terça-feira, 23 de abril de 2024
Piraquara reforça política de Proteção Animal com a aquisição de um Castramóvel

Piraquara reforça política de Proteção Animal com a aquisição de um Castramóvel

piraquara01

 

A aquisição do equipamento é mais um avanço na área de proteção animal

Na terça-feira, dia 10 de março, a Prefeitura de Piraquara apresentou o seu Castramóvel. A unidade móvel, exclusiva para o procedimento de castração, vai ampliar a capacidade do Programa Municipal de Esterilização e Identificação de Cães e Gatos.

Após o recebimento, a Secretaria de Meio Ambiente inicia a organização do fluxo de trabalho para colocar o equipamento em funcionamento a partir do mês de abril.

De acordo com o prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, a aquisição do equipamento é mais um avanço na área de proteção animal. “É a continuidade de uma política pública que implementamos no município nos últimos anos. Hoje, a Prefeitura de Piraquara conta com um departamento específico de Proteção e Bem-Estar Animal, profissionais especializados, um Centro de Triagem e agora ganha o reforço do Castramóvel”, destacou.

O trailer foi adquirido com recursos da Secretaria Municipal de Saúde e será operacionalizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal. Ele é completamente estruturado, dividido em salas de preparação, cirúrgica e pós-operatório. A unidade ainda dispõe de mobiliário próprio, gaiolas, gerador de energia, isolamento térmico, ar condicionado, rampas de acesso, banheiro, entre outros acessórios.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Juliano Ribeiro, explica que além de ofertar gratuitamente a cirurgia de castração, o programa presta toda orientação necessária para os tutores dos animais. “Além de ter o seu animal castrado e medicado, o tutor recebe toda a orientação para os cuidados pós-operatórios necessários. É mais uma conquista da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para trabalhar a política pública voltada ao bem-estar e proteção animal”, ressaltou.

As diretrizes para o atendimento das famílias serão baseados no Decreto 4.461/2015, que regulamenta o Programa Municipal de Esterilização e Identificação de Cães e Gatos. O cronograma e o itinerário de bairros será coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress