometer os investimentos. “Precisamos ser criativos, manter o foco e colocar em prática projetos que visam otimizar a Gestão Pública”, destacou. Na ocasião, o ex-prefeito, que terminou o mandato com 94% de aprovação (o maior índice do Brasil), apresentou algumas experiências bem sucedidas em Pinhais.

Escolha da equipe

Na oportunidade, Luizão abordou as boas práticas da Gestão Pública. “Um dos grandes desafios de todo prefeito é integrar a equipe técnica com a política. “A escolha por critérios técnicos tem de ser conciliada com a demanda por cargos, oriunda dos partidos que compuseram a coligação que elegeu o prefeito. Enfim, esse “casamento” tem de ser bem sucedido a fim de não travar a gestão”, pontuou.

Otimização da arrecadação

Luizão Goulart ressaltou também a extrema importância do encontro da FNP, destacando o PMAT, que viabiliza financiamento aos municípios. “É fundamental oferecer oportunidades aos prefeitos para que possam melhorar suas respectivas arrecadações, principalmente em um momento de crise. O ex-Prefeito de Pinhais enalteceu ainda o trabalho do Prefeito de Fazenda Rio Grande, Márcio Wozniak, na presidencia da Assomec. “Quero parabenizar o Márcio, que tem sido um grande incentivador de encontros entre prefeitos”, afirmou.

 

Sobre a Frente Nacional de Prefeitos

Fundada em 1989, a FNP é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos. Tem como foco de atuação os 658 municípios com mais de 50 mil habitantes (critério indicador de cidades médias, segundo estudo da CGLU e IPEA). Esse recorte abrange 100% das capitais, 68% dos habitantes e 80% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

História

Em 1989, ocorreu uma articulação política de um grupo de prefeitos de capitais, coordenada pela então prefeita de São Paulo (SP), Luiza Erundina. Dez anos depois, em 1999, a articulação foi institucionalizada.

Em 2003 a FNP se instalou em Brasília (DF). A mudança de São Paulo para a Capital Federal foi planejada estrategicamente para possibilitar uma atuação mais constante e ágil da entidade nas questões municipalistas em debate no Governo Federal, no Congresso Nacional e nas instâncias superiores do Judiciário.

Missão

Zelar pelo princípio constitucional da autonomia municipal, visando garantir a participação plena e imprescindível dos municípios no pacto federativo. Para isso, a FNP adota no âmbito dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, medidas coletivas em sua defesa. A Frente também tem como objetivo promover a participação ativa dos entes locais nas questões urbanas e na interlocução ampla e democrática com os três poderes no âmbito Estadual e Federal, e com a Sociedade Civil Organizada.

Parcerias

A FNP desenvolve projetos com parceiros nacionais e internacionais, tais como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), União Europeia (UE) e Caixa Econômica Federal (CEF).

 

Entrevistas Exclusivas

Após as palestras, a reportagem do jornal A Gazeta Metropolitana conversou com o Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli (o Marquinhos), a Prefeita de Colombo, Beti Pavin, e o Secretário de Planejamento de Guarapuava, Paulo Dirceu R de Souza. Confira!

 

Prefeito Marquinhos se diz honrado com evento em Piraquara

marquinhos01

Honrado com o convite para sediar a reunião da FNP, o Prefeito de Piraquara, Marquinhos destacou sua intenção de colocar Piraquara em um patamar cada vez alto com relação às atividades e eventos da Frente Nacional dos Prefeitos. “Esses encontros são muito produtivos. Neles, os prefeitos apresentam o que deu certo em suas gestões. Assim, a partir dessas experiências, que nos servem de exemplo, encontramos atalhos para resolver as dificuldades dos nossos respectivos municípios ”, afirmou Marcus Tesserolli.

 

Prefeita Beti Pavin fala da modernização na Gestão Pública

DSC_7653

Na entrevista concedida com exclusividade ao jornal A Gazeta Metropolitana, a Prefeita de Colombo, Beti Pavin, revelou seu interesse na adesão ao PMAT. “É a primeira vez que venho a um encontro da Frente Nacional de Prefeitos. Colombo não é filiada ainda, mas ouço muito sobre o trabalho da FNP, a partir do Prefeito Marquinhos. De modo especial, interessa-nos o PMAT, pois, precisamos buscar alternativas de modernização da administração pública e melhorias na arrecadação. Em tempos de forte crise, quando diminuem as receitas e as despesas mantêm-se ou aumentam, isso é providencial. Diria que o PMAT não é nem um financiamento, mas uma alternativa bacana que tem muito a nos acrescentar”, ressaltou.

 

Secretários de Guarapuava participam do evento

DSC_7656

Outro município representado no encontro promovido pela FNP, foi Guarapuava. Além do Secretário de Planejamento, Paulo Dirceu R. de Souza, que concedeu entrevista ao jornal A Gazeta Metropolitana, estiveram presentes o Secretário de Finanças, Diocésar Costa, e a Secretária de Administração, Denise Abreu Turco.

Para Paulo Dirceu, a atuação dos representantes da Frente Nacional de Prefeitos, assim como o evento na sua totalidade foram impecáveis. “A Frente nos auxilia muito na elaboração das PPPs. Aliás, o nosso Prefeito, Cesar Silvestri, é Vice-Presidente Nacional da Frente para o assunto das PPPs – Parcerias Público Privadas – e concessões. Já o PMAT, veio para a modernização do atendimento ao munícipe. É fundamental uma evolução das prefeituras nessa questão. Em pleno 2017, é inconcebível que haja ainda Administrações Municipais que não prestem um atendimento ao cidadão através de um amplo sistema informatizado de seus serviços”, considerou.

g100

O Secretário de Planajamento de Guarapuava destacou que o encontro em Piraquara, com a participação da Fundação Getúlio Vargas-FGV e da União Europeia, trouxe mais know-how e novas experiências. Em especial, aos municípios que compõe o g100, a exemplo de Guarapuava, Colombo e Sarandi. “As informações que recebemos da FGV nos deixaram bem animados para sairmos do g100 {grupo que reúne cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, baixa renda e alta vulnerabilidade sócioeconomica}. Somos a 99ª cidade. Porém, Guarapuava é uma das que mais evoluíram nesse quesito. É importante que a FNP continue promovendo eventos e oficinas, visando atrair mais municípios, também, a fim de que se fortaleça e se torne mais abrangente”, declarou. Paulo Dirceu disse ainda que Guarapuava está à disposição e convidou a todos para uma visita. “Venham nos visitar, com certeza serão muito bem recebidos. Assim, poderemos compartilhar experiências com o intuito de melhorar os serviços públicos ao cidadão de cada cidade. Temos know-how em áreas como saúde e meio ambiente, por exemplo”, ressaltou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress